nav-logo
Compartilhe

    O antibiograma torna os tratamentos mais assertivos

    O exame detalha a sensibilidade das bactérias aos medicamentos. Saiba quando ele é indicado pelos médicos

    Fonte: Dra. Luisa Frota ChebaboInfectologistaPublicado em 25/06/2025, às 14:52 - Atualizado em 25/06/2025, às 14:52

    antibiograma

    O antibiograma funciona como um guia para o médico. O teste releva quais antibióticos são eficazes para eliminar as bactérias que estão causando uma doença específica. Além de tornar o tratamento mais eficaz, esse direcionamento contribui para aplacar um problema de saúde mundial: a resistência bacteriana.

    Antibiograma: o que é? 

    O antibiograma é um exame que analisa a sensibilidade de uma bactéria a diferentes antibióticos. De forma prática, ele testa qual remédio é capaz de matar ou impedir o crescimento do microrganismo que está causando uma infecção. 

    Podemos pensar nele como um teste de compatibilidade. Uma amostra com a bactéria do paciente é colocada em contato com vários tipos de antibióticos. E os especialistas conseguem detectar quais medicamentos funcionaram. O resultado guia o médico na prescrição do tratamento mais eficiente e seguro. 

    Agendar exames

    Para que serve o exame antibiograma? 

    O exame antibiograma serve para personalizar e otimizar o tratamento de infecções bacterianas. Sua principal função é indicar com precisão qual antibiótico será mais eficaz. Isso evita que o paciente use um medicamento que não fará efeito contra aquela bactéria específica. 

    Além disso, ele é uma ferramenta contra a resistência bacteriana. O uso incorreto de antibióticos é uma das principais causas do surgimento das chamadas superbactérias. Ao indicar o remédio certo, o antibiograma ajuda a preservar a eficácia dos antibióticos que ainda temos. E garante um tratamento mais preciso, o que diminui os riscos de complicações da doença. 

    Quando o antibiograma é indicado? 

    O antibiograma é indicado quando há uma infecção bacteriana suspeita ou confirmada. Ele é especialmente importante em infecções que não respondem ao tratamento inicial. E também é solicitado em casos de doenças recorrentes, ou seja, que voltam a acontecer com frequência. 

    Um dos exemplos mais comuns é a suspeita de infecção urinária. Quando uma pessoa apresenta os sintomas de infecção urinária, como dor ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro, o médico pode solicitara urocultura com antibiograma, exame que detecta crescimento de bactérias na urina e afere a sensibilidade delas a diversos antibióticos.  

    Mas há outras situações em que o médico pode solicitar o exame: 

    • Infecções hospitalares, que costumam ser causadas por bactérias mais resistentes. 
    • Pacientes com o sistema imunológico enfraquecido com suspeita de infecção. 
    • Quadros infecciosos graves, em que os pacientes podem apresentar febre alta e persistente. 
    • Antes de alguns procedimentos cirúrgicos, para prevenir infecções. 

    O exame também é parte do acompanhamento pré-natal. A cultura de urina com antibiograma identifica e ajuda a tratar infecções que podem passar despercebidas, protegendo a saúde da gestante e do bebê. 

    Como se preparar para o exame? 

    Geralmente, não é necessário fazer jejum ou alterar a sua dieta nos dias anteriores. A recomendação mais importante é conversar com seu médico sobre os medicamentos que você utiliza. O uso de antibióticos, em particular, pode interferir no resultado.  

    Por isso, informe ao médico se estiver tomando algum. Nunca suspenda um medicamento por conta própria; siga sempre a orientação profissional.  

    Como o exame é feito? 

    A coleta de urocultura deve seguir um passo a passo para assegurar a qualidade da amostra: 

    1. Lave bem as mãos e a região genital com água e sabão. Se a coleta for realizada no laboratório, após lavar as mãos higienize a região genital com um lenço umedecido. 
    2. Quando começar a urinar, despreze o primeiro jato de urina: ele serve para limpar o canal uretral.
    3. Sem parar de urinar, posicione o frasco estéril fornecido pelo laboratório para coletar o jato seguinte (o jato do meio). Preencha o recipiente até a marcação indicada.
    4. O restante da urina pode ser descartado no vaso. Feche o frasco com cuidado e entregue a amostra ao profissional do laboratório.

    No laboratório, a amostra é cultivada para que a bactéria causadora da infecção se multiplique e possa ser identificada. Em seguida, os especialistas testam diferentes antibióticos para descobrir quais são eficazes para combatê-la e quais não são. Por fim, é gerado o laudo final que guiará o tratamento. 

    Antibiograma: preço e onde agendar? 

    Para consultar o preço do antibiograma e realizar o agendamento do exame, basta acessar nossa plataforma digital.

    Agendar exames

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Cuide da sua saúde por completoAcessar o Nav