nav-logo
Compartilhe

    Exercícios para perder barriga funcionam mesmo?

    Atividades que prometem eliminar essa gordura, infelizmente, não são tão eficazes

    Por Danielle SanchesPublicado em 28/10/2022, às 11:25 - Atualizado em 25/05/2023, às 21:09
    Imagem: Shutterstock

    Basta uma busca rápida por qualquer rede social para encontrar milhares de exercícios “milagrosos” que prometem enxugar a barriga em poucos dias. Para a tristeza da nação, no entanto, essas receitas não são garantia de sucesso. 

    Mas, antes de acabar com as suas esperanças, precisamos entender por que acumulamos tanta gordura justamente na região abdominal. Seria um truque evolutivo? Um pesadelo estético? Uma brincadeira de mal gosto da natureza? Siga a leitura e vamos explicar tudo. 

    Por que acumulamos gordura na barriga?

    Existem diversos fatores que influenciam no acúmulo de gordura que vai gerar a famosa “pochete”, como hereditariedade e até o efeito dos hormônios no corpo. 

    No geral, no entanto, a explicação é simples: a região da barriga tem uma grande concentração de células adiposas. Por isso, quando estamos acima do peso, elas costumam ficar mais cheias – e isso aumenta nossa barriga. 

    É claro que nem todo mundo vai ter um abdômen avantajado em excesso. Aí entra a herança genética: corpos no formato de maçã, por exemplo, tendem a acumular mais gordura na região abdominal do que os em formato pêra, que acabam tendo mais gordura estocada na região dos quadris. 

    Outro fator importante é o estresse. É que, quando estamos estressados, o nível de cortisol, um hormônio que nos prepara para lutar ou fugir, aumenta. Só que, quando ficamos com ele muito tempo circulando no corpo, a tendência é que o organismo guarde energia para garantir combustível para essa reação de luta – e o estoque vai justamente para a nossa barriga. 

    A questão é apenas estética?

    Infelizmente, não. É claro que muitas pessoas se sentem incomodadas com o acúmulo de gordura localizada apenas na barriga, pois isso foge ao padrão estético vigente na nossa sociedade. 

    No entanto, a gordura intra-abdominal também pode ser um indicativo importante sobre a quantas anda a sua saúde. 

    Diversos estudos já indicam que a circunferência abdominal, quando acima do considerado saudável, pode aumentar o risco para doenças como infarto, problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

    Então, exercícios para perder barriga não funcionam?

    Pois é, não funcionam. Abdominais ou qualquer outro exercício que promete eliminar gordura localizada – em qualquer parte do corpo – não funcionam pois não se pode predizer em que local vamos eliminar gordura. 

    O que ocorre é que, quando fazemos abdominais, por exemplo, estamos fortalecendo a musculatura daquela região, o que tende a melhorar a aparência tanto por tonificar a musculatura como por melhorar a postura. 

    Mas, assim como no processo de engordar, a genética é que determina em qual parte do corpo vamos eliminar mais gordura e onde vamos manter o estoque adiposo alto. 

    O que fazer para perder barriga?

    A resposta já é conhecida: alimentação equilibrada e praticar atividade física. A recomendação é que se pratique pelo menos 30 minutos de atividade intensa a moderada todos os dias para ajudar no controle de peso – que, de quebra, vai beneficiar a queima de gordura abdominal também. 

    Os treinos de força também são importantes, já que o aumento de massa muscular eleva também o gasto calórico do organismo (precisamos de energia para manter músculos grandes!) e, portanto, contribui também para o processo de emagrecimento. 

    Fontes: Páblius Staduto Braga, médico do esporte, diretor do laboratório de ergoespirometria e calorimetria do Hospital 9 de Julho; Janaina Candido, educadora física e personal trainer. 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também