nav-logo
Compartilhe

    Ciclo menstrual: entenda quantos dias dura e quais são as fases

    Iniciado durante a puberdade, com a primeira menstruação, o ciclo menstrual é um processo natural que prepara o corpo para uma possível gravidez

    Por Danielle SanchesPublicado em 09/08/2023, às 17:04 - Atualizado em 08/04/2024, às 11:10

    Ciclo menstrual

    Em linhas gerais, o ciclo menstrual corresponde ao período em que o corpo da mulher passa por algumas alterações hormonais se preparando para uma possível gestação.  

    Geralmente, ele tem duração de 28 dias, mas é normal ocorrerem variações de alguns dias para mais ou para menos. Confira a seguir mais informações sobre esse processo fisiológico. 

    O que é ciclo menstrual? 

    O ciclo menstrual corresponde ao período entre o primeiro dia da menstruação e até um dia antes do início do próximo ciclo. Nesse intervalo, o corpo da mulher passa por uma série de alterações hormonais que o preparam para uma possível gestação.  

    Isso inclui a liberação de um óvulo por um dos ovários, para que ele seja fertilizado; e alterações hormonais que preparam o útero para a implantação desse óvulo após sua fertilização. 

    Clique aqui para agendar ginecologista online

    Quais são as fases do ciclo menstrual? 

    O ciclo menstrual pode ser dividido em três fases: 

    Fase folicular 

    Na fase folicular, os folículos ovarianos (estruturas que guardam os gametas femininos e ficam dentro dos ovários) são estimulados a se desenvolver com a liberação do Hormônio Folículo Estimulante (FSH). Cada um desses folículos produz estradiol, hormônio que estimula a proliferação de células do endométrio, dentro do útero, preparando o órgão para uma possível implantação. 

    Fase ovulatória 

    Na metade do ciclo menstrual, o Hormônio Luteinizante (LH) entra em ação, promovendo a ovulação da mulher. É quando o óvulo em condições de ser fertilizado é liberado e se encaminha para o útero. 

    Fase lútea 

    Na fase lútea, após a ovulação, forma-se o corpo lúteo nos ovários, uma estrutura que vai produzir progesterona, hormônio que prepara o tecido endometrial do útero para receber o embrião. Não havendo fecundação, o corpo lúteo regride, cai a produção de progesterona e o endométrio descama sob a forma de menstruação. 

    Quantos dias dura o ciclo menstrual? 

    Em média, o ciclo menstrual dura 28 dias, mas esse número pode variar para mais ou para menos. Ciclos com duração de 23 a 35 dias, por exemplo, também são considerados normais.  

    Quais mudanças hormonais acontecem no ciclo menstrual? 

    As mudanças hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual consistem basicamente na produção (ou interrupção dela) dos hormônios estradiol e progesterona preparando o útero para receber um possível embrião ou para descamar em forma de menstruação. 

    Como calcular o ciclo menstrual? 

    O ciclo menstrual se inicia no primeiro dia da menstruação e vai até um dia antes do início do próximo ciclo. Este intervalo corresponde ao número de dias de duração do ciclo.   

    Em média, a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início do ciclo menstrual. O mais correto seria tomar nota destes eventos por um período de 3-6 meses para então fazer uma média do número de dias. 

    Ciclo menstrual irregular: o que pode ser? 

    A irregularidade no ciclo menstrual consiste na alteração do padrão de normalidade dele. Lembrando que os ciclos com duração entre 23 e 35 dias são considerados normais.  

    Algumas causas para a irregularidade do ciclo menstrual são: 

    • Extremos da vida reprodutiva (puberdade e transição para a menopausa);  
    • Síndrome dos ovários policísticos; 
    • Insuficiência ovariana precoce; 
    • Hiperprolactinemia (produção elevada do hormônio prolactina);  
    • Hipotireoidismo; 
    • Hipertireoidismo. 

    Ginecologista online no Nav Dasa

    Na consulta on-line, o ginecologista procura entender aspectos importantes do ciclo menstrual – como duração, intensidade, número de dias do período menstrual – e associar as fases do ciclo com outros sintomas que podem ocorrer.   

    A limitação de tipo de atendimento é a falta do exame físico e ginecológico, essencial para a completa avaliação da paciente.  

    Para consultar preços e obter mais informações sobre um consulta on-line com um ginecologista, basta acessar o Nav Dasa. 

    Clique aqui para agendar ginecologista online

    Fonte: Dr. Jaime Kulak Junior, médico ginecologista e obstetra da Dasa 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar ginecologista online