O que é telemedicina e como ela funciona
Modalidade oferece diversos benefícios tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde
Fonte: Flávia Vidal, mastologista do Hospital Brasília
Neste artigo, você vai ler:
Desde a pandemia de Covid-19, os atendimentos médicos à distância tornaram-se comuns e fundamentais para pacientes do mundo todo. Isso graças à telemedicina, modalidade que, com o uso da tecnologia, permite o atendimento médico à distância.
A telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância, independentemente do instrumento utilizado para esse contato (como computadores, tablets e smartfones). E a chamada teleconsulta (ou consulta virtual) é apenas uma de suas modalidades.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue por aqui para descobrir o que é telemedicina, como ela funciona e quais são os principais benefícios dessa prática.
O que é telemedicina
A telemedicina usa os recursos tecnológicos e de comunicação em uma plataforma, como computadores, tablets e smartphones, para realizar o atendimento médico à distância de forma mais acessível.
De forma geral, a telemedicina é um termo geral que abrange as diferentes formas com que um médico pode se comunicar e fazer o atendimento dos pacientes.
O médico usa a tecnologia da informática e telecomunicações para facilitar a troca de informações, aumentar a disponibilidade de diagnósticos e agilizar os tratamentos.
Portanto, envolve consulta e assistência médica à distância, encaminhamento para exames de urgência ou rotina, além de acompanhamentos, diagnósticos, encaminhamentos, entre outras ações.
Na prática, é bem simples: a prestação remota de serviços de saúde pode ser realizada por chamadas telefônicas, chats de vídeo, e-mails e mensagens de texto.
Benefícios da telemedicina
A telemedicina oferece diversos benefícios tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde. Entre eles, estão:
- Diminuição de barreiras geográficas
Aumenta o acesso a médicos especialistas, mesmo quando o paciente se encontra em uma região mais remota. Não há necessidade de deslocamento para o atendimento. - Diagnósticos mais precisos
Há a possibilidade de contar com a opinião de diferentes profissionais de saúde ao facilitar o acesso a informações de laudos e exames. - Agilidade no atendimento
Muitas redes médicas online oferecem acesso 24 horas por dia, sem necessidade de hora marcada, em casos de atendimento de urgência. - Redução de custos
Como não há necessidade de deslocamento até o hospital ou clínica, reduz-se os gastos do paciente. - Segurança de dados e informações
Os laudos e exames ficam armazenados, o que facilita o acesso às informações do paciente em diversos momentos, num ambiente digital seguro.
Telemedicina no Brasil
No Brasil, a telemedicina se iniciou na década de 1990, com a expansão da internet. Mas a modalidade se consolidou apenas com a pandemia de Covid-19 devido à necessidade de atendimento médico à distância.
Em maio de 2022, o CFM (Conselho Federal de Medicina) regulamentou a prática de telemedicina no país.
O documento define a telemedicina como um meio de exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.
Além disso, desde dezembro de 2022, foi sancionada a lei que define e regulamenta a prática da telemedicina no Brasil. Portanto, os atos do profissional de saúde praticados nessa modalidade passam a ter validade em todo o território nacional.
Quem pode usar a telemedicina
Em geral, o uso de telemedicina é permitido para toda a área médica. De acordo com o CFM, para atuar com a modalidade, o médico deve ser inscrito nos Conselhos Regionais de Medicina e ter a autonomia para decidir se usa a telemedicina na prática médica.
Já em relação a população, não há restrições. Pessoas de todas as faixas etárias, gênero e condições de saúde podem usar a telemedicina. Os pacientes com doenças crônicas, por exemplo, podem se beneficiar do monitoramento remoto.
Vale ressaltar que algumas situações de saúde não são adequadas para o atendimento à distância, e que médico e paciente têm autonomia para decidir ou não pelo uso da telemedicina.
Modalidades de telemedicina
A telemedicina usa metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados. Mas você sabia que ela é dividida em modalidades?
A seguir, veja as principais:
Teleconsulta
Trata-se de uma consulta médica ou com outro profissional de saúde, realizada por meio de plataformas de telemedicina com sistemas de videoconferência. Acontece quando o médico e o paciente estão em locais diferentes. É o chamado médico virtual.
Também é conhecida como consulta virtual e se tornou uma forma segura e eficiente de realizar atendimento especializado sem precisar sair de casa.
Com a teleconsulta, você pode escolher um prestador de cuidados de saúde, marcar o atendimento, realizar a consulta, checar os exames e receber prescrições eletrônicas, por exemplo.
Teleassistência
É um tipo de atendimento assistencial à distância com o objetivo de agilizar o acesso a cuidados médicos em situações de emergências ou fazer o acompanhamento de situações de risco.
Telelaudo
É um laudo médico realizado à distância. Ele é gerado por um profissional da saúde que não se encontra fisicamente próximo ao local onde o exame foi feito.
Semelhante ao laudo tradicional, o telelaudo contém informações sobre o paciente, indica qual exame foi realizado, a hipótese diagnóstica, interpretação do especialista, a conduta que deve ser utilizada. Além disso, o documento também deve ser assinado.