nav-logo
Compartilhe

    Pedra no rim: sintomas e o que fazer

    Pedra no rim é uma condição que ocorre quando os cristais que deveriam ser eliminados na urina pelos rins se acumulam

    Por Raquel RibeiroPublicado em 19/06/2023, às 17:01 - Atualizado em 12/04/2024, às 12:28

    pedra no rim sintomas

    Fonte: Fabio Vicentini, urologista do Hospital Nove de Julho, em São Paulo (SP). 

    Quem já sofreu com a cólica de rim garante: trata-se de uma das piores dores que existem. A dor surge quando a pedra no rim entope o ureter, tubo que leva urina do rim para a bexiga.  Acompanhada da cólica, podem vir náuseas e vômitos.  

    O fato é que se esse ou outros sintomas aparecerem, uma investigação deve ser feita. E os exames de tomografia e ultrassom são grandes aliados. Análises de sangue e urina complementam a investigação. 

    Contudo, a definição da melhor conduta de tratamento, ou seja, para a eliminação da pedra, será definida pelo urologista, sempre em conjunto com o paciente. Por isso, uma consulta com o especialista é fundamental. 

    O que é pedra o rim? 

    Pedra no rim é uma condição que ocorre quando os cristais que deveriam ser eliminados na urina pelos rins se acumulam, formando pedras dentro dos rins. Também podem ser chamados de cálculos renais 

    O tamanho da pedra pode variar de dois milímetros até vários centímetros, podendo chegar ao tamanho de uma bola de golfe. Em geral, os cálculos são formados por oxalato de cálcio, mas podem ter ácido úrico ou fosfato. 

    Clique aqui para agendar consulta online

    Causas comuns de pedra no rim 

    A formação de pedra no rim é multifatorial, ou seja, pode ser uma combinação de vários motivos. Entre os principais estão: 

    Baixo consumo de água

    Com pouca água no corpo, a urina atinge altos níveis de minerais e sais que podem se juntar, formando as pedras.  

    Alimentação rica em sal

    O sal e as proteínas deixam a urina mais ácida e com mais cálcio, podendo levar a formação de cálculos.  

    Infecção urinária de repetição

    Pessoas que sofrem com infecção urinária de repetição podem ter bactérias que levam à formação de pedra no rim. 

    Influência genética

    A influência genética leva ao excesso de cálcio ou a falta de citrato na urina, o que pode favorecer a formação de cálculos. 

    Sintomas de pedra no rim 

    Em geral, a pedra no rim provoca sintomas quando entope a saída da urina e isso não depende do tamanho.  

    Pedras de cinco centímetros no rim, por exemplo, podem não causar dor, mas uma de três milímetros no ureter pode causar a cólica renal.   

    Cólica de rim ou renal é uma das dores mais fortes que as pessoas podem sentir. Começa na região lombar e vai descendo para o baixo ventre ou “pé da barriga”, sendo associada com náuseas e vômitos. Além disso, a pedra no rim pode se manifestar com outros sintomas, como: 

    • Dor lombar em peso, com sangramento na urina; 
    • Infecções de urina de repetição; 
    • Perda de peso; 
    • Fraqueza; 
    • Inchaços (caso a função renal esteja prejudicada). 

    Como prevenir as pedras nos rins? 

    A pedra no rim pode ser prevenida por meio de atitudes cotidianas que são de grande importância e efetividade, tanto para quem não quer ter pedras, quanto para quem já teve.  

    • Beba água: com essa atitude é possível diluir as substâncias químicas que causam os cristais deixando a urina menos concentrada. Dessa forma, o indivíduo tem mais necessidade de ir ao banheiro para eliminar os componentes que formam as pedras nos rins.  
    • Reduza o consumo de sal: quando consumido em excesso, eleva a produção de cálcio, fósforo, ácido úrico e oxalato, contribuindo para o surgimento das pedras nos rins. Além disso, diminuir o sal é um dos caminhos para controlar a hipertensão arterial. 
    • Modere o consumo de proteína animal: alimentos ricos em proteínas e cálcio elevam a secreção de ácido úrico e este, por sua vez, em alta dosagem, aumenta a possibilidade de gerar cálculos renais ou deixar mais grave o caso de quem já tem. 

    Contudo, lembre-se: procure sempre um médico de sua confiança para o diagnóstico e o tratamento corretos para o seu caso. 

    Clique aqui para agendar consulta online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também