nav-logo
Compartilhe

    Hérnia inguinal: condição requer tratamento cirúrgico

    Correção da hérnia pode ser feita por um cirurgião do aparelho digestivo, cirurgião geral ou proctologista

    Fonte: Dra. Vanessa PradoMédica coloproctologista e cirurgião do aparelho digestivoPublicado em 27/11/2023, às 11:43 - Atualizado em 28/11/2023, às 11:42

    hernia ingual

    Agendar consulta online

    A hérnia inguinal é um dos tipos de hérnia mais comuns. Ela é mais frequente em homens e pode ser corrigida de maneira cirúrgica. 

    O que é hérnia inguinal?  

    A hérnia inguinal é uma condição na qual parte de um órgão intestinal (como uma alça do intestino) escapa da cavidade abdominal para a região da virilha. 

    O que causa hérnia inguinal?  

    A hérnia inguinal é causada pela ruptura das fibras do tecido que compõe a parede abdominal, originando uma abertura na região. 

    Esse orifício pode surgir em função de diferentes fatores, incluindo problemas congênitos, perda de colágeno, excesso de esforço físico, entre outros. 

    Quais são os sintomas de hérnia inguinal?  

    O principal sintoma da hérnia inguinal é a dor na região da virilha, que também pode apresentar inchaço. Essa dor costuma se intensificar quando o paciente faz algum tipo de esforço – para agachar, pegar peso na academia, urinar ou evacuar, por exemplo. 

    Em quadros mais graves, quando o quadro de hérnia é complicado por condições como seu encarceramento (ou aprisionamento do intestino) ou mesmo isquemia da alça intestinal, é possível que a hérnia inguinal provoque vômitos e impeça o indivíduo de eliminar gases e fezes. 

    Agendar consulta online

    Como é feito o diagnóstico?  

    O diagnóstico da hérnia inguinal é feito por meio do exame físico realizado em consultório médico, sendo confirmado por exames de imagem. 

    Geralmente, o especialista solicita um ultrassom. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer à tomografia. 

    LEIA MAIS: Ultrassom de abdome total: o que detecta?  

    Tratamento para hérnia inguinal  

    O tratamento para hérnia inguinal é cirúrgico. Os objetivos são fazer com que o órgão herniado retorne para a cavidade abdominal e fechar o orifício presente na parede do abdômen. 

    O procedimento pode ser feito eletivamente, ou seja, agendado, ou, em situações de complicação da hérnia inguinal, pode haver a necessidade de cirurgia de urgência. 

    Como é feita a cirurgia para hérnia inguinal?  

    A cirurgia de hérnia inguinal pode ser realizada por videolaparoscopia ou de forma aberta. 

    A videolaparoscopia é considerada simples: o médico faz três furinhos na região abdominal e trabalha com pequenos instrumentos no organismo do paciente. 

    Já nos casos em que se opta pela cirurgia aberta, é necessário realizar um corte maior na região da virilha para solucionar o problema. 

    Qual médico procurar?  

    A hérnia inguinal pode ser operada pelo cirurgião do aparelho digestivo, pelo cirurgião geral ou pelo proctologista. 

    Agendar consulta online

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online