Câncer no ânus: conheça causas e sintomas
Doença é menos frequente na população e tem relação com a infecção provocada pelo HPV
O câncer no ânus é um tipo de tumor maligno que se desenvolve na região do ânus, o canal por onde as fezes são eliminadas do nosso corpo. Apesar de menos frequente que outros tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, a doença exige atenção e medidas de prevenção, principalmente por sua relação com o HPV (Papilomavírus Humano, que também pode causar câncer de colo de útero). Continue a leitura para saber mais.
Neste artigo, você vai ler:
O que é câncer no ânus?
O câncer no ânus (que é um tipo de câncer colorretal) é uma doença caracterizada pelo crescimento anormal e descontrolado de células no canal anal. Essas células podem se originar tanto a partir das glândulas anais como da mucosa ao redor do ânus.
Embora nem todo mundo saiba, o reto é uma câmara que começa no fim do intestino grosso e termina no ânus. Por isso que o câncer no ânus é considerado um tipo de câncer colorretal.
O que causa câncer no ânus?
A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) é uma das principais causas do câncer de ânus. Além disso, o sexo anal desprotegido e o tabagismo também estão associados a um maior risco de desenvolver essa doença. Outros fatores que aumentam o risco são:
- Idade superior a 50 anos;
- Sistema imunológico debilitado;
- Histórico de câncer de colo de útero;
- Presença ou histórico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Quais são os sintomas de câncer anal?
Os sintomas do câncer anal podem variar de acordo com o estágio da doença. Alguns dos sinais mais comuns incluem:
- Sangramento retal (geralmente vermelho vivo) durante a evacuação;
- Coceira ou ardor na região anal;
- Dor anal, principalmente durante a evacuação;
- Presença nódulo ou massa no ânus;
- Inchaço na região anal;
- Alteração no hábito intestinal (diarreia ou constipação);
- Incontinência fecal (perda de controle das fezes).
Diferentemente do que ocorre em outros tipos de câncer colorretal (quando a doença acomete partes como o cólon e o reto), no câncer de ânus, não é comum encontrar muco nas fezes.
Vale dizer ainda que a presença de ferida no ânus não necessariamente indica câncer, porém, pode ser um dos sintomas de HPV e, por isso, também precisa ser investigada.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de câncer de ânus é feito por um médico coloproctologista e geralmente envolve, além da análise do histórico do paciente e do exame físico (exame de toque retal), a avaliação do resultado de exames como:
- Exames de sangue;
- Colonoscopia e anuscopia, exames que permitem visualizar o interior de partes do intestino grosso e do canal anal;
- Biópsia: retirada de um pequeno pedaço de tecido do ânus para análise laboratorial.
Qual é o tratamento para câncer no ânus?
O tratamento do câncer de ânus varia de acordo com o estágio da doença. Geralmente, ele é feito por meio de cirurgia para remoção do tumor e, se o médico julgar necessário, o procedimento é combinado com outras terapias, como a quimioterapia e a radioterapia.
Em alguns casos de câncer, não é possível manter o ânus e ele precisa ser removido na cirurgia. Nesse caso, é necessário fazer uma colostomia, que irá desviar as fezes que sairiam pelo ânus para a bolsa coletora encaixada na barriga.
Como prevenir o câncer no ânus?
A prevenção do câncer anal é possível através de medidas como o uso de preservativos durante o sexo anal e não fumar. Além disso, a vacinação contra o HPV é extremamente eficaz para proteger contra diversos tipos de câncer, como o anal, além do colo de útero e de orofaringe. Por isso, a vacina é extremamente recomendada para adolescentes e jovens adultos.
Fonte: Dr. Marcel Feitosa, coloproctologista do Hospital Santa Paula (SP)