nav-logo
Compartilhe

    Tabela gestacional: como calcular sua gestação

    Cálculo baseado na data da última menstruação ajuda a saber o dia provável do parto

    Por Raquel RibeiroPublicado em 21/10/2022, às 16:54 - Atualizado em 25/05/2023, às 19:29
    tabela gestacionalFoto: Shutterstock

    Você já perguntou para uma pessoa grávida com quantos meses ela estava e recebeu como resposta algo como “14 semanas”? Provavelmente você ficou tentando calcular quanto isso daria em meses, não é mesmo?

    Essa resposta tão precisa é o que chamamos de idade gestacional, um período que compreende o número de dias que passaram desde o início da gravidez até o parto.

    Existem alguns métodos e regras para fazer esse cálculo e, atualmente, até mesmo aplicativos que auxiliam, facilitando e agilizando essa conta.

    Antes de explicarmos exatamente como essa conta é feita, é importante lembrar que esse cálculo é baseado na data da última menstruação, e não no dia exato da concepção.

    É feito dessa forma porque, na maioria das vezes, não é possível saber quando ocorreu a concepção. Apesar de geralmente ocorrer duas semanas após a menstruação (no período de ovulação), essa estimativa pode variar muito de acordo com a regularidade (ou não) do ciclo menstrual. 

    Como calcular a idade gestacional em semanas?

    Para calcular a idade gestacional em semanas, primeiramente precisamos ter como ponto de partida uma data importante: a DUM (data da última menstruação). Ela corresponde ao primeiro dia que começou a menstruação. 

    A partir de então, avaliamos a quantidade de dias que se passaram desde a data da última menstruação para o dia do cálculo da idade gestacional, e dividimos essa quantidade de dias por 7 (número total de dias de uma semana completa). 

    Assim, teremos um resultado do número de semanas da gravidez. O que “sobrar” desta divisão, ou seja, o que não estiver no valor inteiro que corresponda a uma semana completa, são os dias que se passaram da última semana.

    Vamos exemplificar:

    No dia 30/09/2022 queremos calcular a idade gestacional. A última menstruação da gestante ocorreu no dia 15/06/2022. De 15/06 até 30/09 (dia do cálculo)  passaram-se 107 dias. Então, dividindo esses 107 por 7 teremos como resultado 15,2. Sendo assim, a idade gestacional no dia 30/09 é de 15 semanas e 2 dias.

    Como calcular a idade gestacional em meses?

    O cálculo da idade gestacional em meses é feito de acordo com as fases da lua, onde uma gestação deve durar 10 meses lunares, ou 280 dias. Esses 280 dias correspondem a 40 semanas, parâmetro atualmente considerado para os nove meses de gravidez.

    Como há alguns meses com número de dias variados, usamos as semanas para fazer o cálculo do mês.

    Um mês possui cerca de quatro semanas e meia. Sendo assim, o primeiro mês vai até quatro semanas e meia; o segundo até nove semanas; o terceiro mês até 13 semanas e meia: e assim por diante, sempre considerando que cada quatro semanas e meia correspondem  a um mês.

    Não sei qual foi a data da minha última menstruação. Como calcular a idade gestacional?

    Neste caso, o cálculo é feito pelas medidas do bebê (tamanho do saco gestacional – primeira estrutura que envolve o bebê e posteriormente forma a placenta – e do embrião) através do ultrassom feito durante a gestação.

    Quanto mais precoce é realizado o exame, melhor a precisão neste cálculo. Por isso, o ideal é fazer um ultrassom no primeiro trimestre da gravidez, de preferência entre 8 e 12 semanas. Já ultrassonografias realizadas no final da gestação podem apresentar erros no cálculo de até três semanas de diferença. 

    Para calcular a idade gestacional, a conta realizada é igual à que é feita pela DUM, só que nesse caso leva-se em consideração a idade gestacional que o bebê tinha no momento do ultrassom, que deve ser somada no final.

    Vamos exemplificar:

    No dia 30/09/2022 quero saber a idade gestacional de uma gestante que fez ultrassom no dia 15/06 e estava com 10 semanas e 3 dias na época. De 15/06 até 30/09 passaram-se 107 dias. Dividindo esses 107 dias por 7, obteremos um resultado de 15 semanas completas e dois dias. Sendo assim, soma-se às 15 semanas completas e os dois dias às 10 semanas e três dias encontradas no ultrassom, resultando em uma gestação de 25 semanas e 5 dias.

    Como calcular a data provável do parto?

    A maioria das pacientes terão seus bebês em até 40 semanas. Sendo assim, a DPP (data provável do parto) considera 40 semanas de gestação. No entanto, o nascimento pode ocorrer entre 37 até 42 semanas.

    Existe uma forma padronizada de calcular a DPP chamada de regra de Naegele. Esse cálculo é um pouco mais complicado, porém, seguindo esse padrão, soma-se 7 ao número que corresponde ao dia da data da última menstruação e subtrai-se 3 do mês correspondente da data da última menstruação. Se a soma dos dias ultrapassar o valor de 31, retira-se o valor de 2 ao invés de 3 no mês.

    Exemplo:

    Se a data da última menstruação foi dia 15/06/2022, a DPP será no dia 22/03/2023 (15 + 7 para o dia,ou seja, igual a 22 e 6-3 para o mês, que é igual a 3).

    Outro exemplo: DUM no dia 26/06/2022, a DPP será no dia 2/04/2023 (26+7 resulta em 33, logo, passaram-se 2 dias para o próximo mês, e com isso subtraímos apenas 2 dias na conta do mês).

    A regra de Naegele considera um ciclo menstrual regular de 28 dias, com ovulação que ocorre no 14º dia do ciclo. Sendo, assim, ciclos mais curtos ou mais longos podem influenciar nessa data de nascimento.

    Por fim, abaixo, você confere a resposta para uma das perguntas mais feitas pelos leitores na internet quando o assunto é tabela gestacional. Confira!

    Qual a tabela gestacional que os médicos usam?

    O cálculo da idade gestacional usado pelos médicos é feito em semanas, uma vez que o número de dias dos meses oscilam. Por exemplo, fevereiro tem 28 dias e janeiro possui 31 dias.

    Se o cálculo da idade gestacional pela DUM corresponder ao cálculo da idade gestacional pelo ultrassom precoce, podemos seguir com as contas sempre pela data da última menstruação. Se nessa comparação houver uma diferença maior de uma semana, o que ocorre especialmente em mulheres com ciclo menstrual irregular, o médico geralmente considera os cálculos pelo ultrassom.

    Fonte: Thais Farias Koch, ginecologista do Hospital Nove de Julho.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também