nav-logo
Compartilhe

    O EndoPredict no tratamento do câncer de mama

    Exame analisa genes do tumor e identifica pacientes que não precisam de quimioterapia

    Por Tiemi OsatoPublicado em 10/08/2022, às 19:07 - Atualizado em 02/10/2023, às 08:54

    Endopredict

    Agendar Endopredict

    Nos últimos anos, o tratamento do câncer de mama tem avançado cada vez mais. Um exemplo disso é o teste Endopredict®, que permite identificar, com maior exatidão, quais pacientes podem realmente se beneficiar da quimioterapia — o que é especialmente útil para poupar mulheres de passar por esse procedimento sem que seja necessário.

    E como definir quando é necessário? Essa é uma das grandes questões para os médicos. Não é simples estabelecer o tratamento mais adequado para cada pessoa.

    A decisão envolve uma série de aspectos particulares tanto da doença como da paciente, que nem sempre conseguem ser plenamente analisados com ferramentas tradicionais.

    Por isso, às vezes não é possível distinguir com clareza as pacientes que serão beneficiadas com a quimioterapia — modalidade vantajosa especificamente para tumores agressivos. É para amenizar essa dificuldade que surge o Endopredict®.

    Leia mais sobre Outubro Rosa.

    Como o EndoPredict funciona?

    O objetivo do Endopredict® é prever a chance de recorrência precoce e tardia do câncer de mama.

    Trata-se de um teste genômico que analisa a expressão de doze genes do tumor e dados clínicos da paciente, como o tamanho do tumor e a existência ou não de linfonodos com risco de recorrência à distância (ou seja, risco de desenvolver a doença em outros órgãos além da mama).

    A partir dessas informações, obtidas com base na avaliação de células tumorais, os médicos conseguem detectar os casos com baixo risco de recorrência em dez anos.

    Esses são os que podem pensar em dispensar a quimioterapia e suas eventuais complicações, permanecendo apenas com a terapia endócrina.

    Identificar corretamente essas mulheres significa que muitas não terão que permanecer longos períodos no hospital e poderão, por exemplo, passar mais tempo com família e amigos.

    Já as pacientes que apresentarem tumor com alto risco de recorrência, segundo o resultado do teste, devem ser encaminhadas para quimioterapia. 

    Agendar Endopredict

    Para quem o EndoPredict é indicado?

    Existem quatro grupos de câncer de mama, classificados conforme características moleculares: Luminal A, Luminal B, Her-2 positivo e o Triplo negativo. 

    Os dois últimos tipos são mais agressivos e, portanto, recomenda-se tratar com quimioterapia. O teste não se aplica a essas situações.

    O EndoPredict® é válido nos casos de tumores luminais, que, em termos técnicos, são os positivos para receptores hormonais de estrogênio (ER+) e negativos para a proteína HER2 (HER2-).

    Com a ajuda do EndoPredict®, fica mais fácil entender quais tumores luminais podem ser tratados somente com terapia endócrina e quais necessitam da terapia endócrina e da quimioterapia.

    Fontes: Bruna Zucchetti, oncologista do Hospital Nove de Julho e da Dasa; Cristovam Scapulatempo Neto, patologista tumoral e diretor médico de Anatomia Patológica e Genética da Dasa.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também