nav-logo
Compartilhe

    Veja problemas de saúde que causam dor no joelho

    A dor no joelho pode acontecer por causa de uma lesão, desgaste ou doença e também devido ao envelhecimento

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 13/06/2022, às 16:35 - Atualizado em 01/07/2022, às 15:49
    Fonte: Shutterstock

    Você sabia que a dor no joelho pode afetar pessoas de todas as idades? Considerada a maior articulação do corpo, o joelho é formado por cartilagens, ligamentos e ossos. Ele é fundamental para os movimentos do corpo e para deslocamento horizontal (caminhada e corrida) e vertical (salto). O joelho suporta várias vezes o peso do corpo dependendo do movimento. 

    É bastante comum que a dor no joelho aconteça quando ocorre uma lesão, desgaste ou doença. Além disso, a dor no joelho também é frequente por causa do envelhecimento. 

    Estima-se que esse desconforto na articulação esteja presente em 25% dos adultos, e seja mais prevalente em mulheres. Em muitos casos, provoca dor crônica. 

    Dependendo da estrutura afetada, a dor no joelho pode variar de localização e da relação com determinado movimento ou atividade. Além da dor, em alguns casos, é comum que surjam inchaços, vermelhidão, aumento de temperatura, fraqueza, instabilidade, estalos ou limitação da amplitude dos movimentos. 

    A seguir, conheça os principais fatores que podem provocar dor no joelho.  

    Principais fatores que podem provocar dor no joelho:

    Traumas/Lesões 

    Uma lesão no joelho pode afetar os ligamentos e tendões da articulação, assim como os ossos, cartilagens e ligamentos. Entre as mais comuns estão os traumas que acontecem durante a prática de esportes, quedas e pancadas.  

    Se pensarmos na prática esportiva, há ainda a lesão do atleta, que atinge o ligamento cruzado anterior. Ele fica localizado no interior do joelho e forma um X com outro ligamento que fica na parte posterior. Ambos controlam a atividade da articulação. 

    Em alguns casos, pode ocorrer o rompimento do menisco (cartilagem resistente e emborrachada que atua como um amortecedor entre a tíbia e o fêmur) e, se não tratado, evoluir para artrose.  

    Tendinite 

    Os tendões têm o objetivo de ligar músculos, ossos e articulações, e funcionam como se fossem “cordões”. Quando eles ficam inflamados, causam dor. As causas do problema variam, mas geralmente acontecem devido ao excesso ou erros na execução dos exercícios.  

    Bursite 

    Também podem ocorrer inflamações nas bursas do joelho, ou seja, estruturas que ajudam a diminuir o atrito entre as partes deslizantes da articulação.

    Osteoartrite 

    É o tipo mais comum de artrite. Acontece quando há um desgaste que afeta a cartilagem do joelho, que se deteriora com a idade e com o uso em excesso da articulação. 

    Artrite reumatoide 

    Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, quando o organismo passa a atacar os próprios tecidos articulares. Pode afetar a articulação dos joelhos, e também as de mãos e pés. Entre os sintomas mais comuns estão dores e inchaços no joelho.  

    Joelho do corredor 

    Conhecida também como Síndrome da dor patelofemoral, o problema aparece quando a  patela (osso da frente do joelho) não distribui a força de forma equilibrada em determinado movimento. Por conta disso, a cartilagem força apenas um lado. Geralmente, acontece devido ao excesso de exercício, sobrepeso e desgaste da cartilagem.  

    Quem apresenta mais dor no joelho? 

    São vários os fatores que podem aumentar o risco de ter problemas no joelho. O excesso de peso, por exemplo, amplia a sobrecarga nas articulações, mesmo quando são realizadas atividades simples, como subir ou descer escadas.  

    A falta de flexibilidade ou força muscular também contribui para aumentar o risco de lesões no joelho. E os atletas ou pessoas que praticam mais atividade física tendem a ter mais problemas nessa articulação. Além disso, pessoas que tiveram lesões anteriores podem voltar a ter problemas no joelho.  

    Como prevenir a dor no joelho 

    Nem sempre é possível prevenir a dor no joelho, mas algumas mudanças no dia a dia podem contribuir para evitar lesões. Entre elas, está manter um peso saudável para evitar a sobrecarga nas articulações, que aumenta o risco de lesões e osteoartrite. 

    Outra dica importante é manter-se ativo fisicamente. Os músculos fracos, por exemplo, podem causar lesões nos joelhos. No entanto, é fundamental praticar o exercício da forma correta, ou seja, buscar sempre a orientação de um profissional de educação física.   

    Em geral, quem já teve alguma lesão no joelho deveria optar por uma atividade física de baixo impacto, como natação ou hidroginástica.  

    Quando buscar ajuda  

    A recomendação é buscar ajuda especializada de um ortopedista sempre que sentir dor no joelho, principalmente se ela persistir. Além disso, vale a pena consultar um especialista quando, ao ficar em pé, você sentir o joelho instável ou falhando, e ainda sempre que a articulação estiver inchada.  

    Outras situações que merecem atenção:  

    • Quando há dificuldade para movimentação, principalmente por dor;  
    • Ao notar uma deformidade visível;  
    • Quando o joelho estiver quente, vermelho, inchado ou com dor forte à palpação;  
    • E se houver dor forte após algum trauma sobre o joelho. 

    Na maioria das vezes, os tratamentos indicados para o joelho envolvem fisioterapia para manter o equilíbrio entre a articulação, músculos, tendões e ligamentos.  

    As cirurgias podem ser indicadas nos casos de trauma ou acidentes que causem fraturas ou lesões graves.  

    Fontes: Roberto Ranzini, ortopedista e médico do esporte e membro da Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas e Wander Ama, ortopedista do Hospital Nove de Julho. 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também