HPV na boca: entenda o que é, quais os sintomas e como tratar
Sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas
O HPV na boca passou a acontecer mais frequentemente nas últimas décadas, tanto em homens quanto em mulheres, devido a um significante aumento no número de infectados pelo papilomavírus humano.
Neste artigo, você vai ler:
Até o momento, já foram identificados 184 tipos de HPV. Dentre eles, 24 estão associados a lesões orais. Entenda o que é o vírus, quais são os sintomas e como deve ser tratado.
O que é HPV na boca?
O HPV é um DNA vírus que possui tropismo por pele e mucosas do organismo.
Quando está presente na mucosa oral, as manifestações clínicas mais frequentes são condiloma, papiloma e verruga na cavidade oral. São causados principalmente pelo HPV 6 e 11.
O vírus é encontrado em lesões da cavidade oral e nasal, na conjuntiva, seios paranasais, laringe, mucosa traqueobrônquica, esôfago. Pode também estar na uretra, trato anogenital e pele.
Quais os sintomas de HPV na boca?
Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.
Como tratar HPV oral?
Saber como tratar HPV dependerá da lesão, podendo ser utilizado tanto um tratamento clínico quanto cirúrgico.
No tratamento clínico, são utilizados agentes cáusticos, capazes de produzir destruição tecidual.
No tratamento cirúrgico é necessária uma excisão cirúrgica, que pode ser elétrica ou a laser.
HPV na boca é contagioso?
Sim. A transmissão ocorre através de autoinoculação, beijo e da prática de sexo oral. Muitos fatores podem estar atrelados ao risco de infecção pelo vírus, como muitos parceiros sexuais, o uso abusivo de cigarro, tabaco e álcool e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Existe tratamento caseiro para HPV na boca?
A automedicação nunca é indicada e não deve ser feita. O ideal é que, em caso de suspeita da doença, a pessoa procure um médico especialista que saberá indicar o melhor tratamento para a cura da infecção.
Qual médico devo procurar para saber se tenho HPV na boca?
O médico mais indicado para tratar o HPV bucal é um infectologista, que será capaz de analisar a lesão e recomendar os próximos passos para o diagnóstico e tratamento.
O diagnóstico do papilomavírus humano na mucosa oral é feito pelo exame clínico e exames como citologia, biópsia, imuno-histoquímica, hibridização do DNA, captura híbrida e PCR (polimerase chain reaction, traduzindo, reação em cadeia de polimerase).
A vacina previne o HPV na boca?
Sim, tanto a vacina contra HPV quadrivalente quanto a HPV nonavalente previnem infecções orais pelo vírus.
A HPV quadrivalente contém partículas semelhantes aos vírus dos tipos 6, 11, 16 e 18.
Já a vacina HPV nonavalente confere proteção contra os HPV 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.
A vacina HPV nonavalente confere uma maior proteção contra o HPV na boca, acima de 95%.