nav-logo
Compartilhe

    Remédios caseiros para incômodos comuns

    Veja ingredientes que podem ajudar a amenizar enjoos e sintomas de resfriados

    Por Tiemi OsatoPublicado em 04/08/2022, às 12:38 - Atualizado em 25/05/2023, às 15:46
    Foto: Shutterstock

    Às vezes, amenizar alguns pequenos incômodos do dia a dia pode ser mais simples do que imaginamos. Basta pegar ingredientes que já temos em casa e preparar da forma correta para aliviar episódios de resfriado, dor de garganta ou congestão nasal, por exemplo.

    Pensando nisso, selecionamos informações de universidades brasileiras e estrangeiras sobre remédios caseiros que podem ser úteis quando utilizados em ocasiões pontuais, nas quais os desconfortos são leves.

    Se os sintomas persistirem, é fundamental procurar orientação médica — e não apostar no uso prolongado e frequente de remédios caseiros. 

    Importante lembrar que, embora estejamos falando de recursos mais naturais do que os remédios de farmácia, ainda assim podem existir efeitos colaterais. 

    E mais ainda: não devemos trocar remédios prescritos por médicos por outros naturais por conta própria. Isso pode afetar gravemente nossa saúde.

    Dor de garganta

    O gargarejo de água com sal é uma das alternativas para reduzir a dor de garganta. Basta misturar meia colher de chá de sal em uma xícara americana com água morna. Essa combinação, além de agir sobre o muco, é uma boa para matar bactérias.  

    Outra opção é o mel, que tem propriedades antibacterianas e traz um alívio mais rápido da dor de garganta (também podendo ajudar a aliviar tosses). Nesse caso, misture duas colheres de sopa de mel em um copo de água morna e beba ao longo do dia. 

    Mas atenção: não dê mel para crianças menores de 1 ano. A contraindicação existe por causa do risco de botulismo infantil. 

    Resfriado

    Um aliado no combate aos sintomas respiratórios de resfriados é o gengibre (Zingiber officinale Roscoe) — mais especificamente, o rizoma dele. O modo de preparo consiste em ferver a água, depois adicioná-la em uma xícara com uma colher de chá da planta fresca, tampar e deixar descansar por 15 minutos antes de tomar.

    Não é indicado para crianças menores de 12 anos e pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea, deficiência de vitamina K, doença grave no fígado, cálculo biliar ou que tomem anticoagulantes.

    Outro ingrediente comum em casa e que pode quebrar um galho quando estamos resfriados é o alho (Allium sativum L.). A ideia é fazer uma infusão de um dente de alho em uma xícara com água fervente, tampá-la e esperar 15 minutos antes de consumir o chá.

    Não é recomendado para grávidas e pessoas com problemas estomacais, hipertireoidismo, distúrbios de coagulação, em tratamento com antitrombóticos ou com baixos níveis de glicose.

    Congestão nasal

    Uma forma simples de aliviar a congestão nasal é pelo vapor d’água. Pode ser uma “sauna” na hora do banho ou uma inalação de poucos minutos em tigela ou copo com água quente. 

    Canja de galinha também é uma alternativa. Quente, esse prato pode auxiliar no aumento do fluxo do muco nasal. No entanto, vale moderar o consumo da canja em função dos altos níveis de sódio. 

    Enjoo

    O enjoo causado pela movimentação de transportes — como carros, aviões e barcos — pode ser amenizado pelo gengibre (Zingiber officinale Roscoe). A infusão é feita com 0,5 g a 1 g do rizoma ralado em uma xícara de chá de água. Antes de tomar, é preciso tampar o recipiente e aguardar 10 minutos.

    No caso de grávidas e lactantes, não se deve ultrapassar a dose de uma colher de café (0,5 g) por dia.

    A contraindicação, por sua vez, vale para crianças abaixo de 6 anos, pessoas com úlcera péptica, colite, doença hepática, cálculo biliar, hipertensão arterial ou que estejam tomando anticoagulantes.

    Fortalecimento do sistema imunológico

    Já que falamos de amenizar sintomas, também é importante lembrarmos de cuidar dos nossos mecanismos de defesa.

    Aquela história de que frutas cítricas são boas para o sistema imunológico é verdade. Elas podem ser consumidas como suco ou no formato sólido. Mas não vale exagerar: o excesso de vitamina C não é benéfico para o nosso organismo.

    +LEIA MAIS: Shot de imunidade funciona? 

    Além disso, pessoas com diabetes, cálculos renais ou que estejam tomando anticoagulantes devem ter um cuidado especial quanto à moderação.

    Um segundo ingrediente que contribui para a manutenção do nosso sistema imune é a cúrcuma (Curcuma longa L.). A infusão é feita com uma colher de sobremesa de rizoma seco em uma xícara de água.

    A contraindicação é para indivíduos com cálculo biliar, úlceras gastrointestinais ou que utilizem medicamentos voltados para a coagulação.

    Referências: Cartilha sobre Plantas Medicinais, da Secretaria de Saúde de Campinas em colaboração com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Harvard Health Publishing, da Universidade Harvard; Laboratório de Farmacognosia e Homeopatia (GNOSIAH), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Penn Medicine, do Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também