nav-logo
Compartilhe

    Pensamento acelerado: o que é e causas

    Fluxo aumentado de ideias pode ter conteúdo tanto com viés positivo como negativo

    Por Tiemi OsatoPublicado em 21/11/2022, às 14:02 - Atualizado em 21/11/2022, às 14:03
    Imagem: Shutterstock

    Pensamento acelerado é como os profissionais da saúde mental denominam o pensamento cuja velocidade está aumentada, com um fluxo de ideias maior do que o habitual.

    O pensamento acelerado pode ser considerado normal se surgir somente em ocasiões pontuais (como uma situação excepcional de sobrecarga) e acabar passando depois que o estresse se encerra.

    Porém, se o pensamento acelerado for duradouro, desproporcional e capaz de atrapalhar a rotina do indivíduo, pode sinalizar que a saúde mental não vai bem.

    Os especialistas identificam o pensamento acelerado por meio da observação do paciente. Alguns indicativos desse fenômeno incluem ritmo de conversação intenso e comportamento inquieto.

    Causas do pensamento acelerado

    “As condições mais ligadas ao pensamento acelerado são as alterações de humor (mania e hipomania), a ansiedade e alguns quadros psicóticos”, afirma o psiquiatra Bruno Nascimento, professor e coordenador da área de Neuropsiquiatria da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

    Vale chamar atenção para o fato de que o pensamento acelerado pode se apresentar de maneiras diferentes a depender do distúrbio ao qual ele está associado. Em todos os casos há um fluxo aumentado e acelerado do pensamento, mas seu teor pode variar.

    Em pacientes com ansiedade generalizada, por exemplo, o pensamento acelerado corresponde a aflições e preocupações.

    “Pode ter um aceleramento dos pensamentos em forma de apreensão, antecipando coisas futuras”, explica Ricardo Torresan, psiquiatra voluntário do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Botucatu.

    Isso difere do que acontece na mania ou hipomania. Esses são estados típicos da bipolaridade, transtorno caracterizado pelas fases da depressão, por um lado, e da mania ou hipomania, por outro.

    Períodos de mania ou hipomania são marcados por autoconfiança excessiva, euforia e hiperatividade. “A pessoa fica muito energizada e positiva, tendo várias ideias ao mesmo tempo e querendo fazer muitas coisas simultaneamente – tanto que às vezes nem consegue finalizá-las”, diz Torresan.

    O que é síndrome do pensamento acelerado

    A síndrome do pensamento acelerado é uma condição descrita pelo psiquiatra Augusto Cury. Ela estaria ligada ao excesso de informação e seria caracterizada por mente agitada, inquietação, dificuldade de concentração, entre outros sintomas.

    No entanto, a síndrome do pensamento acelerado não é reconhecida pela CID-11 (Classificação Internacional de Doenças), da Organização Mundial da Saúde, ou pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), da Associação Americana de Psiquiatria.

    O consenso científico atual enxerga o pensamento acelerado como um sintoma, não como uma síndrome.

    “O conceito de síndrome é mais genérico”, afirma Nascimento. “Falar em síndrome do pensamento acelerado é encarar a questão como um grupo de sintomas que pode ter diversas causas possíveis”, esclarece.

    Como lidar com o pensamento acelerado

    Tratar a doença de base do pensamento acelerado com a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra é o melhor caminho para lidar com esse fenômeno.

    Além de procurar assistência especializada, você pode cuidar melhor da sua saúde mental da mesma forma que deve cuidar do restante do corpo: com alimentação saudável e prática regular de atividades físicas.

    Também vale a pena valorizar seus hobbies e sempre deixar um tempinho na agenda para programações relaxantes.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também