nav-logo
Compartilhe

    A epidemia de doenças do coração pós-Covid-19

    Infectados pela Covid-19 possuem risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares

    Por Raquel RibeiroPublicado em 20/07/2022, às 17:40 - Atualizado em 25/05/2023, às 14:44
    doenças do coraçãoFoto: Shutterstock

    Por ser uma doença que atinge inicialmente as vias respiratórias, acreditava-se inicialmente que a Covid-19 afetava apenas as vias aéreas e o pulmão. Mas um estudo publicado no periódico Nature Medicine confirmou as suspeitas dos médicos de que essa é uma doença sistêmica, ou seja, afeta todo o corpo, inclusive os vasos sanguíneos e o coração. 

    O estudo identificou que a infecção causada pela Covid-19 aumenta em 50% o risco do desenvolvimento de doenças do coração. Apesar da gravidade das sequelas serem maiores em quem teve os quadros mais agudos, os riscos também existem para quem teve a doença nas formas mais leves, ou seja, aquelas que não foram internadas, e até mesmo em pessoas que não tinham doença cardíaca. 

    “A Covid-19 têm duas peculiaridades além da inflamação que  fazem com que ela seja muito agressiva para o sistema cardiovascular. Ele pode gerar uma agressão na célula cardíaca direta, principalmente na sua fase aguda, causando miocardites, uma inflamação no músculo cardíaco. Além disso, a Covid-19 tem uma associação maior com tromboses, quando um coágulo se forma no sangue dificultando o fluxo de algum vaso sanguíneo”, afirma Eduardo Lima Gomes, cardiologista do Hospital Nove de Julho.

    Dentre as complicações cardiovasculares que podem ser causadas pela Covid-19 estão:

    doenças do coraçãoArte: Andrea Petkevicius

    Sintomas de complicações cardiovasculares da Covid-19

    Muitas vezes, parte dos sintomas, como as tromboses e arritmias, não são sequer percebidos pela pessoa que está tendo complicações cardiovasculares pela Covid-19. “Por isso, é tão importante que a pessoa que teve a doença procure um cardiologista ou um clínico geral para fazer o diagnóstico dessas condições que por vezes não são reveladas por meio dos sintomas”, explica o cardiologista.

    Os sintomas mais comuns das doenças do coração são:

    Ao apresentar algum destes sintomas da parte cardiológica ou até da covid-19, como falta de ar, dor de garganta, febre ou mal-estar, é necessário procurar um médico”, explica Nicolle Queiroz, cardiologista e professora de medicina da Uninove.

    Idosos e as complicações cardiovasculares da Covid-19

    Os idosos receberam uma atenção especial, especialmente no início da pandemia, pois a idade avançada, por si só, é um complicador em relação a qualquer doença. Pessoas idosas, muitas vezes, já possuem outros fatores de risco para doenças do coração, e a Covid-19 somada a esses fatores aumentam o risco.

    “A probabilidade de um idoso ser hipertenso ou ter diabetes, por exemplo, é maior do que a de uma pessoa mais jovem. Por isso, a idade é um fator complicador, uma vez que esses indivíduos agregam mais fatores de risco para doenças do coração”, diz Gomes.

    Crianças e as complicações cardiovasculares da Covid-19

    Apesar da Covid-19 ser uma doença que, em geral, não causa tantas complicações nas crianças como nos adultos, os pequenos não estão livres destes problemas. Inclusive, uma condição inflamatória rara chamada de SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica) já foi identificada em crianças que tiveram Covid-19.

    Essa síndrome afeta os vasos sanguíneos (veias e artérias) de crianças e adolescentes, causando uma série de sintomas como dor de cabeça, queda de pressão arterial, taquicardia, falta de ar, respiração acelerada, convulsões e confusão mental.

    + LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber sobre a covid longa

    Prevenção

    doenças do coraçãoFoto: Shutterstock

    A Covid-19 é um fator a mais no que diz respeito aos riscos de desenvolvimento de doenças do coração. Contudo, o estudo identificou que pessoas vacinadas possuem um menor risco em relação a algumas dessas complicações, como o de ter miocardites.

    Por isso, a vacinação é o primeiro passo, mas ela não anula todas as outras formas de prevenção das doenças do coração, que são: 

    • Não fumar; 
    • Evitar o sedentarismo com a prática de exercícios físicos regulares; 
    • Controlar a pressão arterial; 
    • Ter uma alimentação saudável; 
    • Controlar o diabetes; 
    • Combater o colesterol elevado e a obesidade.

    “A melhor forma para prevenir é você controlar os fatores de risco pessoal, ou seja, dormir e comer bem, evitar o contato com quem está com covid-19, e também fazer o controle da pressão arterial e de peso para evitar as doenças cardiovasculares. Acima de tudo, claro, tomar a vacina”, explica Nicolle.

    Tratamento

    A boa notícia é que as doenças cardiovasculares são tratáveis, seja AVC, infarto, embolia pulmonar, entre outros, e o tratamento adequado dessas condições reduz em até 5% a mortalidade por essas causas. 

    Sendo assim, o melhor caminho é procurar orientação médica o quanto antes para diminuir as possibilidades de sequelas e melhorar a qualidade de vida.

    A recomendação final dos médicos é a de que todas as pessoas que tiveram Covid-19 devem procurar um médico. Seja para avaliar os danos pulmonares causados pela infecção, ou para verificar o risco futuro de eventos cardiovasculares  e, assim, minimizar as chances de ocorrência dessas complicações.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também