Síndrome de Ménière: conheça condição que pode ser confundida com labirintite
Vertigem, perda auditiva e zumbido são os principais sintomas do problema; saiba como ela pode ser tratada
A Síndrome de Ménière é uma condição auditiva complexa que afeta o ouvido interno, caracterizada por episódios recorrentes de vertigem, zumbido no ouvido, perda auditiva e a sensação de pressão no ouvido afetado. Por isso, o problema afeta de forma profunda e por muitos anos a qualidade de vida da pessoa. Entenda melhor o problema a seguir.
Neste artigo, você vai ler:
O que é síndrome de Ménière?
A síndrome de Ménière é um distúrbio do ouvido interno que causa acúmulo de líquido no labirinto e cóclea, estrutura responsável pelo equilíbrio e audição. O líquido extra pode causar inflamação e irritação, resultando nos sintomas da doença.
O que causa síndrome de Ménière?
A causa exata da Síndrome de Ménière ainda não é completamente compreendida, mas fatores como hereditariedade, doenças autoimunes, alergias, tabagismo, hábitos alimentares e distúrbios circulatórios podem influenciar no seu aparecimento.
Quais são os sintomas de síndrome de Ménière?
Os sintomas da síndrome de Ménière geralmente se desenvolvem gradualmente e podem variar de pessoa para pessoa. Os principais são:
- Vertigem;
- Perda auditiva (flutuante; intermitente);
- Zumbido constante.
Leia mais: conheça as causas e tratamentos para dor de cabeça constante
Qual é a diferença entre síndrome de Ménière e labirintite?
A vertigem, popularmente conhecida como labirintite, é uma inflamação do labirinto, estrutura responsável pelo equilíbrio e audição. A causa mais comum para o problema é a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), quadro em que a circulação do líquido nos labirintos é obstruída por cristais chamados otólitos, gerando os sintomas de tonturas limitantes.
A labirintite também pode causar tontura, perda auditiva e zumbido. No entanto, tem causas diferentes da síndrome de Ménière e, portanto, tratamento diferente.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da síndrome de Ménière é feito com base nos sintomas e na história clínica do paciente, além de testes auditivos e exame físico. O médico pode solicitar ainda exames, como audiometria e exames de imagem, para descartar outras condições e/ou confirmar o diagnóstico.
Qual é o tratamento para síndrome de Ménière?
O tratamento para síndrome de Ménière visa controlar os sintomas e reduzir a frequência das crises. Ele obrigatoriamente inclui restrições alimentares, como açúcares, gorduras e cafeína, além do uso de medicamentos a longo prazo para reduzir ou controlar as vertigens, já que a doença não tem cura. Além disso, o paciente também pode realizar terapia auditiva.
Em casos mais graves, a síndrome é tratada com cirurgia para remoção de estruturas do ouvido. No entanto, cada caso é único e o tratamento é construído de acordo com as necessidades de cada paciente.
Qual médico procurar?
O médico especialista no tratamento da síndrome de Ménière é o otorrinolaringologista. Você pode agendar suas consultas e exames pelo Nav Dasa. Clique no botão abaixo para saber mais.