Qual exame detecta endometriose?
O diagnóstico geralmente é feito com base em avaliações clínicas e exames de imagem
A endometriose é uma condição crônica que pode ser bastante incômoda para várias mulheres, causando cólica intensa e outras dores. Confira, a seguir, qual exame detecta endometriose e o que pode ser feito para atenuar os sintomas dessa doença.
Neste artigo, você vai ler:
O que é endometriose?
O endométrio é um tecido que reveste o útero por dentro. A endometriose, por sua vez, é um quadro caracterizado pela presença de células do endométrio fora do útero. Tais células podem aparecer em diferentes regiões, como ovários, tubas uterinas, intestino e bexiga.
Essa condição pode levar à formação de aderências (tecidos cicatriciais) e de cistos.
Quais sintomas podem indicar endometriose?
Nem sempre a endometriose gera sintomas. É possível que a paciente tenha essa doença e não sinta nada específico.
Porém, há muitos casos em que os sintomas estão presentes. A principal manifestação da endometriose é a cólica menstrual forte. Além disso, pode haver dores pélvicas (mesmo fora do período menstrual) e dor durante relações sexuais.
Dependendo da localização da endometriose, outros sintomas também podem surgir. Por exemplo: a endometriose na bexiga pode resultar em ardor para urinar, enquanto a endometriose intestinal está associada à dificuldade para evacuar.
Qual exame detecta endometriose?
Diferentes exames podem auxiliar na detecção da endometriose.
Geralmente, os mais utilizados para o diagnóstico são: exame de toque, ressonância magnética de pelve e ultrassom vaginal com preparo intestinal.
Exame de toque
O exame de toque é feito em consultório pelo ginecologista. Nesse procedimento clínico, o médico consegue perceber se a mulher sente dor e avaliar a presença de aderências e cistos de endometriose.
Ressonância magnética pelve
A ressonância magnética de pelve fornece imagens pélvicas detalhadas. Dessa forma, é possível identificar onde estão os focos de endometriose — ou seja, quais regiões do organismo a doença está atingindo.
Ultrassom transvaginal com preparo intestinal
O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é uma ultrassonografia comum, mas destinada especificamente a avaliar a presença ou não da endometriose.
Para isso, é necessário que a paciente siga as instruções do laboratório e do médico quanto à alimentação e à administração de medicamentos para que o intestino fique livre de gases no momento do exame.
Tratamento para endometriose
Uma das opções de tratamento para endometriose consiste na administração contínua de pílulas anticoncepcionais. Assim, a mulher fica sem menstruar — o que impede o aumento dos focos de endometriose.
Outra alternativa que tem o mesmo efeito (ou seja, de interromper a menstruação) é o DIU hormonal.
No entanto, há casos em que os tratamentos clínicos não são suficientes. Se a paciente não apresentar melhora dos sintomas ou possuir cistos, pode haver indicação de cirurgia por laparoscopia (técnica minimamente invasiva).
Nessa abordagem terapêutica, o médico faz pequenas incisões na região abdominal da paciente e, por meio delas, insere uma câmera e os instrumentos necessários para tratar a endometriose.