nav-logo
Compartilhe

Tomografia da face: quando fazer?

Exame é indolor e utiliza raio-x para capturar imagens detalhadas de estruturas como cavidades nasais e tecidos moles

Por Danielle SanchesPublicado em 05/09/2023, às 14:47 - Atualizado em 08/04/2024, às 11:29

Tomografia da face

Agendar exame

Tomografia da face, também chamada de tomografia dos seios da face ou TC das cavidades paranasais, é um exame de imagem não invasivo e indolor que utiliza radiação (raio-x) para capturar imagens das estruturas internas da face, incluindo aí ossos, tecidos moles (como músculos) e cavidades (como os seios nasais).  Para entender mais sobre o procedimento, continue a leitura. 

O que é tomografia da face? 

A tomografia da face é um exame de imagem que utiliza radiação (raios-X) para criar imagens detalhadas das estruturas internas da região facial. Essas imagens são geradas em camadas transversais, permitindo uma visualização clara dos ossos, tecidos moles e das cavidades presentes na face. 

Quais condições a tomografia da face pode detectar? 

A tomografia da face é eficaz na detecção e avaliação de diversas condições, incluindo:  

  • Fraturas faciais; 
  • Tumores ósseos;  
  • Infecções; 
  • Sinusite; 
  • Desvios do septo nasal; 
  • Pólipos nasais; 
  • Abscessos; 
  • Cistos.  

A tomografia também pode ser útil para análise da anatomia facial antes de procedimentos cirúrgicos (como cirurgias para correção de septo ou retirada de pólipos, por exemplo). 

Agendar exame

Tomografia da face para sinusite 

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face e que geralmente é diagnosticada de forma clínica, ou seja, a partir da observação em consultório e da análise de queixas do paciente.  

No entanto, quando o processo inflamatório se torna crônico e as crises se tornam recorrentes; ou existe a suspeita de alguma complicação específica envolvendo as estruturas internas da face, a tomografia pode ser requisitada para observar melhor o que pode estar causando o problema.  

Além disso, a tomografia oferece imagens que servem para avaliar a extensão da sinusite, a presença de fatores que predispõem ao problema e até que indiquem a necessidade de procedimentos cirúrgicos (como a presença de pólipos).  

Como a tomografia da face é feita? 

Durante o exame de tomografia da face, o paciente é posicionado deitado em uma mesa que desliza para dentro do equipamento de tomografia. O aparelho gira em torno da cabeça, capturando imagens transversais da região facial. Durante o processo, é importante permanecer imóvel para garantir a clareza das imagens. 

Qual é a preparação para o exame? 

A preparação para a tomografia da face geralmente é bastante simples. Na hora do exame, por exemplo, é importante remover objetos metálicos (como joias) e colocar um avental hospitalar.  

Dependendo das instruções da clínica ou do hospital, pode ser necessário evitar a ingestão de alimentos ou líquidos antes do exame, especialmente se for necessária a administração de contraste intravenoso. 

Quanto tempo dura o exame? 

O tempo necessário para a tomografia da face varia, mas o exame em si geralmente leva apenas alguns minutos. A aquisição das imagens é rápida e a duração total depende da complexidade do caso e das necessidades específicas do paciente.  

Tomografia da face: preço e onde fazer 

Para consultar preços, obter mais informações sobre exames e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa. 

Fonte: Dra. Ana Paula Alves Fonseca, neurorradiologista do Hospital Nove de Julho

Agendar exame

 

 

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas

Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar exame