Esporotricose humana: o que você sabe sobre essa doença?
A esporotricose é transmitida pelo contato com animais ou matérias orgânicas infectados com o fungo Sporothrix
Uma micose que pode afetar animais e humanos. A esporotricose é causada por um fungo que se manifesta com lesões na pele, podendo até se disseminar pelas articulações e pulmões.
A boa notícia é que a doença tem cura. Continue a leitura e saiba o que é essa condição, como são os sintomas e o tratamento.
Neste artigo, você vai ler:
O que é esporotricose?
Esporotricose é uma doença causada por fungos do gênero Sporothrix, que são encontrados no meio ambiente e podem infectar animais e humanos.
Quais são os sintomas de esporotricose em pessoas?
A esporotricose pode se manifestar de diferentes formas no ser humano.
A forma mais comum é a linfocutânea, ou seja, que se manifesta com o surgimento de lesões de pele ulceradas ou nodulares. Estas geralmente aparecem nas extremidades do corpo ou no rosto, e podem vir associadas ao aumento dos linfonodos, estruturas do corpo que filtram substâncias nocivas. Além disso, também podem ocorrer outras manifestações, como:
- Febre;
- Mal-estar;
- Surgimento de lesões em mucosas;
- Disseminação do fungo para articulações e pulmão.
Como a esporotricose é transmitida?
A transmissão ocorre pelo contato com animais ou matérias orgânicas infectados com o fungo Sporothrix. Acidentes com espinhos ou vegetais em decomposição, por exemplo, podem transmitir o fungo.
Já os animais infectados podem transmitir a doença por meio de arranhadura, mordedura ou por meio do contato com secreções respiratórias ou de lesões, sendo gato o animal mais comumente transmissor dessa doença.
Vale ressaltar que também existe tratamento para os animais. Sendo assim, recomenda-se o encaminhamento ao veterinário para evitar que ocorra a dispersão do fungo.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser clínico-epidemiológico, ou seja, aliando os sinais e sintomas do paciente com história de possível exposição ao fungo.
No entanto, a confirmação do diagnóstico se dá pelo crescimento do fungo Sporothrix em cultura, ou seja, por meio da análise de material coletado da lesão.
Esporotricose humana tem cura?
Sim. Primeiramente, a esporotricose deve ser tratada com antifúngicos e, geralmente, atinge a cura após alguns meses.
De qualquer forma, o paciente deve permanecer em acompanhamento médico regular para definir o tempo de tratamento.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com medicações antifúngicas. Para formas graves da doença pode ser realizado antifúngico venoso. O tempo de tratamento irá depender da gravidade de cada caso.
Qual médico procurar?
O indivíduo com suspeita de esporotricose deve procurar um infectologista ou um dermatologista para realização do diagnóstico e prescrição do tratamento.