Celulite infecciosa: condição pode causar vermelhidão e dor
Doença pode afetar diferentes partes do corpo; entenda mais sobre ela e como é feito o tratamento
A celulite infecciosa é uma infecção bacteriana da pele e do tecido subcutâneos que pode ser provocada por diferentes tipos de bactérias. Ela acomete com maior frequência as pernas, mas também afetar outras partes do corpo, como o rosto, os braços e o tronco. Continue a leitura para conhecer os sintomas e tratamentos.
Neste artigo, você vai ler:
O que é celulite infecciosa?
A celulite infecciosa é uma infecção bacteriana de pele e do tecido subcutâneo, causada por diferentes tipos de bactérias. As mais conhecidas são a Staphylococcus aureus (que pode viver na microbiota da pele) e Streptococcus pyogenes (conhecida por causar outras infecções no corpo, como faringites, mas que pode estar presente em outros locais, inclusive na pele).
Essa infecção é mais comum nas pernas, mas também pode afetar outras partes do corpo, como o rosto, os braços e o tronco.
Vale dizer que o termo “celulite” é utilizado quando a infecção atinge o tecido subcutâneo, além da pele. A infecção bacteriana apenas na pele, por outro lado, é conhecida como erisipela.
Celulite infecciosa na perna
A celulite infecciosa na perna é o local mais comum dessa doença. Ela ocorre quando a bactéria entra na pele por meio de alguma lesão (como cortes, arranhões ou até uma picada de inseto), causando sintomas como inchaço, vermelhidão e dor na perna.
Celulite infecciosa no rosto
É a forma menos comum desse tipo de doença. Assim como ocorre com a celulite infecciosa na perna, ela começa com a entrada de bactérias por alguma lesão na face. Pode, ainda, ocorrer após uma infecção dental não tratada. Os sintomas incluem vermelhidão, dor, aumento de temperatura local e inchaço no rosto.
O que causa celulite infecciosa?
A celulite infecciosa é causada por bactérias que entram na pele através de alguma lesão (cortes, arranhões ou até uma picada de inseto). As bactérias mais comuns que causam essa infecção são Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes.
Quais são os sintomas de celulite infecciosa?
Os sintomas da celulite infecciosa incluem:
- Vermelhidão na área afetada;
- Dor;
- Inchaço e calor na pele;
- Febre e calafrios;
- Bolhas ou úlceras na pele.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da celulite infecciosa é feito com base no exame físico e nos sintomas do paciente. O médico também pode solicitar exames de sangue e de imagem para confirmar o diagnóstico.
Qual médico procurar?
Os médicos mais indicados para tratar a celulite infecciosa são o dermatologista ou o clínico geral.
Qual é o tratamento para celulite infecciosa?
O tratamento da celulite infecciosa geralmente envolve antibióticos para combater a infecção. Em casos mais graves, a hospitalização pode ser necessária para administração intravenosa de medicamentos. Além disso, é fundamental manter a área afetada limpa e elevada para reduzir o inchaço.
Fonte: Dra. Vanessa Nobuko Toji, dermatologista do Hospital Nove de Julho (SP).