Exame de próstata: como é feito e importância
Alguns exames são indicados para a prevenção do câncer de próstata, como toque retal e PSA
Neste artigo, você vai ler:
O exame de próstata é um preventivo que identifica possíveis alterações presentes na glândula prostática, como o câncer de próstata.
É fundamental que os homens realizem um acompanhamento regular com o urologista para diagnosticar quaisquer problemas que atingem a glândula. A seguir, veja os principais exames de próstata e como são realizados.
Exames de próstata: quais são os tipos?
Entre os exames de próstata, estão:
Exames de sangue PSA
O antígeno prostático específico (exame PSA, na sigla em inglês) é o marcador mais utilizado para diagnosticar o câncer de próstata.
Por meio de uma coleta de sangue, é possível quantificar a proteína produzida pela próstata. De forma geral, à medida que o tamanho da próstata aumenta, há maior concentração de PSA.
Exames de toque retal
O exame de toque retal avalia alterações da próstata. Com luva e lubrificante, o especialista introduz o dedo indicador no ânus do indivíduo para analisar mudanças no formato e a consistência da glândula. É um exame rápido e indolor.
Ultrassom da próstata
É um exame de imagem que avalia a saúde da próstata ao identificar alterações ou lesões na glândula. Para o exame, pode ser preciso realizar o uso de laxantes e consumo de água. Em seguida, uma sonda é inserida no reto do homem para obter imagens da glândula e verificar se há alguma alteração.
Biópsia da próstata
Trata-se da retirada de uma amostra do tecido da glândula com anestesia por meio de uma agulha. Em seguida, esse material é encaminhado para análise laboratorial.
Se o resultado for positivo, por meio da biópsia é possível determinar se o câncer de próstata é mais agressivo e a melhor forma de tratamento.
Com qual idade é preciso fazer o exame da próstata?
A recomendação é que homens a partir dos 45 anos sem fatores de risco procurem um urologista decidirem em conjunto a necessidade de fazer o exame de toque retal e a dosagem de PSA (antígeno prostático específico).
Já no caso daqueles que possuem casos de câncer na família (ou que apresentem processos inflamatórios na próstata), a consulta com urologista e os exames de rastreamento devem se iniciar aos 40 anos de idade.
A frequência do exame de próstata é variável, podendo ser anual ou a cada 4 anos. O urologista determina a periodicidade de acordo com o histórico do paciente.
Quais são os sintomas de problemas na próstata?
Na maioria das vezes, em fases iniciais, o tumor da próstata é assintomático. Em estágios avançados, podem surgir alguns sintomas. Entre eles, estão:
- Vontade frequente de urinar à noite;
- Ardência ou dor ao urinar;
- Sangue na urina ou sêmen;
Qual médico procurar para verificar a próstata?
O urologista é o médico que trata problemas que afetam a próstata, o pênis, os testículos e também os rins e a bexiga.
Em geral, recomenda-se que adolescentes, indivíduos no início da vida sexual e homens após os 45 anos façam um check-up com o urologista.
Fonte: Dr. Fabio Vicentini, urologista do Hospital Nove de Julho (SP).