nav-logo
Compartilhe

Colite ulcerativa: conheça os sintomas e tratamento

Doença inflamatória intestinal acomete o intestino grosso

Fonte: Dr. Daniel BaptistaMédico GastroenterologistaPublicado em 19/01/2024, às 16:09 - Atualizado em 11/04/2024, às 18:02

colite ulcerativa

A colite ulcerativa é uma condição inflamatória que pode impactar significativamente a vida do indivíduo, alterando desde o apetite ao funcionamento do sistema digestivo. A diarreia é um sintoma comum, tendo a característica de persistir por mais de quatro semanas.  A partir de agora esclarecemos os principais aspectos da doença: causa, sintomas, diagnóstico e tratamento.

O que é colite ulcerativa? 

É um tipo de doença inflamatória intestinal, que normalmente causa uma inflamação do intestino grosso, onde ocorre a fase final da digestão. Geralmente, ela se inicia no reto e se estende ao longo de todo o intestino grosso. 

Agendar consulta on-line 

Colite ulcerativa e retocolite ulcerativa: tem diferença? 

Não existe diferença entre colite ulcerativa e retocolite ulcerativa. São apenas dois nomes para a mesma doença. O nome retocolite ulcerativa tem sido mais usado, pois a doença normalmente se inicia no reto e depois se estende para o restante do intestino grosso. 

O que causa colite ulcerativa? 

A inflamação ocorre após a exposição do corpo a algumas infecções intestinais e também a determinadas substâncias ainda não completamente mapeadas.

A colite ulcerativa é uma doença de origem imunológica, mas não necessariamente uma doença autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico ataca o próprio organismo.  

O que acontece é que o paciente tem uma predisposição genética a ter essa inflamação, que não é causada apenas por um gene, mas vários genes, o que chamamos de doença poligênica.  

Quais são os sintomas de colite ulcerativa? 

Entre os sintomas mais comuns da colite ulcerativa, podemos destacar:  

  • Dor abdominal  
  • Diarreia com sangue 
  • Sensação e urgência para evacuar 
  • Perda de peso 
  • Sensação de dor no reto 
  • Evacuação dolorosa 
  • Anemia 
  • Deficiência de ferro 
  • Perda de apetite 

Como é feito o diagnóstico? 

Além do conjunto de sinais e sintomas relatados pelo paciente, o diagnóstico da colite ulcerativa pode ser feito por meio da colonoscopia, sendo um importante exame para o diagnóstico, pois ele vai mostrar se há uma inflamação do intestino grosso.   

Além disso, a biópsia pode desempenhar um papel importante, tanto para confirmar o diagnóstico quanto para excluir outras causas de diarreia  

Qual é o tratamento para colite ulcerativa? 

O tratamento é feito com medicamentos que reduzem a inflamação intestinal atuando na imunidade, como os imunossupressores, corticoide e imunobiológicos.

Vale ressaltar que não existe uma dieta específica voltada ao problema, ou seja, nenhum tipo de tratamento com alimentação tem uma atuação direta por si na doença intestinal. Apesar disso, é fundamental o acompanhamento nutricional para a manutenção da saúde do indivíduo acometido por essa condição.

Também é importante lembrar que o paciente precisa ser acompanhado com regularidade por um médico para saber se a doença está sendo controlada. 

Qual especialista procurar? 

O especialista mais indicado para o diagnóstico e tratamento da colite ulcerativa é o gastroenterologista clínico, de preferência com experiência em acompanhar pacientes com doenças inflamatórias intestinais, já que é uma doença menos comum do que as doenças digestivas de maneira geral.  

Agendar consulta on-line 

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas