Mindfulness: o que é e como aplicar no seu dia a dia
Focar no presente pode ser valioso para se desconectar dos problemas na hora de dormir
Se o sono demora para chegar ou você acorda várias vezes durante a noite, virando de um lado para o outro e se levantando cansado da cama, a culpa pode ser da ansiedade. Na hora e na dose erradas.
Neste artigo, você vai ler:
Um dia mais estressante, pressão no trabalho, excesso de preocupação, nervosismo e medo intenso, podem ser gatilhos para o problema e prejudicar a qualidade do sono.
+ LEIA TAMBÉM: 3 técnicas de respiração para aliviar os sintomas de ansiedade
Nesse sentido, o mindfulness, uma prática que consiste (de forma bem generalista) em se concentrar completamente no presente, pode dar uma mãozinha para você dormir melhor.
Confira a seguir algumas técnicas do mindfulness que exigem apenas 15 minutos de prática.
Escaneamento Corporal
Esse exercício consiste em ficar em uma posição confortável enquanto respiramos calmamente e “escaneamos” cada parte do nosso corpo (como se olhássemos e sentíssemos cada uma dessas partes) para atingir o relaxamento. Nesse momento, tente não se apegar às sensações, apenas sinta e deixe fluir.
A técnica ajuda a direcionar a atenção e, como o foco é nas sensações corporais, acaba evitando que preocupações do dia a dia ocupem a nossa mente. E, assim, conseguimos relaxar.
Respiração
Preste atenção nos movimentos naturais da respiração, no ato de inspirar e expirar, no abdômen, no peito e nas sensações da entrada e saída de ar. Dessa forma, você treina seu foco apenas no ato de respirar.
Esse processo precisa ser feito de maneira profunda e lenta, ou seja, pausadamente, tanto no momento de inspirar como expirar.
Você não precisa mudar a sua forma de respirar, ou mesmo tentar controlar algo. Apenas acompanhe a entrada e a saída do ar e, caso perceba que se distraiu, que a mente foi para outro lugar, simplesmente traga, de forma gentil, a atenção para a respiração.
Higienização mental
Seria uma espécie de faxina mental. Tirar da cabeça, mesmo que momentaneamente, os problemas cotidianos. Tente descobrir quais atividades realmente te relaxam e pratique alguns minutos antes de dormir, como ouvir músicas tranquilas ou fazer uma leitura leve.
Contudo, vale lembrar que a prática de qualquer um desses exercícios ou a combinação deles precisa ser diária para que você sinta os benefícios.
Fontes: Marcelo Demarzo, professor, pesquisador e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e Diretor do Centro de Mindfulness e Promoção da Saúde Mente Aberta; Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono e diretora da Clínica Bacelar.