nav-logo
Compartilhe

    Musculação ajuda a emagrecer; entenda como

    Atividade, quando praticada regularmente, traz diversos benefícios para a saúde

    Por Raquel RibeiroPublicado em 13/07/2023, às 15:31 - Atualizado em 12/04/2024, às 12:04

    Musculação emagrece

    Fonte: Felipe Borges Trama, profissional de educação física e educador físico de São Paulo/SP. 

    Uma prática que melhora a postura, previne lesões, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, diminui dores posturais, reduz o risco para doenças como diabetes e dislipidemia, além de melhorar a autoestima.  

    Parece até mentira que exista uma única modalidade que ofereça tudo isso. Mas a musculação consegue entregar todos esses benefícios. E se já não sobrassem razões para você inserir de vez essa prática na sua rotina, vamos adicionar mais um: musculação emagrece. 

    Afinal, musculação ajuda a emagrecer?

    Sim, a musculação ajuda a perder peso. A principal razão disso é que ela estimula o ganho de massa magra, também chamada de massa muscular, enquanto permite a perda de gordura.  

    A massa muscular é importante para ajudar na sustentação do nosso esqueleto e ainda para manter o metabolismo alto – sim, músculos desenvolvidos consomem muita energia!  

    Outra vantagem da musculação é que o gasto calórico do exercício pode se manter alto por até 72 horas após o treino graças a um processo chamado de EPOC (sigla em inglês para Consumo Excessivo de Oxigênio Pós Exercício). 

    Saiba como aproveitar melhor esses benefícios a seguir.  

    Clique aqui para agendar nutricionista online

    Exercícios para o emagrecimento

    Embora a musculação tenha diversos exercícios para trabalhar cada grupo muscular, quando se trata de emagrecimento, não há nenhum específico para a perda de peso, principalmente quando nos referimos à gordura localizada. 

    Por isso, se a ideia é emagrecer treinando, é preciso analisar o tempo de sessão disponível para otimizar ao máximo a intensidade dos estímulos e o número de músculos ativados. 

    Ou seja, se os treinos irão ocorrer em duas ou três sessões semanais de no máximo 60 minutos (padrão observado nas academias), a melhor alternativa é utilizar exercícios mais complexos envolvendo mais de um grupo muscular. 

    Um exemplo prático: ao invés de realizar um exercício de cadeira extensora (que utiliza apenas o quadríceps na execução), pode-se optar pelo agachamento ou afundo (que trabalham os quadríceps, glúteo e o core, na região do tórax). Assim, com mais músculos trabalhando, o gasto calórico da sessão será maior.  

    Quando os resultados da musculação aparecem?

    A pergunta que não quer calar: em quanto tempo é possível notar o emagrecimento?  

    Em primeiro lugar, é importante que você saiba que cada corpo responde de uma maneira distinta à prática da musculação. Geralmente, são necessários pelo menos dois meses para o aparecimento dos resultados, tanto nas roupas como ao se olhar no espelho. 

    Vale lembrar que alguns homens costumam apresentar resultados mais rápidos que as mulheres por conta de características biológicas, como o fato de terem 20% mais músculos no corpo. No entanto, existe uma grande parcela do público feminino que não só acompanha o ritmo como até ultrapassa os resultados masculinos. 

    Contudo, é fundamental que o aluno consiga romper a barreira de tempo, entre o segundo e terceiro mês de treino, pois é onde a maioria acaba desistindo. 

    Quando e quanto treinar?

    A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a prática de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade física vigorosa toda semana.  

    Já a recomendação de profissionais da área é de que ao menos duas sessões semanais de 60 minutos são necessárias para bons resultados, podendo estas serem divididas em até três sessões de 40 minutos, para casos de pessoas que têm a agenda mais cheia, por exemplo. 

    +LEIA TAMBÉM: 5 benefícios da musculação para a sua saúde 

    Diga não às recompensas!

    Malhou a semana toda e pensou em se recompensar pelo esforço com um docinho? É melhor repensar essa ideia! Afinal, para dar resultado, a musculação precisa ser acompanhada de mudanças nutricionais.  

    Sendo assim, cair em pensamentos como “só hoje vou comer um chocolate” pode não ser uma boa alternativa após uma semana de atividades, por exemplo. 

    Lembre-se de que é a constância dos exercícios e bons hábitos que te levarão aos melhores resultados, e não as atividades isoladas ou sazonais. 

    Quais são os principais cuidados com a musculação?

    Agora que já explicamos como é possível emagrecer com a musculação, é hora de saber quais os cuidados para iniciar a prática com segurança: 

    Orientação profissional

    Existem diversos especialistas habilitados para iniciar o treinamento para pessoas de todas as idades. Portanto, antes de começar, procure um profissional especializado da área de educação física, por exemplo.  

    Informações duvidosas

    Sejam elas de sites ou de “influenciadores da moda”, a dica é evitar seguir treinos e/ou recomendações de fontes duvidosas. Com uma boa pesquisa, é possível achar diversos materiais de profissionais com alta competência técnica disponibilizados gratuitamente em suas redes sociais e outras plataformas digitais. 

    Respeite seus limites

    Um dos objetivos da musculação é o de prevenir acidentes e lesões. Portanto, se concentre nas orientações de seu professor para executar os exercícios corretamente. Além disso, evitar a sobrecarga é fundamental para não prejudicar sua coluna e as articulações. 

    Consulte um nutricionista

    O acompanhamento de um nutricionista também pode ajudar a conquistar melhores resultados. Sabia que você pode agendar uma consulta on-line com o nutricionista pelo Nav? Acesse a plataforma para saber mais.

    Clique aqui para agendar nutricionista online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também