Como prevenir o câncer de próstata?
Além de hábitos saudáveis, exame de toque retal pode mudar o curso da doença
Não é novidade que a população masculina cuida menos da saúde do que a feminina. É uma questão cultural e, muitas vezes, carregada de preconceitos, como no caso do exame de toque retal. Se você se identificou com esse exemplo, prepare-se para rever seus conceitos.
Neste artigo, você vai ler:
No câncer de próstata, um simples exame de toque retal, que tem uma duração de 10 segundos em média, pode mudar o curso da doença, uma vez que se detectado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.
O câncer de próstata representa 29% dos casos no Brasil, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens. De acordo com a última estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a expectativa é que 68.840 novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados por ano entre 2020 e o final deste ano.
Conheça a seguir algumas medidas de prevenção para o câncer de próstata, os exames essenciais e o momento para começar um acompanhamento médico.
Manter o peso corporal adequado
O excesso de gordura no corpo é um fator de risco para o câncer de próstata, pois um organismo saudável tem menor chance de desenvolver células cancerígenas.
Manter o peso corporal adequado também reduz a chance de desenvolver o câncer de próstata avançado. Segundo informações do INCA a doença é ainda mais agressiva em homens obesos, pois o sobrepeso altera o metabolismo e enfraquece o sistema imunológico.
A combinação de alimentação saudável e atividade física é fundamental para mantermos um peso saudável.
Ter uma alimentação saudável
Incluir frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais na sua dieta é um dos princípios fundamentais para uma alimentação saudável. Outro ponto importante é diminuir o consumo de gordura, principalmente as de origem animal.
Praticar atividade física
Tente praticar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia em média. Experimente várias modalidades até encontrar uma que você goste. E foque em manter a regularidade.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo
A ingestão de bebida alcoólica em excesso deve ser evitada, pois o etanol quando metabolizado pelo organismo pode danificar o nosso DNA e as suas proteínas, aumentando o risco para o surgimento do câncer de próstata.
O tabagismo, por sua vez, aumenta a chance de cânceres mais agressivos, como o de próstata, devido às alterações causadas pelo tabaco em nossas células. E têm mais: o ato de fumar aumenta em até 61% a chance de morrer da doença em relação aos não fumantes que também tiverem câncer de próstata.
Acompanhamento médico
Há alguns fatores de risco para o câncer de próstata que podemos controlar, como o peso, a alimentação e outros hábitos (consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo). Mas há outros que não, como a idade (o risco aumenta consideravelmente a partir dos 50 anos), o histórico familiar (ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais que duplica o risco) e algumas alterações genéticas.
A partir de que idade devo fazer um acompanhamento médico?
Ainda que não apresente nenhum sintoma como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina ou até sangue na urina, a indicação é que o homem procure um urologista a partir dos 45 anos de idade (para aqueles sem fatores de risco). Afinal, em sua fase inicial, esse tipo de câncer tem evolução silenciosa.
Para aqueles que possuem casos de câncer de próstata na família ou que apresentam processos inflamatórios na próstata, a consulta com o urologista deve iniciar ainda mais cedo, a partir dos 40 anos, uma vez que podem apresentar uma maior chance para desenvolver a doença.
Exames preventivos para a detecção precoce
Toque retal
Feito de maneira rápida e geralmente indolor, o exame de toque retal permite que o médico identifique qualquer sinal de inchaço, alteração da forma ou endurecimento da próstata que possam ser sinais de aumento da próstata ou até mesmo de um câncer de próstata já em desenvolvimento.
+ LEIA TAMBÉM: Diagnóstico precoce evita doenças e complicações
Antígeno Específico da Próstata (PSA)
O exame tem como objetivo analisar, por meio de uma amostra de sangue, a quantidade de PSA no sangue. Nesse sentido, a avaliação irá depender da idade do paciente, uma vez que o PSA pode aumentar de acordo com a faixa etária e o tamanho da próstata.
Fontes: Ubirajara Ferreira, Chefe do Departamento de Uro-oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia; Natalia Moreno Perez Fraile, oncologista do Hospital Santa Paula.