Exame BNP: saiba quando ele é indicado
O exame BNP (peptídeo natriurético cerebral) avalia problemas no coração – em especial, insuficiência cardíaca – por meio da análise de uma amostra de sangue do paciente. Continue a leitura para entender melhor como ele é realizado e quando é […]

O exame BNP (peptídeo natriurético cerebral) avalia problemas no coração – em especial, insuficiência cardíaca – por meio da análise de uma amostra de sangue do paciente. Continue a leitura para entender melhor como ele é realizado e quando é indicado.
Neste artigo, você vai ler:
Exame BNP (peptídeo natriurético cerebral): o que é?
O exame BNP mede os níveis da proteína Peptídeo Natriurético tipo B no sangue. Essa proteína é produzida pelo coração e liberada em maiores quantidades quando o órgão está sob estresse e funcionando de forma anormal (sob altas pressões de enchimento), como em casos de infarto e insuficiência cardíaca.
Para que serve o exame BNP?
O exame é utilizado principalmente para diagnosticar e/ou confirmar a ocorrência de insuficiência cardíaca, além de auxiliar no monitoramento da eficácia do tratamento em pacientes que já foram diagnosticados com essa condição.
Além de detectar insuficiência cardíaca, o exame BNP também pode auxiliar na avaliação de outras condições cardíacas, como miocardiopatias de diferentes etiologias, e contribuem no prognóstico e suspeição clínica.
Diferenças entre os exames BNP e NT-proBNP
Tanto o BNP como o NT-proBNP (peptídeo natriurético tipo B N-terminal) são utilizados para descobrir problemas cardíacos, mas não são intercambiáveis – ou seja, não devem ser usados em conjunto – e têm usos distintos.
O BNP pode sofrer alteração se o paciente fizer uso de inibidores de neprisilina, um medicamento comumente utilizado para o tratamento da insuficiência cardíaca. Por isso, nesses pacientes, o exame BNP não é um marcador confiável, já que pode dificultar a visualização do grau real de disfunção cardíaca.
Como o NT-proBNP é uma forma inativa do peptídeo, ele não é influenciado pela medicação. Por isso, pacientes que fazem uso desse medicamento devem ser acompanhados exclusivamente pelo exame dos níveis de NT-proBNP.
Preparo
Normalmente, o exame BNP não requer preparo específico nem jejum antes de ser realizado. No entanto, em alguns casos, o médico cardiologista pode solicitar que o paciente não pratique atividade física ou consuma bebida com cafeína nas horas anteriores ao exame para garantir um resultado mais preciso.
Como o exame é feito?
O exame BNP é um procedimento rápido e minimamente invasivo e realizado por meio de uma coleta simples de sangue. A amostra é então enviada para um laboratório, onde os níveis de BNP no sangue são analisados.
Exame BNP: preço e onde agendar
Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de BNP, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.
Exame BNP em casa
Exames como o BNP também podem ser realizados em segurança, no conforto do seu lar ou da sua empresa sem custo adicional. Para obter mais informações sobre coleta domiciliar, consultar preços e/ou localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossos canais de agendamento online.
Fonte: Dr. Gianfranco Zampieri – Médico patologista
Revisão: Clarisse Ponte