nav-logo
Compartilhe

    É gripe ou covid? Como diferenciar os sintomas?

    Novas variantes tornaram ainda mais difícil saber quando estamos com uma ou outra doença

    Por Danielle SanchesPublicado em 28/10/2022, às 07:53 - Atualizado em 28/02/2024, às 10:54

    Basta um nariz entupido, uma tosse seca e um mal-estar generalizado para acender uma luz de alerta: será que estou com covid-19? Se os sintomas incluírem aí febre e dor de cabeça, as suspeitas aumentam. 

    Ou não. Esses sintomas são bastante genéricos e podem ser causados por inúmeros vírus respiratórios, incluindo aí o influenza, causador da gripe – doença que, assim como outros quadros respiratórios, é bastante comum durante o outono e inverno brasileiros. 

    E, em tempos de pandemia, saber se você está ou não carregando o Sars-CoV-2 por aí é importantíssimo para não apenas se cuidar apropriadamente como também se isolar e, assim, proteger outras pessoas. Mas, afinal, dá para diferenciar um ou outro apenas pelos sintomas? 

    Covid x gripe: quais os sintomas?

    Antes, é importante entender como cada doença funciona. A gripe é um quadro respiratório infeccioso provocado pelo vírus influenza e costuma provocar febre súbita com dor de garganta. 

    Junto a esses sintomas, outros podem se seguir: dor de cabeça, dores no corpo, tosse e nariz entupido com coriza.

    Agendar vacina

    Se não tratada, a gripe pode evoluir para uma pneumonia de origem bacteriana, agravando o quadro de saúde e podendo, inclusive, levar o paciente à morte. 

    Já a covid-19 também é um quadro viral (causado pelo novo coronavírus) que também provoca febre de início súbito, tosse, dor de garganta, coriza, dor no corpo, alterações de olfato e paladar e ainda diarreia. 

    Vale lembrar, no entanto, que os sintomas podem variar de nenhum deles a um ou vários, de acordo com a infectologista Sumirê Sakabe, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. 

    Semelhanças e diferenças entre as doenças

    Em comum, além de serem causadas por vírus e terem alguns sintomas idênticos, tanto covid como gripe têm a forma de transmissão, que são as gotículas e os aerossóis (pequenas partículas contaminadas que ficam suspensas no ar). 

    Por outro lado, nota-se que os sintomas da gripe costumam ser mais agressivos logo nos primeiros dias de infecção, enquanto a covid-19 geralmente apresenta uma evolução mais lenta e prolongada.

    É gripe ou covid? Dá para saber? 

    Infelizmente, a resposta é não. “Do ponto de vista clínico, não é possível dizer com certeza quando é covid e quando é gripe”, avalia a especialista. 

    Ou seja, embora as duas doenças tenham uma evolução diferente e possam, sim, ter sintomas diferentes, a grande maioria dos pacientes vai apresentar um quadro respiratório muito semelhante. 

    Por isso, diz Sakabe, a única forma de fechar um diagnóstico é realmente realizando a testagem. Além de ser importante para tomar as medidas de isolamento, quando necessárias, o teste também é essencial para definir uma estratégia de tratamento.

    “Em casos graves, saber o agente causador da doença nos permite saber se a pessoa pode se beneficiar do uso de algum medicamento específico para o influenza, como o oseltamivir [mais conhecido como Tamiflu, seu nome comercial]”, explica a infectologista.

    Seja qual for a infecção, se o indivíduo apresentar febre alta persistente, falta de ar, prostração e dificuldade para se alimentar e ingerir líquidos; ou ainda na presença de condições clínicas que possam agravar o quadro como diabetes, gestação e obesidade, é fundamental procurar a ajuda médica especializada para uma avaliação. 

    Agendar vacina

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também