nav-logo
Compartilhe

    Tosse alérgica: quais são as características e qual médico procurar

    A tosse, principalmente quando persistente, pode ser interpretada como um sinal de alerta

    Por Tiemi OsatoPublicado em 25/04/2024, às 17:24 - Atualizado em 26/04/2024, às 11:36

    Tosse alérgica

    Tossir é um sintoma bastante comum, decorrente de diversas doenças. A tosse alérgica, como o nome revela, está atrelada especificamente às alergias. A seguir, veja mais detalhes sobre esse tipo de manifestação e confira medidas que podem amenizá-la. 

    O que é tosse alérgica?  

    A tosse é um reflexo natural do corpo que auxilia a limpar as vias respiratórias de qualquer irritação – como muco, poeira, agentes infecciosos, secreções e substâncias estranhas. Esse mecanismo tem como objetivo manter as vias áreas saudáveis.  

    A tosse alérgica é aquela que está relacionada a uma alergia (ou seja, uma reação exagerada do sistema imunológico contra algum elemento, denominado alérgeno). 

    Agendar consulta

    Quais são as características e sintomas da tosse alérgica?  

    A tosse alérgica costuma ser seca (sem catarro) e pode ser crônica, se estendendo por um período superior a três semanas. Ela pode ainda vir acompanhada por outras manifestações – que variam de acordo com a doença causadora dos sintomas. 

    Na rinite alérgica, por exemplo, o paciente pode apresentar prurido nasal, obstrução nasal e coriza, enquanto na asma é possível haver falta de ar e desconforto respiratório. 

    O que pode causar tosse alérgica?  

    A tosse alérgica, como o próprio nome sugere, está associada a algum tipo de alergia, ou seja, alguma doença alérgica de base. Tal sintoma pode ser causado por condições como rinite alérgica e asma. 

    Vale ressaltar que episódios de crise alérgica podem ser desencadeados por fatores variados: ácaros, pelos de animais, pólen e mofo, por exemplo. 

    Como é feito o diagnóstico?  

    Para diagnosticar a doença de base causadora da tosse alérgica, o médico precisa analisar a história clínica do paciente (com informações como em que períodos e ambientes a tosse piora, e se atividade física ou mudança de temperatura podem levar à piora da tosse) e conduzir um exame físico bem-feito. 

    Também pode ser necessário solicitar testes alérgicos, exames de sangue e exames de imagem para complementar a avaliação. 

    Como aliviar e tratar a tosse alérgica?  

    Tossir não é uma doença, mas um sinal de alerta. É fundamental fazer o diagnóstico da doença de base e, então, instituir o tratamento adequado, que será capaz de amenizar os sintomas. 

    Também existem práticas simples que, aliadas à abordagem terapêutica, ajudam a diminuir o desconforto, como ingerir uma boa quantidade de água para hidratar a garganta. 

    E considerando que as alergias respiratórias que geram tosse frequentemente são desencadeadas por ácaros, é recomendável adotar medidas ambientais, incluindo: 

    • Manter o ambiente iluminado e arejado; 
    • Lavar roupas de cama semanalmente a uma temperatura elevada; 
    • Evitar o acúmulo de poeira. 

    Qual médico procurar?  

    Os médicos habilitados a tratar doenças que causam tosse alérgica geralmente são: o alergologista, o imunologista, o pneumologista e o otorrinolaringologista. Esses profissionais podem, inclusive, atuar de maneira conjunta em casos mais complexos. 

    Agendar consulta

     

    Fonte: Dra. Ligia Maria de Oliveira Machado, alergista, imunologista e membro do Núcleo de Assessoria Médica da Dasa 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também