nav-logo
Compartilhe

Gripe e outras doenças de inverno: como prevenir

Gripe e outras doenças respiratórias aumentam de incidência nos dias mais frios; entenda as causas disso e dicas para evitar o contágio

Por Danielle SanchesPublicado em 22/06/2023, às 15:11 - Atualizado em 12/04/2024, às 12:19

gripe e outras doenças de inverno

Gripe, resfriados e outras doenças respiratórias podem ocorrer durante todo o ano, mas são conhecidas por aumentarem de incidência justamente durante os meses de outono e inverno, quando as temperaturas estão mais baixas e o clima se torna bastante seco em diversas partes do Brasil.

Continue a leitura para entender o que provoca esse aumento de infecções e como é possível se prevenir delas.

O que é Gripe?

A gripe é uma infecção respiratória provocada por um vírus chamado Influenza.

Atualmente, são conhecidos três tipos de Influenza: o A, B e C. São exemplos de Influenza A os subtipos H1N1 e o H3N2. Já o Influenza B é dividido em duas linhagens chamadas Victoria e Yamagata.

Quais são os sintomas de gripe?

Embora seja causada por mais de um subtipo de Influenza, a gripe provoca sintomas parecidos e que geralmente surgem de forma súbita. São eles:

  • Febre alta;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça, no corpo e nas articulações;
  • Calafrios;
  • Fadiga;
  • Coriza e nariz entupido.

Em alguns casos, a gripe também pode provocar sintomas gastrointestinais, como diarreia e vômito. Isso, no entanto, não é considerado frequente.

Agendar vacina

Por que os casos de gripe aumentam no inverno?

A principal forma de contágio da gripe são as gotículas liberadas no ar quando a pessoa tosse ou espirra. E, como no inverno a tendência é passarmos mais tempo em espaços fechados e mais perto uns dos outros, o risco de contaminação aumenta.

Outro ponto é que o frio resseca a mucosa nasal, tecido que ajuda a nos proteger dos vírus. Com a mucosa fragilizada, fica mais fácil que o vírus entre e se multiplique, provocando a doença.

Outras doenças comuns no inverno

Não é apenas a gripe que aumenta de incidência durante o inverno. Outras doenças respiratórias também surgem com mais frequência nesse período. Algumas delas você confere a seguir:

Resfriado

O resfriado é uma infecção viral respiratória semelhante à gripe, porém, é um quadro mais ameno, que não provoca febre ou, no máximo, febre baixa.

Os principais causadores dos resfriados são os rinovírus, mas há outros, como o enterovírus (que também provoca diarreia e vômitos) e o VSR (vírus sincicial respiratório) que, em crianças, pode provocar também a bronquiolite.

Rinite e Sinusite

A rinite é uma inflamação da mucosa da cavidade nasal e pode ser causada por fatores alérgicos ou pela presença de vírus e bactérias, entre outros.

Já a sinusite é uma inflamação das cavidades paranasais (os seios da face) que também pode ser provocada pela presença de vírus e bactérias.

Nos dois casos, os quadros podem ser agudos ou crônicos, o que exige tratamento prolongado.

Bronquite

É uma inflamação respiratória nos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Com isso, há acúmulo de secreção nas vias aéreas, provocando sintomas como tosse e falta de ar.

A doença pode ser desencadeada por vírus, bactérias ou pelo contato com poeira, inseticida e ácaros, entre outros possíveis irritativos.

Amigdalite

É uma doença infecciosa que atinge as amígdalas, também chamadas de tonsilas, estruturas que ficam no fundo da garganta e fazem parte do sistema de defesa do organismo.

Ela pode ser causada por vírus (o mais comum em crianças) ou bactérias (mais frequente em jovens e adultos) e provoca sintomas como febre, dor de garganta, falta de apetite, dificuldade para engolir e mau hálito.

No caso da amigdalite bacteriana, podem surgir também pontos amarelados de pus nas amígdalas.

Asma

A asma é uma doença respiratória crônica que afeta os pulmões e provoca uma inflamação nos brônquios – por isso, é bastante confundida com a bronquite.

A doença provoca tosse prolongada, chiado no peito, sensação de cansaço e pressão no peito.

A asma não é contagiosa e não é provocada por nenhum agente infeccioso, mas tende a piorar no inverno porque o frio irrita ainda mais as vias respiratórias.

Como prevenir gripe e doenças de inverno?

A gripe e outras doenças de inverno são bastante frequentes durante esse período, mas é possível tomar algumas medidas para prevenir esses quadros.

A primeira seria manter hábitos de higiene pessoal, como lavar sempre as mãos com água e sabão e usar álcool em gel quando isso não for possível.

Como essas doenças se propagam pelas gotículas do ar, o uso de máscaras em ambientes fechados – especialmente se você for de algum grupo de risco – ajuda a diminuir o risco de contaminação.

No caso da gripe, há ainda a vacina influenza, que é fundamental para prevenir os quadros graves da doença e deve ser aplicada em todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade.

Já as doenças crônicas, como bronquite e asma, devem ser acompanhadas por um médico especialista para que as medidas de controle da doença sejam tomadas, evitando complicações.

Agendar vacina

Consulta Online com médico 24 horas

Sabia que você pode se consultar com um clínico geral online? O serviço está disponível 24 por dia no Nav. Acesse para saber mais.

Fazer consulta on-line

Fonte: Sumirê Sakabe, infectologista do Hospital Nove de Julho, em São Paulo (SP).

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também