nav-logo
Compartilhe

    Ecodopplercardiograma: o que é e como se preparar

    O ecodopplercardiograma é um ultrassom do coração. Ele possibilita avaliar o tamanho do órgão, eventuais anormalidades nas suas estruturas e o fluxo sanguíneo.

    Por Tiemi OsatoPublicado em 23/06/2023, às 16:49 - Atualizado em 02/10/2023, às 16:36

    ecodopplercardiograma

    Agendar exame

    O ecodopplercardiograma é, quase sempre, o primeiro exame de imagem utilizado para avaliar o coração. A partir dele, é possível obter informações sobre o tamanho do órgão, suas estruturas e a quantidade de sangue que ele está bombeando e recebendo. 

    O que é ecodopplercardiograma? 

    O ecodopplercardiograma é um exame diagnóstico que funciona como um ultrassom. Ele é capaz de fornecer várias imagens do coração, ajudando a detectar eventuais anormalidades da anatomia e da funcionalidade desse órgão. 

    Para que serve o ecodopplercardiograma? 

    O ecodopplercardiograma tem uma aplicação vasta, sendo usado em praticamente todos os casos nos quais pode haver uma doença do coração. Ele pode ser solicitado quando o paciente tem: 

    • Problema nas válvulas cardíacas; 
    • Hipertensão; 
    • Risco de infarto; 
    • Doenças do músculo do coração; 
    • Problemas no pericárdio (membrana que envolve o coração). 

    Vale destacar que o ecodopplercardiograma é especialmente útil para pacientes com doenças relacionadas às válvulas cardíacas. Esse exame auxilia não só a identificar a patologia, mas também a definir o melhor tratamento. 

    Agendar exame

    Tipos de ecodopplercardiograma 

    Existem diferentes modalidades de ecodopplercardiograma — e cada uma delas se encaixa melhor em determinados cenários clínicos. 

    Ecodopplercardiograma transtorácico 

    O ecodopplercardiograma transtorácico é a modalidade mais tradicional. Para realizar o ultrassom, é necessário aplicar um gel no tórax do paciente. Com o indivíduo deitado e sem camiseta, o médico passa o transdutor pelo lado esquerdo do peito e, assim, capta uma série de imagens do coração. 

    É possível observar o tamanho do órgão, como ele está contraindo e de que forma estão ocorrendo os fluxos sanguíneos. 

    Ecodopplercardiograma transesofágico 

    O ecodopplercardiograma transesofágico fornece uma melhor visualização dos átrios, que ficam localizados na parte posterior do coração. Essa modalidade de ecodopplercardiograma costuma ser solicitada quando: 

    • O ecodopplercardiograma transtorácico gera alguma dúvida diagnóstica; 
    • O objetivo é avaliar problemas congênitos, como a comunicação interatrial (CIA); 
    • Há suspeita de que um AVC foi causado por um coágulo dentro do coração. 

    Normalmente, o paciente faz dois exames no mesmo dia: primeiro o ecodopplercardiograma transtorácico e, em seguida, o transesofágico.  

    No transesofágico, o médico insere uma sonda que passa pelo esôfago (canal que liga a boca ao estômago) do paciente. Para isso, o indivíduo é sedado por meio de uma medicação aplicada na veia. 

    Ao término do exame, é preciso permanecer um tempo no laboratório para recuperar completamente a consciência. Além disso, como há sedação, recomenda-se que a pessoa não dirija e nem realize atividades que demandem muito cuidado após o ecodopplercardiograma transesofágico. 

    Ecodopplercardiograma com estresse 

    O ecodopplercardiograma com estresse ajuda na investigação de alterações relacionadas à sobrecarga do coração, ou seja, que ficam aparentes quando ele bate mais forte e mais rápido. O exame é indicado sobretudo para: 

    • Identificar pacientes com potencial risco de infarto (principalmente entre os portadores de doença arterial coronariana); 
    • Avaliar doenças valvares. 

    Ao chegar na sala do exame, o paciente faz o ecodopplercardiograma transtorácico em condições normais. Depois, o coração é submetido ao estresse. Isso pode ocorrer via medicação ou atividade física (bicicleta ou esteira ergométrica). 

    Com o coração sobrecarregado, o indivíduo realiza novamente o ecodopplercardiograma transtorácico. Dessa forma, o médico consegue comparar as características do órgão com e sem estresse. 

    Ecodopplercardiograma fetal 

    O ecodopplercardiograma fetal é recomendado para a maior parte das grávidas, sendo realizado geralmente depois do primeiro trimestre de gestação. 

    Para que serve o ecodopplercardiograma fetal? 

    Esse exame serve para avaliar o coração do feto ainda dentro do útero da mãe. Ele é importante para descartar a presença de problemas ou, então, havendo alguma anormalidade, auxiliar no diagnóstico e no planejamento do tratamento. 

    O ecodopplercardiograma fetal é especialmente indicado em casos de: 

    • Alteração ou má formação no ultrassom morfológico do bebê; 
    • Grávidas com cardiopatia congênita; 
    • Mulheres que já tiveram filhos com problema no coração. 

    Como é feito o ecodopplercardiograma fetal? 

    O ecodopplercardiograma fetal funciona como um ultrassom. A gestante fica deitada em uma maca enquanto o médico passa o transdutor pela barriga dela, buscando o coração do feto. 

    Qual o preparo para fazer o ecodopplercardiograma? 

    O preparo depende do tipo de exame. O ecodopplercardiograma transtorácico e o ecodopplercardiograma fetal não exigem nenhum preparo específico. 

    Já para realizar o ecodopplercardiograma transesofágico ou o ecodopplercardiograma com estresse, é necessário estar em jejum (de 6 horas no primeiro caso e de 4 horas no segundo). 

    Se o indivíduo for fazer o ecodopplercardiograma com estresse, também pode ser preciso suspender algumas medicações para que elas não interfiram no resultado do exame. 

    Além disso, recomenda-se que a pessoa não fume e não consuma café e derivados (como chocolate e chá) nas 12 horas que antecedem o ecodopplercardiograma com estresse. 

    Onde fazer o ecodopplercardiograma 

    Para consultar preços, obter mais informações sobre o ecodopplercardiograma e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav. 

    Agendar exame

    Fonte: Dr. Rodrigo Barretto, coordenador de Ecocardiografia da Dasa

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar exame