nav-logo
Compartilhe

    6 benefícios da água de coco para a saúde

    A bebida contém poucas calorias e diversos nutrientes importantes

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 16/08/2023, às 19:49 - Atualizado em 17/08/2023, às 12:08

    Água de coco

    Poucas coisas superam a sensação de tomar uma água de coco gelada em um dia de sol escaldante. Bastante popular no verão, a bebida é leve, refrescante, contém poucas calorias e diversos nutrientes importantes para o corpo.  

    Além disso, a água de coco é uma ótima opção para substituir refrigerantes e sucos açucarados. Em 200 ml, encontramos aproximadamente 95% de água em sua composição, além de potássio, magnésio e cálcio. A seguir, veja os principais benefícios da água de coco para a saúde:  

    1. Faz bem para os rins 

    Você sabia que o consumo de água de coco também pode ajudar a evitar os cálculos renais?  

    Consumir regularmente a bebida diminui a produção de radicais livres e os níveis de oxalato na urina, responsáveis pela formação de pequenos cristais nos rins.  

    Além disso, a água de coco é considerada um diurético natural, já que aumenta a quantidade de urina e ajuda a eliminar toxinas do organismo. 

    É preciso ter atenção, no entanto, em pessoas com falência renal, com risco de aumento dos níveis de potássio no sangue. Nesses casos, o consumo deve ser evitado. 

    Clique aqui para agendar nutricionista online

    2. Diminui a pressão arterial 

    Por conter potássio, a água de coco ajuda a baixar a pressão arterial. Alguns estudos apontam que o nutriente atua como um vasodilatador, o que contribui para controlar o problema.  

    3. Melhora o desempenho físico 

    Quem pratica atividade física regular pode ter na água de coco um importante aliado. Além de ajudar na hidratação, a bebida repõe minerais, como potássio, magnésio e sódio, que são perdidos durante o exercício. 

    4. Hidrata o corpo 

    Incluir a bebida no dia a dia ajuda o organismo a se recompor da perda de água excessiva por conta do suor ou urina. Portanto, é uma boa opção para ser usada em casos de desidratação e diarreia, pois contém minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais. 

    5. Ajuda na ressaca 

    Para quem ingeriu bebidas alcoólicas em excesso, consumir água de coco pode ser uma boa pedida. Isso porque ela ajuda a desintoxicar o organismo e reduzir os sintomas da ressaca, que geralmente surgem no dia seguinte, como dor de cabeça, vômito e enjoos. 

    6. Pode ajudar a controlar o diabetes 

    A água de coco também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ela contém magnésio, o que aumenta a sensibilidade à insulina. Portanto, pode ser benéfica para quem tem diabetes. Mas atenção: o consumo deve ser moderado, pois possui carboidratos em sua composição. 

    Água de coco emagrece? 

    Nenhum alimento ou bebida isoladamente engorda ou emagrece, tudo depende de frequência e quantidade, e do resto da alimentação. Mas a água de coco pode ajudar o corpo a se manter hidratado, o que contribui com a saciedade.  

    Além disso, ela é diurética, ou seja, aumenta a quantidade de urina, prevenindo os inchaços corporais e a sensação de ganho de peso.  

    Água de coco industrializada ou natural? 

    A recomendação é consumir água de coco natural, sempre que possível. Há diversas opções industrializadas disponíveis no mercado, mas os nutrientes podem ser alterados. É comum, por exemplo, que elas tenham mais sódio e aromatizantes ou corantes. 

    Quantidade recomendada  

    Não há uma quantidade recomendada para a ingestão de água de coco, porém os benefícios são obtidos com o consumo frequente. Você poderia consumir entre 200 e 250 ml ao dia ou em dias alternados para usufruir melhor dos seus benefícios.  

    Dúvidas sobre alimentação? Você pode marcar uma consulta com o nutricionista online. No atendimento, é possível tirar dúvidas, solicitar um plano alimentar e receber dicas de hábitos saudáveis. Acesse o Nav para escolher o melhor dia e horário para você.   

    Clique aqui para agendar nutricionista online  

    Fonte: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia.  

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online