nav-logo
Compartilhe

Você já aderiu ao álbum da Copa?

Esse tipo de hobby pode fazer um bem enorme para a cabeça de crianças e adultos

Por Raquel RibeiroPublicado em 19/10/2022, às 16:09 - Atualizado em 25/05/2023, às 16:37
Foto: Shutterstock

Não importa a idade. Desde que chegaram às bancas, os álbuns da Copa do Mundo Qatar 2022 têm reunido crianças, adolescentes e adultos para a troca de figurinhas em diversos locais públicos. Tornando-se assim uma verdadeira mobilização social que ajuda a estabelecer novos vínculos e a construir novas amizades.

E é assim em todos os anos de copa desde que o álbum foi lançado em 1970. Uma verdadeira febre em mais de 150 países nos meses que antecedem o principal campeonato de futebol do planeta.

Completar o álbum não é uma tarefa muito fácil. São 670 figurinhas, sendo 50 especiais e 80 raras. É um hobby que exige paciência e dedicação, mas que, quando compartilhado, pode ficar mais divertido.

E mais do que isso, você sabia que toda essa diversão também traz diversas vantagens para a saúde de crianças e adultos?

Confira agora alguns benefícios que hobbies como este podem trazer:

Saúde mental

Ter um hobby, seja ele qual for, faz muito bem para nossa saúde mental. Isso porque as atividades que fazemos por prazer liberam neurotransmissores como a serotonina e dopamina, substâncias que combatem o hormônio do estresse, o cortisol.

Com o álbum da copa, esses neurotransmissores são liberados a cada nova figurinha que é encontrada. E mais do que todas essas vezes, essas substâncias agem no organismo sempre que a pessoa estiver falando ou mostrando o álbum para outros colecionadores.

Vale lembrar ainda que a dopamina reduz a ansiedade, dá energia e motivação, inclusive para outros afazeres do dia a dia. Já a serotonina aumenta a nossa capacidade de tomar decisões, o que também é benéfico em outros campos da nossa vida.

Socialização

Nós humanos somos seres gregários, ou seja, existimos graças aos nossos relacionamentos interpessoais. Porém, socializar pode ser um desafio para muitas pessoas, especialmente aquelas mais tímidas ou que tenham condições que dificultam a socialização, como no caso dos autistas. 

Sendo assim, conhecer pessoas e se comunicar com estranhos exige o esforço de encontrar assuntos do interesse de ambos para fazer a conversa fluir.

O álbum da copa ajuda muito nesse sentido. Pois é um denominador comum entre muitos de nós. Logo, quando você descobre que alguém também está colecionando, você já quer saber se aquela pessoa tem figurinhas repetidas para trocar, o que estimula a conversa e, consequentemente, a socialização.

A formação dessas turmas de troca de figurinhas acaba gerando os chamados “grupos de afinidade”, que podem ser vistos e entendidos como um conjunto de pessoas com os mesmos interesses ou objetivos. Esses círculos são informais e formados naturalmente conforme indivíduos com gostos em comum se conhecem, realizam as trocas de figurinhas e acabam desenvolvendo laços afetivos.

Desenvolver habilidade de negociação 

Para além da diversão, colecionar o álbum da copa também ajuda a melhorar diversas habilidades de negociação. Isso porque parte do processo de completar o álbum envolve a troca das figuras. 

Uma figurinha rara vale quantas regulares? E as especiais que também são mais difíceis de achar podem ser trocadas por quantas outras? A resposta para essas perguntas vai depender da sua capacidade de negociação que será estimulada pelo desejo de completar o álbum.

Resgate da memória afetiva 

Colecionar o álbum da copa não é uma atividade restrita às crianças. Muito pelo contrário, os adultos, muitas vezes, parecem ainda mais comprometidos em completá-lo e isso está ligado diretamente ao resgate da memória afetiva.

Na infância, muitos de nós colecionamos figurinhas e, como já não fazemos mais isso na vida adulta, o álbum é a oportunidade perfeita para sentir essa nostalgia que nos remete ao tempo em que tudo era divertido.

Ajuda a educar as crianças

Já no caso dos benefícios mais específicos para os pequenos, o álbum da copa pode ser uma ferramenta de ensino dos pais para os filhos.

Por meio da atividade de preencher o álbum, os adultos podem ensinar as crianças a serem pacientes, afinal, é uma tarefa que leva tempo. 

Além disso, o hábito também pode ajudar a lidar com frustrações, pois muitas vezes as figurinhas virão repetidas e não completar o álbum também pode ser frustrante. Por isso, é importante reconhecer o prazer que o ato de colecionar proporcionou durante todo o processo e não focar apenas no objetivo final.

Assim como a vida, o álbum não vem pronto. Precisamos aprender a lidar com limites e descobrir o que precisamos do outro, seja para negociar, trocar, conversar ou compartilhar. Se visto dessa forma, o item pode ser uma ferramenta poderosa para ensinar as crianças como viver em sociedade, além de criar memórias afetivas entre os mais novos e seus familiares.

E você, já está perto de completar o seu álbum? Ainda dá tempo de correr atrás das figurinhas que faltam. 

Por fim, como explicamos aqui, participar desse tipo de atividade só vai trazer vantagens para sua saúde. Por isso, mesmo depois que a febre do álbum da copa passar, você pode adotar outros hobbies que também vão trazer benefícios para sua vida, como reunir a família para jogos de tabuleiro, montar quebra-cabeça ou até mesmo colecionar algo que você goste. O importante é continuar com o que te faz bem!

Fonte: Luiz Gonzaga Leite, coordenador do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula e doutor em Psicologia Clínica pela PUCSP.

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também