nav-logo
Compartilhe

    Você sente ardência ao urinar?

    O incômodo pode ser um sintoma de um problema no trato urinário, de infecção urinária a cálculo renal

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 05/09/2023, às 17:37 - Atualizado em 05/09/2023, às 17:40

    ardência ao urinar

    Fonte: Dr. Herval Penalva, urologista do Hospital Nove de Julho.  

    A ardência ao urinar pode ser um indício de uma série de condições que afetam o trato urinário. O problema é conhecido pelos médicos como disúria, e o diagnóstico correto e precoce ajuda a evitar complicações. A seguir, veja as causas da ardência ao urinar, como é realizado o diagnóstico e qual médico procurar.  

    Ardência ao urinar: o que pode ser?  

    A sensação de ardência ao urinar pode ser bastante desagradável e as causas variam bastante. Entre as principais, estão:   

    Infecção urinária  

    A infecção do trato urinário é a causa mais comum da ardência ao urinar. Ocorre quando as bactérias entram no trato urinário e provocam inflamação.  

    Além da ardência ao urinar, o problema pode causar dor e vontade frequente de ir ao banheiro, urina com presença de sangue, além de febre, calafrios e mal-estar.  

    Agendar consulta online

    Candidíase  

    Trata-se de uma infecção fúngica causada pelo crescimento excessivo de um fungo chamado Candida. Um dos sintomas da condição é a ardência ao urinar em algumas mulheres. A candidíase também provoca coceira intensa e vermelhidão na vagina, além de corrimento vaginal.  

    Prostatite  

    Quando há uma inflamação na próstata (prostatite), é comum que surja uma ardência após urinar. Isso porque o aumento da glândula dificulta a passagem da urina.  Outros sintomas comuns são: sangue no esperma, dores no baixo ventre ou no ânus e aumento da frequência urinária.   

    ISTs  

    Algumas infecções sexualmente transmissíveis podem causar ardência ao urinar. Entre elas, podemos citar: gonorreia, clamídia, herpes genital e tricomoníase. Vale destacar que as ISTs são provocadas por bactérias, vírus ou outros microrganismos e são transmitidas por meio do contato sexual desprotegido.   

    Hiperplasia prostática 

    Ocorre quando há o aumento do tamanho da próstata. Os sintomas mais frequentes são diminuição do calibre do jato urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e gotejamento após a micção. 
    É uma condição frequente em homens mais velhos. 

    Pedra na bexiga 

    As pedras na bexiga podem irritar a parede do órgão e causar obstruções, provocando ardência ao urinar. Geralmente, o problema ocorre após infecções urinárias crônicas de repetição.  

    Cálculo renal 

    Conhecido popularmente como pedras nos rins, os cálculos renais também causam ardência ao urinar, principalmente quando há obstrução do trato urinário ou provocam irritação na uretra e bexiga.  

    Como é feito o diagnóstico?  

    O diagnóstico é realizado após uma análise dos sintomas e histórico do paciente. Entre outras questões, o médico verifica se a ardência ao urinar ocorre em toda micção.   

    Geralmente, durante a consulta médica, pode ser realizado um exame físico para checar as regiões pélvica, genital e abdominal.   

    Em seguida, o especialista pode solicitar um exame de análise de urina para verificar a presença de infecções ou inflamações. 

    Em alguns casos, são solicitados exames de imagens, como ultrassonografia ou tomografia para avaliar o funcionamento do trato urinário e descartar obstruções e problemas na região. 

    Quando há suspeita de ISTs, a recomendação é realizar exames específicos para identificar a causa e começar o tratamento o quanto antes.

    Dicas para manter a saúde do trato urinário   

    Manter a saúde do trato urinário é importante para evitar doenças e problemas de saúde. Veja abaixo algumas dicas.   

    • Beber bastante água ao longo do dia;  
    • Manter os órgãos genitais sempre higienizados;  
    • Evitar segurar a urina por muito tempo; 
    • Evitar usar roupas íntimas muito apertadas;  
    • Praticar sexo seguro com preservativos; 
    • Evitar o uso de produtos de higiene íntima perfumados;  
    • Realizar consultas regulares com um urologista para detectar doenças em estágios iniciais.  

    Qual médico procurar?  

    Quando notar ardência ao urinar, é importante buscar ajuda médica para verificar as causas e começar o tratamento adequado.  

    O urologista é o especialista responsável por manter a saúde do trato urinário e realizar o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema urinário e órgãos reprodutivos masculinos.

    Agendar consulta online
     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online