Urocultura com antibiograma: para que serve o exame
Paciente deve tomar alguns cuidados para não contaminar a amostra
A urocultura com antibiograma é comumente solicitada quando há suspeita de infecção urinária, sendo uma ferramenta importante para detectar a presença de bactérias e guiar o tratamento.
Neste artigo, você vai ler:
O que é urocultura?
A urocultura, também chamada de urinocultura, é um exame no qual se despeja uma amostra de urina em um meio de cultura – ou seja, um recipiente com preparação específica para favorecer o crescimento bacteriano.
Se a urina não estiver infectada, não haverá o crescimento de bactérias. Se houver infecção, as bactérias irão se desenvolver e, nesse caso, também é necessário realizar o antibiograma.
O antibiograma é um teste feito para avaliar o comportamento bacteriano em áreas nas quais estão distribuídos diferentes antibióticos.
O crescimento de bactérias nessas regiões está associado à resistência bacteriana a antibióticos específicos. Já o não crescimento demonstra que as bactérias são sensíveis a determinados antibióticos, que podem, portanto, ser eficazes no combate à infecção.
Essa informação da sensibilidade da bactéria ao antibiótico é muito importante, e muitas vezes guia a mudança do tratamento.
Para que serve o exame urocultura com antibiograma?
A urocultura com antibiograma costuma ser solicitada em casos de suspeita de algum tipo de infecção urinária, como cistite (infecção da bexiga) ou pielonefrite (infecção dos rins).
Esse é um exame importante para o tratamento, uma vez que identifica quais antibióticos funcionam contra a bactéria responsável pela infecção.
Como é o preparo para a urocultura com antibiograma?
Para realizar a urocultura com antibiograma, o paciente geralmente é instruído a tomar alguns cuidados para evitar a contaminação da amostra, como:
- Dar preferência à primeira urina da manhã ou ficar 2 horas sem urinar antes de coletar a amostra;
- Higienizar a região genital de acordo com as orientações do laboratório;
- Manter as mãos limpas e evitar o contato da pele com a borda do frasco estéril fornecido pelo laboratório;
- Desprezar o jato inicial da urina e colher o restante;
- Fechar o frasco e tampar o vaso logo após a coleta, dando descarga com o vaso fechado.
Quais são os possíveis resultados do exame?
Quando ocorre o crescimento de bactérias, a urocultura é positiva. Por outro lado, se não houver desenvolvimento desses microrganismos, o resultado do exame é negativo.
Já o antibiograma indica a quais antibióticos a bactéria em questão é sensível, assim auxiliando o médico na escolha do medicamento mais adequado para o tratamento – caso este seja necessário.
Urocultura com antibiograma: preço e onde fazer
Para obter mais informações sobre a urocultura com antibiograma, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.