nav-logo
Compartilhe

    Cistite: o que é, causas, sintomas e como tratar

    Vontade frequente de fazer xixi, ardência e até sangramento na hora de urinar são alguns sintomas de quem sofre com cistite.

    Por Raquel RibeiroPublicado em 26/06/2023, às 12:10 - Atualizado em 12/04/2024, às 12:16

    cistite

    Fonte: Fabio Vicentini, urologista do Hospital Nove de Julho, em São Paulo (SP). 

    Vontade frequente de fazer xixi, ardência e até sangramento na hora de urinar. Estes são apenas alguns sintomas de quem sofre com cistite 

    Embora seja uma inflamação que também acometa os homens, as mulheres são as mais suscetíveis à cistite, uma vez que a uretra feminina é mais curta que a masculina, o que facilita a entrada de bactérias na bexiga.  

    Embora geralmente seja longo, o tratamento costuma ser eficiente com a associação de antibióticos e anti-inflamatórios na maioria das vezes. Por isso, a avaliação médica para a confirmação do diagnóstico é fundamental. 

    A seguir, você acompanha mais detalhes sobre o assunto. 

    O que é cistite?  

    Cistite é uma inflamação que ocorre na bexiga que pode ser causada ou não por uma bactéria, conforme explicaremos mais abaixo. 

    Clique aqui para agendar consulta online

    Tipos de cistite  

    Alguns dos tipos de cistite mais comuns incluem: 

    • Cistite infecciosa: representa 80% dos casos e é causada por uma bactéria, geralmente alguma que habita a nossa pele, como a Escherichia coli (E. coli), encontrada normalmente no intestino e que pode entrar na uretra durante a evacuação (no momento da limpeza) ou durante as relações sexuais sem proteção.  
    • Cistite de repetição: considera-se repetição quando acontecem duas cistites bacterianas no período de seis meses, especialmente em mulheres. Essa ainda pode ocorrer três vezes por ano. 
    • Cistite fúngica: caracterizada pela infecção por fungos, sendo pouco frequente. 
    • Cistite intersticial: é uma inflamação não infecciosa da bexiga, sendo sua causa não completamente conhecida. Sendo assim, o diagnóstico é mais complexo e feito após a eliminação de alguns fatores. 
    • Cistite por medicamentos: em especial por alguns quimioterápicos, que podem causar irritação na bexiga, simulando cistites infecciosas. 

    O que causa cistite? 

    Independente da origem, no quadro de cistite, a parte interna da bexiga sofre uma agressão que resulta em um processo inflamatório, causando dor e sintomas irritativos. 

    Sintomas da cistite 

    Os principais sintomas são: 

    • Vontade de urinar constantemente: uma vez que a inflamação da bexiga altera a sua função de armazenamento; 
    • Dores: que podem aparecer tanto com a bexiga cheia, quanto durante o processo de esvaziamento. A pessoa tem a sensação de que ela não esvazia por completo; 
    • Ardência ao urinar; 
    • Sangramento na urina e mau cheiro; 

    Contudo, é importante estar atento, pois em idosos a manifestação pode ser diferente, com os seguintes sintomas: 

    • Sonolência; 
    • Estado de confusão mental; 
    • Perda de apetite; 
    • Fadiga. 

    Como é feito o diagnóstico? 

    Geralmente, o diagnóstico de cistite é clínico. Ou seja, baseado na história do paciente e no exame físico. Com esses dados, já é possível iniciar um tratamento. 

    Em caso de dúvidas, o médico pode solicitar os exames de urina tipo 1, onde é possível visualizar sinais inflamatórios, e a urocultura, que mostra se há alguma bactéria e a qual antibiótico essa bactéria é sensível.  

    Exames de imagem podem ser necessários em casos não típicos, como quando a cistite atinge homens, e em situações de infecções de repetição, onde outros fatores devem ser descartados, tais como cálculos renais ou lesões na bexiga.  

    Nesse sentido, um exame de cistoscopia pode ser realizado para investigar a bexiga. Nele, uma microcâmera é inserida pela uretra permitindo ao urologista visualizar se há alguma alteração em seu interior.  E, eventualmente, realizar uma biópsia. 

    Tratamento da cistite 

    Em geral, as cistites bacterianas são tratadas com antibióticos e anti-inflamatórios urinários. 

    Antibióticos: com o objetivo de combater as bactérias que causam as infecções. 

    Anti-inflamatórios urinários: para aliviar a dor e o desconforto ao urinar, além de contribuir para a redução da inflamação. Um tratamento de três a sete dias pode ser suficiente.  

    Já as cistites fúngicas, por exemplo, necessitam de antifúngicos específicos.  

    As demais devem ser tratadas de acordo com sua causa. Portanto, consulte um médico de sua confiança e verifique o melhor tratamento para o seu caso. 

    Cistite é transmissível? 

    Não, a cistite não passa de pessoa para pessoa. Diferentemente das uretrites, infecções localizadas na uretra (canal que conduz a urina do interior da bexiga para fora do corpo) e, em geral, causadas por bactérias adquiridas por relações sexuais.  

    Cistite tem cura? 

    Sim. O tratamento varia de acordo com sua causa, assim como o tempo necessário até a cura. 

    Clique aqui para agendar consulta online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também