Vacina dengue: a Qdenga é o único imunizante disponível no Brasil
A doença é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti

A dengue é considerada um dos principais desafios de saúde pública do Brasil. A doença pode se tornar grave e potencialmente letal. Por isso, a prevenção é tão importante e a vacina dengue é a melhor estratégia de proteção.
Saiba mais sobre a vacina contra dengue, quem pode tomar, contraindicações e quantas doses são necessárias.
Neste artigo, você vai ler:
O que é dengue?
Dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e sua infecção apresenta um amplo espectro de manifestações.
Quais são os sorotipos da dengue?
O vírus da dengue (DENV) possui quatro sorotipos distintos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Eles são definidos como variações do vírus que, embora pertençam à mesma espécie, possuem diferenças em sua composição antigênica.
No caso da dengue, esses quatro sorotipos são bem distintos entre si. Dessa forma, uma infecção por um sorotipo não oferece imunidade contra os outros. E uma pessoa pode ser infectada até quatro vezes, uma por cada sorotipo.
A infecção por um determinado sorotipo confere um efeito protetor permanente apenas contra aquele sorotipo específico. Mas oferece um efeito protetor temporário contra os outros sorotipos.
Além disso, Infecções subsequentes por diferentes sorotipos aumentam o risco de a pessoa desenvolver formas mais graves da doença.
Como ocorre a transmissão da dengue?
O vírus da dengue (DENV) é transmitido ao homem principalmente por via vetorial, ou seja, pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. A transmissão por via vertical (de mãe para filho durante a gestação) e por transfusão de sangue são muito raras.
Sintomas de dengue
Os sintomas da dengue podem variar muito, apresentando desde quadros leves, com manifestações semelhantes às da gripe, até casos mais graves que envolvem choque hemorrágico.
Os primeiros sintomas aparecem em torno de três a quatro dias após a picada do mosquito.
No caso do choque hemorrágico, ocorrem alterações na coagulação sanguínea e há sangramentos, podendo levar à hospitalização e até mesmo à morte.
Nos casos mais leves de dengue, os sintomas mais comuns são:
- Febre alta;
- Manchas vermelhas na pele;
- Dor muscular;
- Fadiga;
- Dor de cabeça e no fundo dos olhos;
- Perda de apetite;
- Dor abdominal.
Já os casos mais graves, como dengue hemorrágica, podem envolver um quadro de choque hemorrágico, perda de sangue e comprometimento do funcionamento cardíaco, resultando em uma diminuição da capacidade de fornecer nutrição adequada aos órgãos do corpo.
Os sinais a serem observados para essa condição são:
- Dor abdominal intensa;
- Vômito persistente;
- Respiração acelerada;
- Sangramento de mucosas, como nariz e gengiva;
- Agitação ou confusão mental;
- Convulsões.
Dengue é perigoso?
Sim, a doença é perigosa. Em casos mais graves, a dengue pode levar a complicações como hemorragias, choque e falência de órgãos, que exigem tratamento médico imediato e podem levar à morte.
Vacina da Dengue existe?
Sim. A vacina da dengue existe e é uma das melhores formas de prevenir a doença.
Quais são as vacinas contra dengue disponíveis?
Atualmente, a vacina contra dengue disponível no Brasil é a Qdenga. O imunizante é composto por quatro tipos do vírus responsável pela dengue, oferecendo uma proteção abrangente contra a doença e eficácia de 80%.
Quem pode tomar a Vacina Dengue?
A vacina Qdenga é indicada para crianças a partir de quatro anos, adolescentes e adultos com até 60 anos. Por ser feita a partir de uma versão atenuada do vírus, ela é contraindicada para:
- Imunossuprimidos: pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pessoas que vivem com HIV (vírus da imunodeficiência humana), pessoas transplantadas e pessoas que utilizam medicação imunossupressora;
- Gestantes;
- Pessoas que estão amamentando;
- Pessoas que tenham tido reações alérgicas aos componentes do imunizante ou a uma dose anterior da vacina.
Quantas doses são necessárias?
A administração da vacina Qdenga é feita por via subcutânea, em um esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações.
Possíveis reações adversas à vacina dengue
Os efeitos adversos mais comuns são dor de cabeça, dor no local da injeção e um leve mal-estar geral. Estas manifestações costumam ser leves ou moderadas e de curta duração (até 3 dias), ocorrendo geralmente nas primeiras 72 horas após a vacinação e sendo mais frequentes na primeira dose.
Além disso, outros efeitos seriam vermelhidão, inchaço, hematoma e coceira no local da injeção; dor nas articulações; fraqueza; febre; náusea e o surgimento de gânglios.
Onde tomar a Vacina Dengue?
Para consultar preços, obter mais informações sobre as vacinas contra a dengue e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.