nav-logo
Compartilhe

    Lipoproteína: entenda sua importância para a saúde do coração

    Valores alterados dessas partículas podem indicar problemas cardiovasculares.

    Por Patricia JulianelliPublicado em 11/03/2024, às 10:52 - Atualizado em 11/04/2024, às 17:35

    Lipoproteina

    As lipoproteínas são como carrinhos de transporte no nosso corpo, responsáveis por levar gorduras (lipídios) para diferentes órgãos e células. Elas são compostas por uma parte proteica (apoproteína) e uma parte gordurosa (lipídio). Siga a leitura para entender os riscos de uma alteração na dosagem da lipoproteína. 

    O que é Lipoproteína? 

    As lipoproteínas são partículas que transportam as gorduras (ou lipídeos) no nosso sangue. Quando estas partículas estão alteradas, dizemos que a pessoa tem uma condição chamada dislipidemia.

    Agendar exame

    As lipoproteínas mais conhecidas são as de baixa densidade (LDL – o famoso colesterol ruim) e as de alta densidade (HDL – ou colesterol bom). Mas existem outras, como os triglicerídeos, a lipoproteína(a), entre outras.

    Lipoproteína A alta: o que pode ser? 

    A Lp(a) é uma lipoproteína formada por uma partícula de LDL (colesterol ruim) ligada a uma proteína chamada Apo(a). A quantidade de Lp(a) no sangue de uma pessoa é, em grande parte, determinada geneticamente.

    Quando ela está aumentada significa que há uma predisposição genética para o aumento desta partícula e, eventualmente, para um maior risco de doenças do coração.  

    Quais são os riscos de Lipoproteína A alta? 

    Estudos populacionais mostraram que valores elevados de Lp(a) estão associados a um aumento do risco de problemas cardiovasculares. Isso porque a Lipoproteína A tem propriedades inflamatórias e trombóticas.

    Dessa maneiram, altos níveis de Lp(a) no sangue estão diretamente associados a um maior risco de doenças como: 

    • Aterosclerose: Acúmulo de placas de gordura nas artérias, podendo levar a infartos e AVCs. 
    • Trombose venosa profunda: Coágulos sanguíneos nas veias, geralmente nas pernas. 
    • Doença arterial coronariana: Estreitamento das artérias que irrigam o coração.

    Como é feito o exame de lipoproteína?

    O exame para medir as lipoproteínas, incluindo a Lp(a), é simples, geralmente feito por meio de um exame de sangue, o lipidograma. 

    A sua dosagem não é indicada de rotina para a população geral, mas deve ser considerada em pessoas com história familiar de doença cardiovascular precoce em parentes de primeiro grau (mãe, pai, irmãos e filhos), como infarto ou AVC em homens com menos de 65 anos e mulheres com menor de 55 anos.

    Ela também é recomendada para pessoas com história de hipercolesterolemia familiar, uma causa genética de alteração dos lipídeos.  

    Qual médico procurar? 

    Se você descobrir que tem níveis elevados de lipoproteína A, é importante consultar um médico especializado em problemas cardíacos, como um cardiologista, ou um endocrinologista. Eles podem ajudar a entender melhor seus riscos e recomendar o melhor tratamento.  

    Como é feito o tratamento? 

    O tratamento para níveis elevados de lipoproteína A geralmente envolve mudanças no estilo de vida, como dieta saudável, exercícios físicos regulares e, em alguns casos, medicamentos que atuam em todas as lipoproteínas.  Seu médico irá trabalhar com você para encontrar a melhor abordagem para diminuir o risco de complicações.  

    Exame Lipoproteína: preço e onde fazer 

    Para obter mais informações sobre o exame lipoproteína, localizar o laboratório mais próximo da sua região e consultar preços, basta clicar no botão abaixo.

    Agendar exame

    Fonte: Dra. Clarisse Ponte, médica endocrinologista da Dasa 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também