Sexagem fetal: exame para descobrir o sexo do bebê
Exame identifica frações de DNA do bebê no sangue da mãe por meio de biologia molecular
Um dos momentos mais aguardados da gravidez costuma ser a descoberta do sexo do bebê. Se antes isso só acontecia durante o ultrassom obstétrico, hoje, com o exame de sexagem fetal, essa descoberta se dá nas primeiras semanas da gestação.
A seguir, confira detalhes sobre o exame, como é feito e se é seguro tanto para a gestante quanto para o bebê.
Neste artigo, você vai ler:
O que é o exame de sexagem fetal?
O exame de sexagem fetal é um teste laboratorial realizado em gestantes que desejam conhecer o sexo do bebê antes de realizar a ultrassonografia durante o pré-natal.
Com uma análise sanguínea, já é possível saber se o bebê é menino ou menina por meio da avaliação dos cromossomos do feto.
Como o exame de sexagem fetal é feito?
O exame sexagem fetal é bastante simples e realizado como um procedimento de coleta de sangue comum.
A gestante precisa agendar o exame em um laboratório, onde será colhida a amostra de sangue para a análise.
Então, o exame de sexagem identifica frações de DNA do bebê no sangue da mãe por meio de biologia molecular.
Quando o exame aponta a presença do cromossomo Y, que é exclusivo do sexo masculino, sabemos que se trata de um menino. A ausência dele indica a chegada de uma menina.
Por ser um exame de alta sensibilidade, a coleta do sangue dever ser realizada, de preferência, por uma mulher. Isso para evitar a contaminação pelo contato com células que contenham DNA masculino ou cromossomo Y.
O exame dura cerca de cinco minutos. E, em poucos dias, já é possível saber o sexo do bebê.
Como é feita a sexagem fetal em caso de gêmeos?
No caso de gêmeos idênticos, o resultado vale para os dois bebês, já que são do mesmo sexo.
Já no caso de gêmeos que se desenvolvem em placentas separadas, a presença do cromossomo Y indica que pelo menos um deles é do sexo masculino (ou ambos). Já a ausência do cromossomo Y indica que ambas são meninas.
A sexagem fetal é segura?
Sim. Como se trata de uma simples coleta de sangue, a sexagem fetal é considerada segura tanto para a mãe quanto para o bebê. Não há qualquer risco de atrapalhar o desenvolvimento do feto.
Preparação para o exame de sexagem fetal
Não é preciso qualquer tipo de preparo para a sexagem fetal. Porém, a recomendação é que a gestante esteja bem alimentada e hidratada para realizar a coleta de sangue. Não é necessário jejum.
O exame sexagem fetal é bastante seguro e não tem qualquer contraindicação que impeça a sua realização. Sendo assim, pode ser feito por qualquer gestante dentro do período recomendado.
Com quantas semanas pode ser feito o exame?
O exame de sexagem fetal pode ser realizado a partir da 8ª semana de gravidez.
Vale destacar que o ideal é que seja feito após a 11ª semana de gestação, quando há aumento das células fetais presentes no sangue materno. Dessa forma, o resultado será mais assertivo.
Se for realizado no momento indicado, o teste de sexagem fetal tem precisão superior a 99%.
Saiba mais sobre a tabela gestacional.
Valor do exame de sexagem fetal
Para consultar preços, obter mais informações sobre a sexagem fetal e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.
Fonte: Dr. Matheus Beleza, obstetra e diretor médico da Maternidade Brasília