nav-logo
Compartilhe

    Epididimite: inflamação acomete o sistema reprodutor masculino

    A condição afeta principalmente homens entre 18 e 35 anos.

    Por Raquel RibeiroPublicado em 24/02/2025, às 11:05 - Atualizado em 24/02/2025, às 12:26

    Epididimite

    A epididimite é uma inflamação no epidídimo, estrutura localizada sobre os testículos que desempenha um papel fundamental no sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela maturação e armazenamento dos espermatozoides. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

    Epididimite: o que é?

    A epididimite é uma condição inflamatória que acomete o epidídimo. Em casos mais graves, a inflamação pode se estender aos testículos, dando origem a uma complicação conhecida como orquiepididimite. Geralmente, afeta homens entre 18 e 35 anos.

    O que causa a epididimite?

    Entre as causas mais comuns estão infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorreia, infecções urinárias e prostatite. Outras origens possíveis incluem tuberculose, traumas na região genital e alterações anatômicas nos testículos.

    Sintomas da epididimite

    Os sintomas da epididimite podem variar em intensidade sendo os mais comuns: dor à palpação, febre, secreção uretral e ardência ao urinar. Quando acomete o testículo podemos observar aumento do volume dos testículos e em alguns casos surgimento de gânglios na região da virilha.

    Qual médico procurar?

    O especialista indicado para diagnosticar e tratar uma epididimite é o urologista, profissional treinado para diagnosticar e tratar condições do sistema urinário e reprodutivo masculino.

    Exames que auxiliam no diagnóstico

    Primeiramente, é realizada uma avaliação clínica, incluindo anamnese e exame físico. Para confirmar o diagnóstico e identificar a causa da inflamação, exames complementares podem ser solicitados, como:

    • Exames de urina;
    • Ultrassonografia com doppler;
    • Tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

    Agendar Exames

    Formas de prevenir a epididimite

    O uso de preservativos durante relações sexuais é fundamental para reduzir o risco de infecções sexualmente transmissíveis, uma das principais causas da epididimite.

    Além disso, manter a vacinação em dia, adotar boas práticas de higiene pessoal e tratar prontamente qualquer tipo de infecção também são medidas importantes.

    Tratamento para a epididimite

    O tratamento da epididimite é personalizado e orientado por um urologista, levando em consideração a gravidade dos sintomas e a causa da inflamação. Quando a condição é causada por uma infecção, são frequentemente prescritos antibióticos, que devem ser utilizados conforme a orientação médica.

    Para aliviar o desconforto, recomenda-se repouso, evitar esforços físicos e aplicação de compressas de gelo na região afetada. Além disso, o médico pode indicar anti-inflamatórios e analgésicos, para promover maior bem-estar durante a recuperação.

    Na maioria dos casos, os sintomas apresentam melhora significativa em cerca de duas semanas, mas situações mais complexas podem levar até três meses para a recuperação completa. Em casos raros, quando a causa está relacionada as alterações anatômicas ou não responde ao tratamento clínico, pode ser necessária intervenção cirúrgica.

    Agendar Exames

     

    Fonte: Dr. Eduardo Oliveira – Médico urologista

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar Exames