nav-logo
Compartilhe

    Cardiotocografia: entenda para que serve o exame

    Teste registra frequência cardíaca e movimentos do bebê e serve para avaliar o bem-estar do bebê no ventre da mãe

    Por Danielle SanchesPublicado em 24/11/2023, às 17:06 - Atualizado em 24/11/2023, às 17:48

    cardiotocografia

    Agendar exame

    A cardiotocografia (também conhecido apenas como cardiotoco) é um dos vários exames recomendados às gestantes durante o pré-natal para assegurar a saúde do bebê e acompanhar o seu bem-estar.

    É um exame considerado simples e não-invasivo, que faz parte dos cuidados na gravidez e que é realizado geralmente no final da gestação.

    O que é cardiotocografia? 

    A cardiotocografia (CTG) ou simplesmente cardiotoco é um exame não-invasivo utilizado para avaliar o bem-estar fetal.

    Por meio de um aparelho chamado cardiotocógrafo, obtém-se um traçado que registra a frequência cardíaca fetal, os movimentos corpóreos do bebê e ainda as contrações uterinas. 

    Quando o exame cardiotocografia deve ser feito? 

    A cardiotocografia fetal costuma ser realizada no terceiro trimestre da gestação, principalmente nos casos em que é necessário monitorar gravidez de alto risco (como em quadros hipertensivos na gestação, diabetes e restrição de crescimento). Mas também é útil para acalmar a ansiedade das mães na reta final da gestação. 

    Agendar exame

    Quais condições a cardiotocografia pode detectar? 

    A cardiotocografia permite avaliar os diferentes momentos de sono e vigília do bebê, eventuais distúrbios da oxigenação fetal e efeitos de medicamentos utilizados pela mãe. Quando o traçado obtido no exame é normal, ele é tranquilizador e indica boa vitalidade do bebê.   

    Em algumas situações, os sinais vistos na CTG podem apresentar alterações. Nestes casos, é importante uma criteriosa avaliação clínica da gestante e do feto, por meio da repetição ou do acréscimo de novos exames, para determinar um eventual período de sono do bebê ou uma sinalização de alteração da vitalidade fetal.    

    Como a cardiotocografia é feita? 

    O exame de cardiotocografia fetal é simples e consiste na colocação de duas faixas sobre o abdome da gestante, por meio das quais serão coletadas as informações sobre o feto.  

    Uma das faixas é a cinta de sonar, que capta os batimentos cardíacos; a outra é um medidor de tônus uterino, que serve para avaliar as contrações do órgão.  

    Durante o procedimento, que geralmente dura de 20 a 40 minutos, a paciente fica sentada, com o tronco levemente inclinado.

    Preparação para o exame 

    A cardiotocografia não requer medidas de preparo. Sugere-se, apenas, que a gestante não esteja em jejum durante a realização do exame.

    Cardiotocografia fetal: preço e onde fazer 

    Para consultar preços, obter mais informações sobre a cardiotocografia fetal e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar os nossos canais. 

    Agendar exame

    Fonte: Dra. Rita de Cássia Alam Machado, médica ginecologista e obstetra 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar exame