A falta de sono pode nos deixar egoístas?
Estudo mostra que o egoísmo é mais um reflexo da privação de sono
Os sintomas clássicos da privação de sono a gente conhece bem, né? Cansaço, letargia, falta de foco, irritação, entre outros. Mas o que um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia sugere é que o sono insuficiente está nos deixando mais egoístas.
Neste artigo, você vai ler:
Na primeira etapa do estudo, que analisou o cérebro de 24 voluntários por meio de uma ressonância magnética, o intuito era descobrir se essas pessoas continuariam empáticas após oito horas de sono e depois de uma noite sem dormir. O resultado comprovou que aquelas áreas do cérebro que deixam as pessoas empáticas estavam menos ativas após uma noite sem dormir.
Na segunda etapa, o estudo foi feito on-line e contou com mais de 100 pessoas. Foram mensurados, durante quatro noites, aspectos como: qualidade e duração do sono, quantidade de vezes que os voluntários acordaram durante a noite, e vontade que os participantes sentiram de ajudar o próximo em atitudes simples do dia a dia, como segurar a porta do elevador, por exemplo. A conclusão foi que aqueles que tiveram uma noite de sono ruim no dia anterior foram justamente os que relataram estar menos dispostos a ajudar as outras pessoas no dia seguinte.
Já na terceira parte do estudo, a análise foi feita em um banco de dados com 3 milhões de doações de caridade realizadas nos Estados Unidos entre 2001 e 2016. Os pesquisadores notaram que o espírito caridoso das pessoas diminuiu em 10% o número de doações, no período de transição para o horário de verão, onde ocorre a redução de uma hora de sono, fato que não foi observado nos locais em que não houve a mudança nos ponteiros dos relógios.
A verdade é que o sono está inteiramente relacionado ao nosso humor. Sendo assim, conforme a privação se torna recorrente, é natural que o indivíduo fique mais irritado, menos participativo e cada vez menos empático. Por isso, o sono de qualidade causa exatamente o resultado inverso: deixa as pessoas mais bem-humoradas e criativas,refletindo diretamente no convívio social.
Veja outros problemas que a falta de sono pode trazer para a sua saúde a curto prazo:
Mas afinal, qual a importância do sono para a sua saúde?
Segundo a ABS (Associação Brasileira do Sono) é durante o sono que diversos processos cognitivos acontecem, como a consolidação da memória, atenção, raciocínio, percepção visual e processos metabólicos com a secreção de hormônios, como a serotonina.Portanto, dormir bem é fundamental, pois assim você poderá ter um melhor desempenho físico e mental, uma vez que o sono tem funções reparadoras e de conservação de energia.
Agora que você já sabe da importância de uma boa noite de sono, veja como melhorar a qualidade e evitar qualquer impacto negativo da privação dele em sua rotina. Acompanhe!
1) Tenha horários regulares
O horário de dormir e acordar devem ser regulares e a recomendação vale também para o fim de semana. Portanto, se você tem costume de dormir um pouquinho a mais no fim de semana, saiba que esse horário não deve variar em mais de duas horas.
2) Diminua os estímulos antes de dormir
Esqueça a ideia de dar aquela olhadinha nas redes sociais antes de dormir. Sugere-se que desligue a televisão e não use o celular cerca de 40 minutos antes de ir pra cama. A alternativa então pode ser ler um livro.
Isso porque a luz emitida pelos aparelhos, principalmente a azul, é mais prejudicial para o sono. Vale lembrar que a necessidade de diminuir os estímulos antes de dormir pode variar de uma pessoa para outra.
3) Vá para cama só quando tiver sono
Ficar na cama sem sono pode dificultar o adormecer. Além disso, é quase inevitável para algumas pessoas, ficar pensando e remoendo problemas enquanto o sono não vem. Ao invés disso, faça uma atividade relaxante e vá para a cama somente quando estiver com sono.
4) Evite substâncias estimulantes antes de dormir
Bebidas como café ou até o hábito de fumar devem ser evitados até 4 horas antes de dormir. Para se ter uma ideia, o café pode ficar em ação no cérebro por até 7 horas, dependendo da pessoa. Portanto, substitua por outra bebida ou evite após às 16h, por exemplo.
5) Tenha um ambiente agradável
Ações como deixar o quarto escuro e silencioso, além de mantê-lo em uma temperatura ideal podem ser fundamentais para uma boa noite de sono.
6) Evite refeições pesadas antes de dormir
Opte por jantar, por exemplo, no mínimo 2 horas antes de deitar-se. Contudo, lembre-se que na cama não é local para comer ou trabalhar. Ou seja, reserve a cama apenas para dormir.
Fonte: Andrea Bacelar, neurologista, especialista em Medicina do Sono, diretora da Clínica Bacelar/RJ e vice-presidente da Associação Brasileira do Sono – Regional Rio de Janeiro.