nav-logo
Compartilhe

    Ultrassom morfológico: o que é e para que serve o exame

    Ultrassom morfológico é um exame indolor que, se realizado no período correto, possibilita o diagnóstico precoce de síndromes cromossômicas e malformações.

    Por Raquel RibeiroPublicado em 20/06/2023, às 14:56 - Atualizado em 08/04/2024, às 09:57

    ultrassom morfologico

    Agendar exame

    Estar grávida e saber que o desenvolvimento de seu bebê está seguindo bem é um dos pontos cruciais para uma gestação mais tranquila. Para auxiliar nesse processo, existem diversos exames disponíveis e um deles é o ultrassom morfológico.  

    Trata-se de um procedimento simples e indolor que, se realizado no período correto, possibilita o rastreio precoce de síndromes genéticas e malformações fetais.

    Do grego “morphe” (morfo = forma) e (logos = estudo), morfologia quer dizer o estudo da forma do organismo ou de partes dele. No ultrassom morfológico, esse estudo é possível com riqueza de informações e de imagens.  

    No entanto, para que cada alteração ou até achado de normalidade seja interpretado, é importante que se considere a idade gestacional, ou seja, o tempo da gravidez. Portanto, em cada época adequada, o obstetra solicita a ultrassonografia morfológica com um enfoque específico.  

    Mas você sabe quais períodos são esses? É exatamente o que iremos responder a partir de agora.  

    O que é ultrassom morfológico? 

    Trata-se de um exame de imagem capaz de analisar a formação dos órgãos bebê durante a gestação.  

    Na prática, o de ultrassonografia emite ondas sonoras, permitindo que chegue até o útero. Os sons que as ondas emitem ecoam e então formam as imagens. 

     


     Com ele, é possível saber: 

    • O sexo do bebê; 
    • Idade gestacional: ou seja, o tempo de gravidez, por meio do número de semanas e dias que passaram desde o início. Para descobrir essa idade também existe uma tabela gestacional; 
    • Avaliar o padrão de crescimento do bebê; 
    • Verificar os batimentos cardíacos e a vitalidade fetal; 
    • Realizar o rastreio de doenças genéticas e avaliar a formação do bebê. Por exemplo, avaliar a formação do coração, rins e face.  

    Agendar exame

    Como é feito o ultrassom morfológico? 

    A paciente deve permanecer deitada em uma maca e se posicionar de barriga para cima. Em seguida, o médico especialista em Medicina Fetal espalha um gel em toda a área. 

    O objetivo da utilização do gel é facilitar a captação das imagens, feita pelo transdutor, de maneira adequada.

    Quando fazer o ultrassom morfológico? 

    Geralmente, é indicado que o ultrassom morfológico seja realizado no 1º e 2º trimestre da gestação. 

    De qualquer forma, vale ressaltar que esse tipo de exame ccomplementar e deve ser feito conforme orientação e periodicidade indicada pelo seu médico. Lembre-se que a avaliação durante o pré-natal deve fazer parte da rotina, e que nenhum exame substitui a avaliação do obstetra. 

    A seguir, explicamos detalhadamente cada um dos trimestres.  

    Ultrassom morfológico 1º trimestre 

    Dentro do 1º semestre, recomenda-se que o ultrassom morfológico seja feito entre a 11ª e a    14ª semanas, principalmente entre a 12ª e 13ª semana.  

    No exame é analisada a formação de algumas estruturas do bebê e também é feita a Translucência Nucal (TN). A TN é a medida de um fluído localizado na nuca do bebê nesse período da gestação. Além disso, outros achados como osso nasal, frequência cardíaca do bebê, fluxo de um vaso sanguíneo chamado de ducto venoso e outros marcadores são importantes para o rastreio de alterações genéticas e algumas malformações fetais. 

    Desta forma, eventualmente, esse exame apontara maior risco para algumas condições como Síndrome de Down, síndrome de Patau, síndrome de Edwards, entre outras. 

    Ultrassom morfológico 2º trimestre 

    A recomendação é que seja feito entre 20 e 24 semanas de gestação. Com ele, serão analisados detalhes do corpo do bebê, como: 

    • Sistema Nervoso Central; 
    • Extremidades esqueléticas como ossos, ligamentos, cartilagens e tendões; 
    • Face; 
    • Coração; 
    • Rins e outros órgãos internos. 

    Além disso, é possível avaliar a placenta e o líquido amniótico (fluido que envolve o bebê e preenche a bolsa), como também avaliar o crescimento e vitalidade do bebê. 

    Ultrassom morfológico 3º trimestre 

    Ainda não há um consenso na literatura médica sobre a necessidade do ultrassom morfológico no terceiro trimestre.  

    O exame deve ser realizado no II trimestre entre 20 e 24 semanas, pois neste período a sensibilidade do método é de 83,5%. Em idades gestacionais mais avançadas, como no 3° trimestre, por exemplo, a tendência é ter um exame menos preciso. 

    Como se preparar para fazer o ultrassom morfológico? 

    O ultrassom morfológico não exige nenhuma preparação. Basta que a gestante compareça no local no dia e horário agendados com o pedido médico em mãos. 

    Qual a diferença entre o ultrassom normal e o morfológico? 

    A diferença é que o ultrassom obstétrico simples tem maior foco na avaliação da biometria e peso fetal, além de informar detalhes da posição do bebê, avaliar líquido e placenta. De forma geral, o objetivo maior é avaliar crescimento e vitalidade fetal. 

    Por outro lado, o ultrassom morfológico é feito especificamente para analisar a saúde do feto em desenvolvimento e identificar possíveis alterações estruturais ou funcionais ainda durante a gestação.  

    Valor do ultrassom morfológico 

    Para consultar o preço, obter mais informações sobre o ultrassom morfológico e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa. 

    Agendar exame

    Fonte: Dra. Rita Machado, coordenadora de Medicina Fetal da Dasa em São Paulo. 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar exame