nav-logo
Compartilhe

    Temperatura normal do corpo: qual é?

    Veja quando as variações de temperatura indicam condições de saúde que merecem atendimento médico

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 02/08/2024, às 15:58 - Atualizado em 02/08/2024, às 16:09

    Temperatura ideal do corpo

    A temperatura normal do corpo indica que o organismo está saudável e funcionando adequadamente. Já a elevação da temperatura corporal é um dos sinais mais comuns de doenças em crianças e adultos. Existe também, a hipotermia, quadro em que a temperatura corporal pode diminuir consideravelmente.

    Continue a leitura para entender quando essas mudanças na temperatura corporal são preocupantes e quando é necessário buscar um médico. 

    Qual é a temperatura normal do corpo humano?   

    A temperatura normal do corpo pode variar de pessoa para pessoa e é influenciada por fatores como a idade, o horário do dia e o local de medição. Em geral, considera-se normal uma temperatura corporal entre 36°C e 37,2°C.  

    Agendar consulta

    Vale destacar que a temperatura corporal não é constante ao longo do dia: geralmente é mais baixa pela manhã e mais alta à noite. Além disso, a medição pode variar dependendo do local, como boca, axila ou ouvido, e pode ser afetada por estresse, gravidez e o horário das refeições.  

    Com quantos graus é considerado febre?   

    Quando a temperatura corporal chega a 37,8°C ou mais, pode-se dizer que há febre, um sinal de que a temperatura está elevada de forma anormal.   

    A febre pode ter causas infecciosas e causas inflamatórias não-infecciosas. As infecções são as causas mais comuns de febre, provocando uma resposta inflamatória no organismo que resulta no aumento da temperatura. Doenças como gripe, meningite, amigdalite e pneumonia podem causar febre.  

    Temperatura abaixo de 35: o que pode ser e riscos   

    Quando a temperatura corporal cai abaixo de 35°C, ocorre a hipotermia, uma condição em que o corpo perde calor mais rapidamente do que consegue gerar. Esse quadro pode surgir após a exposição prolongada ao frio, imersão em água fria, ou devido a doenças (como o hipotireoidismo), bem como pelo consumo de substâncias como o álcool.  

    Os principais riscos associados à hipotermia incluem parada cardíaca e falência de órgãos vitais, como o coração, rins e fígado, devido à falta de oxigênio e nutrientes. Além disso, a hipotermia pode causar confusão, desorientação e, em casos graves, levar ao coma ou à morte.  

    Os sintomas variam, mas podem incluir tremores, frio extremo, pele pálida e sonolência. Com a progressão da condição, podem ocorrer dificuldade de coordenação, batimentos cardíacos lentos e respiração superficial. O tratamento deve ser imediato para evitar complicações e óbitos.  

    Quando a temperatura do corpo é preocupante?  

     A temperatura corporal é um indicador importante da saúde geral e alterações significativas podem sinalizar problemas de saúde. Quando a temperatura está muito abaixo ou acima dos valores considerados normais, pode indicar que algo está errado no corpo e que uma avaliação médica é necessária.  

    Temperaturas abaixo de 35°C indicam hipotermia, uma condição séria que pode causar danos aos órgãos e até levar à morte se não for tratada. Por outro lado, temperaturas superiores a 38°C geralmente indicam febre, que pode ser causada por infecções, por exemplo.  

    Temperatura do bebê: qual é a ideal?   

    A temperatura corporal de um bebê varia, mas geralmente está entre 36°C e 37°C. É importante ressaltar que a temperatura pode ser medida em diferentes locais do corpo, como a axila, a boca e o reto, e cada um desses locais pode apresentar uma pequena variação na leitura.  

    Vale lembrar que a temperatura corporal costuma ser um pouco mais baixa pela manhã e mais alta à noite. Além disso, atividades como brincar ou se alimentar podem causar um leve aumento na temperatura do bebê.  

    A temperatura acima de 37,8°C geralmente indica febre no bebê. É importante se atentar se o bebê apresenta outros sintomas, como falta de apetite, diarreia, irritabilidade, sonolência, vômitos e dificuldade para respirar. Nesses casos, o ideal é buscar auxílio de um pediatra.  

    Quando procurar um médico?  

    Em alguns casos, quando a temperatura corporal muda de forma significativa, tanto em bebês quanto em adultos, é importante procurar um médico.  

    Em adultos, é fundamental buscar ajuda se a febre persistir por mais de três dias ou se for acompanhada de sintomas graves, como dor intensa, falta de ar, hipotensão, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, confusão mental ou dor no peito.  

    Em crianças, febres altas que duram mais de 24 horas ou são acompanhadas de sintomas graves, como convulsões, choro persistente, dor intensa ou erupções cutâneas, também requerem uma avaliação médica imediata.  

    Além disso, uma temperatura corporal abaixo de 36°C pode indicar risco de hipotermia. Se houver sintomas como tremores intensos, palidez, confusão ou cansaço extremo, é importante buscar ajuda médica imediatamente.  

    Qualquer mudança na temperatura corporal acompanhada de mal-estar, como dor persistente, fadiga ou sintomas de infecção, também deve ser avaliada por um profissional de saúde. 

    Agendar consulta

     

    Fonte: Dra. Fabianna Bahia, infectologista 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também