nav-logo
Compartilhe

    Varizes: conheça as principais causas e sintomas

    O problema acontece com mais frequência nos membros inferiores e nas mulheres

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 21/09/2023, às 12:16 - Atualizado em 11/04/2024, às 18:42

    varizes

    As varizes são veias dilatadas e tortuosas que aparecem principalmente nas pernas e causam desconfortos.  

    Geralmente, ficam bastante visíveis e saltadas sob a pele. Elas surgem quando as válvulas venosas não funcionam adequadamente, fazendo com que o sangue se acumule nas veias das pernas e pés.  

    Em estágios mais avançados, podem levar a complicações mais sérias, como flebites (inflamações nas veias), feridas e trombose. A seguir, veja detalhes sobre as causas das varizes, como é feito o diagnóstico e formas de prevenção.   

     

    O que são varizes?  

    As varizes são veias que se dilatam ao longo do tempo, tornando-se tortuosas e saltadas na pele. Acometem mais os membros inferiores e são mais frequentes em mulheres.

    Quando a veia se dilata, o fluxo sanguíneo se inverte: em vez de retornar para o coração, ele acaba se acumulando nas pernas e pés, formando o edema (inchaço).  

    Em geral, este acúmulo se intensifica nos dias mais quentes e/ou em períodos menstruais. 

    Agendar consulta on-line

    Tipos de varizes  

    As varizes podem variar de tamanho, ficando visíveis sob a pele, causando desconfortos e complicações. Elas são classificadas em:   

    • Varizes primárias, ou seja, são aquelas que se desenvolvem devido a fatores genéticos e hereditários, além de questões de estilo de vida. É comum em pessoas com mais idade e se agravam durante a gravidez. É frequente também em indivíduos obesos e sedentários.
    • Varizes secundárias, quando surgem após algumas condições de saúde, como trombose, lesões nas veias ou tumores. Nesses casos, afetam pessoas de qualquer faixa etária. 

    Além disso, as varizes podem surgir em veias mais superficiais, e são chamadas de telangiectasias e reticulares (mais conhecidas como vasinhos), podendo assumir vários formatos e, neste caso, são geralmente assintomáticas.  

    Quando acometem veias um pouco mais profundas, elas são chamadas de veias colaterais ou tributárias. Nesses casos, apresentam coloração mais esverdeadas, podendo saltar na pele quando o indivíduo fica em pé.   

    Quando aparecem em veias maiores, como as safenas (veias tronculares), geralmente têm indicação de tratamentos mais invasivos.  

    Causas das varizes  

    Na maioria das vezes, o problema ocorre em pessoas com histórico familiar da doença. Esta herança genética está ligada à alteração do colágeno presente na parede venosa, tornando a veia mais frágil e suscetível à dilatação.  

    Diversos fatores, ao longo dos anos, aumentam a pressão na parede das veias, fazendo com que elas se dilatem.  

    Veja abaixo alguns destes fatores de risco:   

    • Uso de anticoncepcional; 
    • Gestação;   
    • Obesidade;   
    • Sedentarismo;   
    • Gravidez;   
    • Menopausa;   
    • Trabalhar longas horas em pé ou sentado/a na mesma posição.    

    Sintomas de varizes   

    No início, as varizes não são perceptíveis, mas provocam uma sensação de cansaço e desconforto nas pernas, principalmente no período vespertino.  

    Com o passar do tempo, o inchaço se torna visível, sendo comum as queixas de inchaço e dor nas pernas, que costuma melhorar com a elevação dos membros.  

    O inchaço provoca também o ressecamento da pele e aparecimento de coceira, mais comum no inverno. 

    Outros sintomas são dormências e formigamentos nas pernas.  

    Em casos mais avançados, há uma mudança na consistência da pele e uma alteração da tonalidade da pele (chamada de dermatite ocre), facilitando o aparecimento de feridas.   

    Tratamento para varizes  

    Depois da confirmação do diagnóstico, o médico define qual é o melhor tratamento de forma individualizada.  

    Muitas vezes, quando as varizes não acometem veias maiores ou estão em estágios iniciais, indica-se a aplicação de substâncias de uso tópico ou o laser transdérmico. Essas técnicas provocam uma inflamação na parede venosa, levando ao fechamento dos vasos comprometidos.  

    Além disso, formas menos invasivas têm se mostrado também bastante eficientes, como o uso de fibras óticas para tratamento das veias safenas. Isso diminui ainda mais o tempo de recuperação. 

    Quando as varizes acometem veias maiores, pode ser necessário um método mais invasivo, como a cirurgia de remoção das varizes.  

    O procedimento é considerado simples, com alta no mesmo dia e a recuperação em poucos dias.   

    Qual médico trata varizes?  

    O médico que trata as varizes é o cirurgião vascular. Este especialista cuida de doenças e condições que afetam os sistemas circulatório e vascular. Portanto, cabe a ele diagnosticar, tratar e prevenir as varizes.  

    Agendar consulta on-line

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online