Bursite: entenda os sinais da inflamação nas bursas
Inflamação que acomete principalmente as articulações o corpo provoca dor e, em alguns casos, precisa de cirurgia para ser resolvida
A bursite é uma inflamação que acontece nas bursas, tecido que se encontram próximos às articulações do corpo e funcionam como uma espécie de plástico-bolha, servindo de amortecedor entre ossos, tendões e músculo.
Neste artigo, você vai ler:
Embora existam centenas de bursas no corpo, a inflamação delas ocorre com mais frequência em ombros, quadris, joelhos e calcanhares, provocando dor e limitando os movimentos no dia a dia. Continue a leitura para entender mais sobre o que é a bursite e como ela é tratada.
O que é bursite?
A bursite é uma inflamação das bursas, tecidos que ficam nas articulações do corpo e têm uma função semelhante a um plástico-bolha, servindo como amortecedores para reduzir o atrito entre ossos, tendões e músculos.
A bursite pode ser de dois tipos:
- Aguda: pode durar alguns dias e há dor quando a área é tocada. Além disso, a inflamação pode provocar vermelhidão e aumento de temperatura local.
- Crônica: provoca dor e inchaço intensos que dificultam a movimentação e enfraquecem os músculos. Geralmente, é provocada por episódios recorrentes de bursite aguda e pode durar semanas ou até meses.
Bursite no ombro
O excesso de peso levantado ou atividades que exigem muito esforço dos braços ao esticá-los acima da cabeça pode causar a bursite no ombro. A dor costuma aparecer na frente ou na lateral dessa área, e é comum ter piora da dor ao movimentar-se.
Bursite no quadril
É um tipo de bursite comum em idosos. Geralmente, está associada a problemas no quadril, como artrite, lesões traumáticas laterais ou desgaste físico excessivo, entre outras causas.
A dor costuma aparecer na parte lateral do quadril e ir até a metade da coxa, podendo chegar no joelho. Pode causar dor ao movimentar-se e dificultar o caminhar.
Bursite no joelho
Excesso de peso, artrite e até uma simples falta de alongamento antes dos exercícios físicos podem causar a bursite no joelho, já que geram um estresse anormal nessa articulação. Além do inchaço, há a presença de dor, que pode piorar durante a noite.
O que causa bursite?
As causas da bursite são variadas, mas as mais comuns são:
- Fraqueza muscular;
- Traumatismos;
- Traumas causados por lesões repetitivas;
- Doenças reumáticas;
- Má postura;
- Infecções;
- Uso excessivo das articulações;
- Artrite;
- Gota (doença que provoca o depósito de cristais de ácido úrico nas articulações).
Quais são os sintomas de bursite?
Os sintomas mais comuns da bursite são:
- Dor;
- Inchaço (edema);
- Limitação de movimentos;
- Fraqueza;
- Vermelhidão.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito combinando avaliação física e clínica com os resultados de exames de imagem – como ressonância magnética e ultrassonografia– requisitados pelo especialista.
Qual médico procurar?
O médico especialista capacitado para avaliar a suspeita e fazer o diagnóstico da bursite é o ortopedista.
Tratamento para bursite
As principais formas de tratamento para a bursite são a fisioterapia e o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos — que devem ser usados apenas com orientação e supervisão de um médico especialista.
Repouso e compressas geladas também podem ajudar a diminuir o desconforto da inflamação e reduzir o edema. No entanto, em casos mais complexos, pode ser necessária a realização de cirurgia.
Fonte: Cesar Luiz Betoni Guglielmetti, coordenador do núcleo de Ombro e Cotovelo do Hospital 9 de Julho, em São Paulo