nav-logo
Compartilhe

    Urocultura com antibiograma: para que serve o exame

    Paciente deve tomar alguns cuidados para não contaminar a amostra

    Fonte: Dr. Juarez AndradeMédico-cirurgião urologistaPublicado em 27/11/2023, às 19:04 - Atualizado em 28/11/2023, às 11:43

    urocultura

    Agendar exame

    A urocultura com antibiograma é comumente solicitada quando há suspeita de infecção urinária, sendo uma ferramenta importante para detectar a presença de bactérias e guiar o tratamento. 

    O que é urocultura?  

    A urocultura, também chamada de urinocultura, é um exame no qual se despeja uma amostra de urina em um meio de cultura – ou seja, um recipiente com preparação específica para favorecer o crescimento bacteriano. 

    Se a urina não estiver infectada, não haverá o crescimento de bactérias. Se houver infecção, as bactérias irão se desenvolver e, nesse caso, também é necessário realizar o antibiograma. 

    O antibiograma é um teste feito para avaliar o comportamento bacteriano em áreas nas quais estão distribuídos diferentes antibióticos. 

    O crescimento de bactérias nessas regiões está associado à resistência bacteriana a antibióticos específicos. Já o não crescimento demonstra que as bactérias são sensíveis a determinados antibióticos, que podem, portanto, ser eficazes no combate à infecção.  

    Essa informação da sensibilidade da bactéria ao antibiótico é muito importante, e muitas vezes guia a mudança do tratamento. 

    Agendar exame

    Para que serve o exame urocultura com antibiograma?  

    A urocultura com antibiograma costuma ser solicitada em casos de suspeita de algum tipo de infecção urinária, como cistite (infecção da bexiga) ou pielonefrite (infecção dos rins). 

    Esse é um exame importante para o tratamento, uma vez que identifica quais antibióticos funcionam contra a bactéria responsável pela infecção. 

    Como é o preparo para a urocultura com antibiograma?  

    Para realizar a urocultura com antibiograma, o paciente geralmente é instruído a tomar alguns cuidados para evitar a contaminação da amostra, como: 

    • Dar preferência à primeira urina da manhã ou ficar 2 horas sem urinar antes de coletar a amostra; 
    • Higienizar a região genital de acordo com as orientações do laboratório; 
    • Manter as mãos limpas e evitar o contato da pele com a borda do frasco estéril fornecido pelo laboratório; 
    • Desprezar o jato inicial da urina e colher o restante; 
    • Fechar o frasco e tampar o vaso logo após a coleta, dando descarga com o vaso fechado. 

    Quais são os possíveis resultados do exame?  

    Quando ocorre o crescimento de bactérias, a urocultura é positiva. Por outro lado, se não houver desenvolvimento desses microrganismos, o resultado do exame é negativo. 

    Já o antibiograma indica a quais antibióticos a bactéria em questão é sensível, assim auxiliando o médico na escolha do medicamento mais adequado para o tratamento – caso este seja necessário. 

    Urocultura com antibiograma: preço e onde fazer  

    Para obter mais informações sobre a urocultura com antibiograma, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav. 

    Agendar exame

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também