Azia: o que é, sintomas e causas
A azia é um desconforto entre a boca do estômago e a garganta, caracterizado por dores de intensidade variada, geralmente acompanhado de um gosto ácido na boca.
Queimação na garganta e desconforto no peito podem transformar uma simples refeição em um verdadeiro pesadelo. A azia é uma condição relativamente comum, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, causando impactos físicos e sociais em suas vidas.
Seja frequente ou ocasional, a azia gera muitas dúvidas nas pessoas, que podem confundir a condição com outros problemas gastrointestinais. Além disso, muito se fala sobre os alimentos que devem ser evitados e as mudanças no estilo de vida que ajudariam a prevenir a azia.
Por isso, a partir de agora você fica sabendo como prevenir, tratar e quais medidas adotar para aliviar essa condição tão desagradável.
Neste artigo, você vai ler:
O que é azia?
Azia ou pirose, como é chamada cientificamente, caracteriza-se por um desconforto causado entre a boca do estômago e a garganta. Pode acometer o organismo de várias formas, com dores de intensidade variada: desde leve até muito forte.
Geralmente, vem acompanhada de um gosto ácido na boca, devido à regurgitação do conteúdo do estômago para o esôfago que pode chegar à região da garganta.
Sintomas de azia
Os principais sintomas de quem sofre com azia são:
- Queimação na região do peito ou do esôfago, podendo chegar até a garganta;
- Refluxo, ou seja, sensação de água ou líquido quente voltando pra boca;
- Tosse;
- Falta de ar;
- Sensação de aperto no peito.
Principais causas da azia
Entre as principais causas da azia estão:
- Comer rápido demais e não mastigar bem os alimentos;
- Comer e dormir na sequência;
- Ingerir um alto volume de comida de uma vez só. Fazer isso à noite, logo antes de dormir, piora ainda mais o quadro.
- Abusar de refeições condimentadas, com excesso de pimentas ou de gorduras;
- Excesso de bebidas alcoólicas;
- Cigarro;
- Roupas apertadas na região do abdômen.
Alimentos que podem causar azia
Existem alguns alimentos considerados vilões quando o assunto é azia. Afinal, são de difícil ou lenta digestão. Atenção para a lista:
- Embutidos como salsicha e mortadela;
- Enlatados: milho, ervilha e molho de tomate;
- Temperos industrializados: mostarda, ketchup, molho inglês;
- Bebidas com cafeína como café e chá preto;
- Refrigerantes e/ou bebidas gaseificadas;
- Chocolate;
- Frituras: batata, pastel e empanados em geral.
Azia durante a gravidez
É bastante comum ter azia durante a gravidez. Isso porque a mulher tem um aumento do volume abdominal, conforme o útero se expande, provocando o aumento da pressão dentro da barriga, resultando na regurgitação do alimento para o esôfago, causando assim azia e queimação.
Além disso, no primeiro período da gravidez, existe outro fator que influencia no aparecimento da azia: as alterações hormonais de estrógeno e progesterona.
Com o aumento da progesterona, por exemplo, pode ocorrer uma frouxidão do esfíncter do esôfago (estrutura responsável por abrir e fechar o órgão), que quando sofre alterações apenas se abre, dando passagem para o líquido gástrico penetrar no esôfago, causando assim a azia.
O que é bom para aliviar azia?
Para aliviar a azia, a principal dica é apostar em ingerir bebidas e alimentos que são mais leves e rápidos para serem digeridos pelo estômago. Confira:
- Chá de camomila: tomar ainda morno, meia hora após as refeições, ajuda na digestão e evita a fermentação do alimento;
- Frutas não ácidas: opte por se alimentar com maçã, banana e goiaba que são de fácil digestão quando bem mastigadas;
- Sopas: além de não necessitarem de muito tempo para digestão, proporcionam o esvaziamento gástrico rápido, visto que geralmente são líquidas.
No entanto, lembre-se também que é necessário evitar suas causas, seguindo dicas como:
- Comer em pequenas porções, várias vezes ao dia;
- Comer devagar;
- Mastigar bem os alimentos;
- Evitar comer e dormir em seguida, ou seja, esperar pelo menos 2h.
Quando e qual médico procurar em caso de azia constante?
É necessário procurar o médico para descobrir se o que você tem é realmente azia.
A azia pode ser tratada e diagnosticada pelo gastroenterologista clínico e pelo cirurgião do aparelho digestivo.
Gastroenterologista clínico: além de pedir informações detalhadas sobre os sintomas, em que período ocorrem, a frequência e duração, o especialista poderá solicitar uma endoscopia, procedimento que permite ao médico visualizar o interior do trato gastrointestinal do paciente e que ajuda bastante no diagnóstico da azia, descartando outras condições. Outro exame importante é o de monitoramento de pH, que serve para medir o nível de acidez no esôfago do paciente.
Cirurgião do aparelho digestivo: indicado para aqueles quadros mais complexos de azia. Um paciente que está tomando medicamento por um tempo para aliviar os sintomas, por exemplo, mas nem sabe ao certo o seu diagnóstico.
O profissional poderá pedir exames específicos e realizar outros diagnósticos associados, como é o caso de pessoas que descobrem hérnia de hiato, que é uma das causas de azia. Nesse sentido, a solução do problema pode ser a cirurgia, em casos específicos.