nav-logo
Compartilhe

    Sopa pode ser uma refeição nutritiva?

    Para preparar uma sopa saudável opte por vegetais frescos, proteína magra e gorduras “boas”

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 26/07/2022, às 15:47 - Atualizado em 05/05/2023, às 14:27
    Fonte: Shutterstock

    Nada combina mais com as baixas temperaturas do que uma sopa bem quentinha e saborosa. E, além de aquecer o corpo e a alma, elas podem trazer vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, além de água que ajuda na hidratação. 

    Para isso, selecione bem o que coloca na panela: o ideal é que sejam vegetais frescos, temperos naturais e uma fonte de proteína, como carnes magras.  

    Entre as boas opções estão repolho, brócolis, espinafre, cenoura, chuchu e abobrinha. Já os alimentos ricos em carboidratos como batatas e mandiocas, devem ser consumidas com moderação. 

    Ao optar pelo macarrão, escolha os itens na versão integral e, no item gorduras, fique com uma bem saudável: o azeite de oliva, que pode ser utilizado para refogar os temperos, especiarias e demais ingredientes. Ainda podem ser adicionados às sopas, ao final do preparo, ervas aromáticas.   

    O ideal é mergulhar os ingredientes refogados em água fria, para que a desnaturação das proteínas e a passagem dos nutrientes para a água sejam mais lentas e garantam um caldo mais saboroso.  

    A ordem dos ingredientes também é importante: as proteínas animais (carnes) devem ser adicionadas antes dos vegetais e, por último, acrescente as especiarias. 

    Ingredientes que devem ser evitados 

    Quando for escolher os ingredientes da sopa evite alimentos gordurosos como linguiça, paio, carnes gordas e bacon, por exemplo. Evite também queijo parmesão ou creme de leite, que podem ser digeridos mais lentamente.  

    Além disso, a recomendação é evitar as sopas industrializadas (enlatadas, em pó ou que contenham macarrão instantâneo). Nesses casos, elas possuem sódio, gorduras e conservantes em excesso. Sendo assim, o consumo frequente pode contribuir com a obesidade e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.  

    Para todas as horas 

    As sopas podem ser consumidas no almoço e no jantar, em versões quentes ou frias. E para quem acredita que sopa não é janta, segue aqui uma boa notícia: ela é uma excelente opção, já que é fácil de ser digerida à noite.  

    Além disso, há poucas restrições de consumo, ou seja, adultos, crianças, idosos e gestantes podem tomar sopa sem medo.  

    Isso porque, quando preparada adequadamente, oferece nutrientes de todos os grupos alimentares (como proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais) em um único prato.  

    Como possuem bastante água, as sopas ajudam na hidratação do organismo e também na saciedade. Os vegetais e legumes são ricos em água e também fibras.  

    Por conta disso, de forma indireta, pode contribuir com a perda de peso ao diminuir a ingestão de alimentos. Que tal preparar uma sopa hoje? 

    Fonte: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também