nav-logo
Compartilhe

    Exame de próstata: como é feito e importância

    Alguns exames são indicados para a prevenção do câncer de próstata, como toque retal e PSA

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 16/08/2023, às 09:00 - Atualizado em 29/11/2023, às 15:20

    Exames de próstata

    O exame de próstata é um preventivo que identifica possíveis alterações presentes na glândula prostática, como o câncer de próstata.  

    É fundamental que os homens realizem um acompanhamento regular com o urologista para diagnosticar quaisquer problemas que atingem a glândula.  A seguir, veja os principais exames de próstata e como são realizados.    

    Exames de próstata: quais são os tipos?  

    Entre os exames de próstata, estão:   

    Exames de sangue PSA  

    O antígeno prostático específico (exame PSA, na sigla em inglês) é o marcador mais utilizado para diagnosticar o câncer de próstata.  

    Por meio de uma coleta de sangue, é possível quantificar a proteína produzida pela próstata. De forma geral, à medida que o tamanho da próstata aumenta, há maior concentração de PSA.  

    Clique aqui para agendar exame

    Exames de toque retal  

    O exame de toque retal avalia alterações da próstata. Com luva e lubrificante, o especialista introduz o dedo indicador no ânus do indivíduo para analisar mudanças no formato e a consistência da glândula. É um exame rápido e indolor.

    Ultrassom da próstata  

    É um exame de imagem que avalia a saúde da próstata ao identificar alterações ou lesões na glândula. Para o exame, pode ser preciso realizar o uso de laxantes e consumo de água. Em seguida, uma sonda é inserida no reto do homem para obter imagens da glândula e verificar se há alguma alteração.  

    Biópsia da próstata  

    Trata-se da retirada de uma amostra do tecido da glândula com anestesia por meio de uma agulha. Em seguida, esse material é encaminhado para análise laboratorial. 

    Se o resultado for positivo, por meio da biópsia é possível determinar se o câncer de próstata é mais agressivo e a melhor forma de tratamento. 

    Com qual idade é preciso fazer o exame da próstata?  

    A recomendação é que homens a partir dos 45 anos sem fatores de risco procurem um urologista decidirem em conjunto a necessidade de fazer o exame de toque retal e a dosagem de PSA (antígeno prostático específico).   

    Já no caso daqueles que possuem casos de câncer na família (ou que apresentem processos inflamatórios na próstata), a consulta com urologista e os exames de rastreamento devem se iniciar aos 40 anos de idade.   

    A frequência do exame de próstata é variável, podendo ser anual ou a cada 4 anos. O urologista determina a periodicidade de acordo com o histórico do paciente. 

    Quais são os sintomas de problemas na próstata?  

    Na maioria das vezes, em fases iniciais, o tumor da próstata é assintomático. Em estágios avançados, podem surgir alguns sintomas. Entre eles, estão:  

    • Vontade frequente de urinar à noite;  
    • Ardência ou dor ao urinar;  
    • Sangue na urina ou sêmen; 

    Qual médico procurar para verificar a próstata?  

    O urologista é o médico que trata problemas que afetam a próstata, o pênis, os testículos e também os rins e a bexiga.

    Em geral, recomenda-se que adolescentes, indivíduos no início da vida sexual e homens após os 45 anos façam um check-up com o urologista. 

    Agendar consulta online

    Fonte: Dr. Fabio Vicentini, urologista do Hospital Nove de Julho (SP).  

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar exame