nav-logo
Compartilhe

    Sangue na urina: saiba as possíveis causas

    O sangue na urina pode indicar diversos problemas de saúde e o sintoma deve ser avaliado por um especialista

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 19/06/2023, às 16:24 - Atualizado em 12/04/2024, às 12:29

    Sangue na urina

    Fonte: Fabio Vicentini, urologista do Hospital Nove de Julho, em São Paulo (SP). 

    Pode ser bastante assustador ir ao banheiro e perceber que há sangue na urina. O problema de saúde, que é conhecido pelos médicos como hematúria, ocorre por diversas razões.  

    De forma geral, o sangue na urina acontece quando há a eliminação das células do sangue pelos rins. Geralmente, se torna visível quando a urina fica avermelhada. No entanto, em alguns casos, o sintoma é detectado apenas em exames específicos de urina. 

    O que pode causar sangue na urina? 

    A seguir, veja quais são as principais causas do sangue na urina e quando procurar ajuda médica. 

    Infecção urinária  

    O problema de saúde acontece quando microrganismos atingem o trato urinário. Quando a infecção chega até a bexiga, a condição é chamada de cistite.  

    Em casos mais graves, a infecção urinária provoca sangue na urina. Além disso, causa sintomas como necessidade urgente de urinar, ardor ao fazer xixi, febre e dores na região da barriga, costas e baixo ventre.  

    O diagnóstico ocorre após exames de urina e o tratamento envolve o uso de antibióticos.  

    Clique aqui para agendar consulta online

    Pedra no rim  

    Também conhecido como cálculo renal, o problema acontece quando há o acúmulo de algumas substâncias no trato urinário, que formam pequenos cristais.  

    Muitas vezes, é comum que a condição não apresente sintomas. É que a pedra no rim em si não causa sintomas.  O problema é quando ela se desloca e vai provocando dor intensa na região lombar (cólicas) ou sangue na urina. 

    Geralmente, as pedras nos rins são eliminadas naturalmente, após o aumento da ingestão de líquidos. Medicamentos para a dor facilitam a sua eliminação, enquanto procedimentos mais complexos fragmentam o cálculo para que ele seja expelido do organismo.  

    Câncer de bexiga  

    O câncer de bexiga é o segundo tumor urológico mais comum, ficando atrás apenas do câncer de próstata.  A doença se torna mais incidente a partir dos 55 anos, é mais frequente em homens e duas vezes mais comum em brancos. 

    Em geral, os sintomas de câncer de bexiga são inespecíficos, podendo indicar outras doenças. O sinal mais comum é a presença de sangue na urina. Dependendo da quantidade de sangue, a urina apresenta uma cor alaranjada ou vermelha escura.  

    Nos estágios iniciais, há pouco sangramento e, muitas vezes, não há dor. A indicação de tratamento depende do tipo de tumor e da fase em que a doença é diagnosticada.  

    Além da cirurgia de remoção parcial ou completa da bexiga, costumam ser indicados outros tipos de tratamento, como a quimioterapia e a radioterapia. 

    Hiperplasia prostática   

    Por volta dos 45 anos, a próstata tende a aumentar de tamanho. Essa condição é benigna, ou seja, não significa câncer, e é conhecida como hiperplasia prostática.  

    Bastante frequente nos homens mais velhos, o crescimento da próstata costuma comprimir a uretra, o que dificulta a passagem da urina. Por isso, é comum o desconforto ao fazer xixi ou urgência para ir ao banheiro. Em alguns casos, o problema também causa sangue na urina.  

    Geralmente, o tratamento é realizado com medicamentos. Se não for eficaz, indica-se o procedimento cirúrgico. 

     Medicamentos que podem causar sangue na urina  

    O uso de anticoagulantes por pessoas que tiveram algum quadro de trombose facilita a ocorrência de sangramentos na urina.  

    Nesses casos, a recomendação é consultar o médico e verificar se há necessidade de ajustar a dose ou alterar o tratamento. 

    No entanto, vale destacar que alguns remédios podem colorir a urina de vermelho, sem que isso signifique qualquer tipo de sangramento. Entre eles, estão a fenazopiridina, a nitrofurantoína ou a fenitoína. 

    Sangue na urina pode ser gravidez?  

    Não. A gravidez não costuma causar sangramento na urina, tendo outros sintomas e sinais mais específicos, como as náuseas, enjoos e o atraso menstrual.  

    Sangue na urina durante a gravidez  

    Quando a gestante apresenta sangue na urina, é importante procurar ajuda médica e investigar a causa do problema.  

    Nesses casos, é comum que o sangue indique algum tipo de infecção urinária, cálculo renal e, raramente, ocorre devido a algum tumor do trato urinário.  

    Quando procurar ajuda médica?  

    Todo quadro de sangramento na urina deve ser investigado por um urologista, assim que surgir o sintoma.  

    Após a consulta médica, são solicitados exames de urina, urocultura e citologia oncótica para descartar problemas mais graves de saúde.  

    Além disso, exames de sangue avaliam a função renal, a coagulação e a produção de anticorpos que atacam os rins.  

    Em alguns casos, a ultrassonografia das vias urinárias ou exames endoscópicos são fundamentais para avaliar a uretra, a bexiga e os rins internamente, e procurar lesões que não aparecem em outros exames.  

    Clique aqui para agendar consulta online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também