Translucência nucal: o que o exame pode detectar?
Também conhecido como morfológico do 1 trimestre, ele avalia a saúde da gestação em sua fase inicial

Translucência nucal é um exame abrangente que visa avaliar a anatomia fetal do primeiro trimestre, calcular probabilidade das principais trissomias, estimar risco de pré-eclâmpsia, restrição de crescimento intra-uterino e prematuridade.
Nas gestações gemelares, ele visa determinar o número de fetos, corionicidade e sinais precoces de transfusão feto-fetal.
O exame não dá um diagnóstico definitivo. O princípio é selecionar as gestações que apresentam maior risco de doenças com base nas características maternas e biofísicas do feto.
Neste artigo, você vai ler:
Translucência nucal (tn): o que é?
A medida da translucência nucal (TN) corresponde a medida do acúmulo de líquido logo abaixo da pele, na parte posterior do pescoço do bebê. Quanto maior esta espessura da TN, maior o risco de associação com doenças.
Para que serve o exame de translucência nucal?
A avaliação ultrassonográfica da translucência nucal, assim como do osso nasal, frequência cardíaca, comprimento cabeça-nádegas, ducto venoso e da valva tricuspide, servem para estimar a probabilidade de o bebê ter as principais trissomias em valor porcentual, que são as seguintes. Síndrome de Down (Trissomia do 21).
- Síndrome de Patau (Trissomia do 13).
- Síndrome de Edwards (Trissomia do 18).
A transluscência nucal também se relaciona alterações estruturais, que serão avaliadas nos exames morfológicos e ecocardiografia.
Quando o exame de translucência nucal pode ser indicado?
O exame de translucência nucal é indicado para todas as gestantes. É um exame de rotina do pré-natal, não dependendo de qualquer suspeita do médico.
Ele deve ser realizado entre o período de 11 semanas e 3 dias até 14 semanas de gestação, o que corresponde ao comprimento cabeça-nádega (CCN) entre 45 mm e 84 mm. Em geral os médicos consideram o período entre 12 e 13 semanas como o mais favorável para visibilização das estruturas fetais.
Como o exame é feito?
O exame de translucência nucal é feito durante a ultrassonografia pré-natal de rotina. Nele, a gestante se deita em uma maca e o médico aplica um gel sobre a barriga. Em seguida, ele desliza o transdutor do ultrassom sobre a pele. O aparelho emite ondas que geram imagens do feto e do interior do útero.
O profissional de saúde busca a posição adequada para visibilização do bebê, focando a região da nuca para medir o espaço preenchido por líquido.
Translucência nucal aumentada: o que pode indicar?
Os valores de medida da transluscência nucal variam de acordo com o comprimento fetal, quanto maior o feto maior a medida limite para considerar-se a TN normal.
Quando a transluscência nucal é considerada aumentada, eleva-se o risco de o feto ser portador de alguma doença estrutural ou genética. Mas não é um diagnóstico e sim um alerta, pois a maioria dos fetos com TN aumentada ainda são normais.
Diante de um resultado alterado, o médico pode complementar a investigação para confirmar ou afastar a suspeita. Entre eles, podemos ter:
- Teste genético não invasivo (NIPT): analisa o DNA das células da placenta/ bebê, que estão na circulação sanguínea da mãe. Dentre os exames não-invasivos é o de maior sensibilidade e acurácia para avaliação das trissomias.
- Exames invasivos: a coleta de material genético da placenta (pela biopsia de vilo corial) ou de líquido amniótico (pela amniocentese) permite avaliar os cromossomos do bebê pela análise do Cariótipo. Se o médico optar por analisar estruturas menores que o cromossomo, temos os exames: microarray, exoma e genoma, que ampliam o diagnóstico genético a nível dos genes.
- Exames morfológicos e ecocardiográficos: o ultrassom morfológico de segundo trimestre analisa o sistema nervoso central e as extremidades, além da formação do coração, rins e face. O ecocardiograma fetal avalia especificamente as estruturas e o funcionamento do coração do bebê.
Translucência nucal: preço e onde agendar
Para consultar preços, obter mais informações sobre a translucência nucal e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma digital.