Beta hCG: o que é e como indica a gravidez
O exame pode ser feito por meio da análise da urina ou do sangue da paciente
Ao suspeitar de uma gravidez, a mulher costuma buscar exames que apontem se ela realmente está grávida. Conhecido popularmente como teste diagnóstico de gravidez, o Beta hCG é um exame simples que identifica os hormônios presentes no organismo da gestante.
A seguir, veja detalhes sobre o Beta hCG, como o exame é realizado, se há algum tipo de preparação e quando deve ser feito.
Neste artigo, você vai ler:
O que é Beta hCG?
Beta hCG é a sigla do hormônio gonadotrofina coriônica humana. Esse hormônio é produzido por um grupo de células que dá origem à placenta, estrutura temporária do corpo feminino que surge durante a gestação de um bebê.
Portanto, o Beta hCG é um marcador de gravidez: quanto maior a quantidade dessas células, maior a quantidade desse hormônio no organismo da gestante.
Ele pode ser dosado tanto por um exame de urina quanto pelo soro sanguíneo.
O exame de Beta hCG pode ser realizado antes mesmo do atraso menstrual. No entanto, a recomendação é que seja feito após o primeiro dia de atraso.
Vale destacar que dificilmente esse exame traz um falso positivo e existem poucas doenças que aumentam o hormônio. Dessa forma, é considerado um exame seguro para identificar uma gestação.
Como o exame Beta hCG é feito?
O exame de Beta hCG pode ser feito por meio da análise da urina ou do sangue.
No primeiro caso, é chamado popularmente de “teste de gravidez de farmácia”. A mulher coloca a sua urina na fita do teste, que muda de cor de acordo com a presença de Beta hCG no organismo.
No início da gestação, os valores de Beta hCG podem ser mais baixos e, em alguns casos, não detectam a gravidez por meio da urina.
Por isso, o mais indicado seria o exame de Beta hCG a partir de uma amostra de sangue.
A coleta de sangue varia de cinco a 10 minutos para ser realizada. O exame não possui contraindicações e é considerado seguro tanto para a mulher quanto para o bebê.
Preparação para o exame Beta hCG
Não há preparação específica para o exame Beta hCG. Nem mesmo o jejum é necessário.
Quando fazer o exame Beta hCG?
O exame Beta hCG pode ser realizado logo após o atraso da menstruação. Porém, os valores de Beta hCG começam a aumentar a partir do sexto dia de fecundação.
Em alguns casos, o médico poderá optar por aguardar até 10 dias da fecundação para ter um resultado mais assertivo e evitar resultados falso-positivos ou falso-negativos.
Diferença entre Beta hCG quantitativo e qualitativo
Existem dois tipos de exame Beta hCG: o quantitativo e o qualitativo. O Beta hCG quantitativo, como o nome sugere, indica a quantidade do hormônio HCG no sangue. Por meio dele, também é possível checar se a gravidez está evoluindo.
Já o Beta hCG qualitativo indica apenas se o resultado é positivo ou negativo, ou seja, se a mulher está grávida ou não.
Além do Beta hCG, há outros exames que a gestante deve fazer para acompanhar a evolução da gravidez. O ultrassom morfológico, por exemplo, avalia a gestação detalhadamente. O ultrassom transvaginal facilita o diagnóstico de uma gravidez ectópica.
Qual o valor do exame?
Para consultar os preços, obter mais informações sobre o exame Beta hCG e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.
Fonte: Dr. Marcus de Paula, ginecologista da Maternidade Brasília.