Água com gás: quais os benefícios?
E ainda: provoca gases? Causa celulite? Confira a resposta para essas e outras dúvidas
Está pensando em parar de beber refrigerante? Uma alternativa mais saudável e tão refrescante quanto seria a água com gás. Se você estiver torcendo o nariz nesse exato momento, reavalie. Há várias formas de consumo – com gelo, com rodelas de limão ou laranja, com folhas de hortelã ou manjericão – e muitos benefícios para a saúde.
Neste artigo, você vai ler:
A diferença entre a água natural e a água gaseificada é a presença de gás carbônico, responsável pelas bolhas de ar. Além disso, pode conter, em pequenas quantidades, sais minerais, cálcio, sulfatos, sódio e magnésio. Os minerais que dão aquele sabor característico da água com gás: geralmente, quanto maior a quantidade, menos agradável é o sabor.
Por conta disso, os especialistas consideram a água com gás uma bebida tão saudável quanto a água natural. Mas na hora da compra, se optar pelas saborizadas, escolha as que não tenham açúcar. Se ficar com a pura (sempre a melhor opção), abuse da criatividade para dar um sabor extra!
Quer saber mais sobre a bebida? Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre ela.
1. Ajuda a hidratar: verdade
Todos os tipos de água (potável, mineral, gaseificada) possuem o mesmo poder de hidratação. Beber pouca água no dia a dia pode levar à desidratação e comprometer o funcionamento do organismo. Então, que tal intercalar o consumo entre água sem e com gás?
2. Melhora o paladar: verdade
Você já notou que algumas cafeterias oferecem um copinho de água com gás para degustar o café? A bebida ajuda a deixar as papilas gustativas mais sensíveis ao sabor de outros alimentos que serão ingeridos em seguida. É como se a água com gás “limpasse” o paladar.
3. Provoca gases: mito
O consumo da água com gás pode inclusive aliviar a sensação de inchaço abdominal. Apenas se for consumida em grandes quantidades, principalmente durante as refeições, ela aumenta a quantidade de gases.
4. Afeta os dentes: mito
A água mineral possui gás carbônico, o que faz com que seu pH fique um pouco mais ácido. No entanto, não prejudica a saúde bucal ou provoca cáries, por exemplo.
5. Causa celulite: mito
A celulite é causada por alterações do tecido gorduroso que fica abaixo da pele, formando “furinhos” na pele, que adquire o aspecto de casca de laranja. Má alimentação e falta de atividade física aumentam os riscos do problema aparecer. No entanto, a presença de gás carbônico na água gaseificada não é fator para o aparecimento de celulite.
Fontes: Gisele Pontaroli, nutricionista e professora do curso de Nutrição da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).